Funcões executivas na criança com deficit de atenção : avaliação ultilizando testes neuropsicologicos e atividades de programação em logo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Ann Berger
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586769
Resumo: Orientador: Jayme Antunes Maciel Junior
id UNICAMP-30_a8fee445501901acc65466bda8927adf
oai_identifier_str oai::136255
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Funcões executivas na criança com deficit de atenção : avaliação ultilizando testes neuropsicologicos e atividades de programação em logoNeuropsicologiaDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadeOrientador: Jayme Antunes Maciel JuniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Avaliaram-se crianças com distúrbio de atenção com enfoque nos aspectos cognitivos das funções executivas da área pré-frontal do cérebro. 21 crianças com distúrbio de atenção e 21 crianças normais foram selecionadas de uma população epidemiológica de duas escolas estaduais brasileiras da região de Campinas, São Paulo. Avaliou-se a amostra usando uma bateria de testes neuropsicológicos e uma seqüência de atividades de programação do computador na linguagem Logo. Desenvolveu-se um roteiro de avaliação das atividades em Logo com a finalidade de sistematizar a análise dos registros do trabalho em Logo. A análise dos resultados visa à integração desse instrumento com os da neuropsicologia na identificação de dificuldades específicas na modulação de intenções durante a resolução de problemas. O grupo com distúrbio de atenção demonstrou intenções menos estruturadas, mais restritas e menos flexíveis que as intenções do grupo controle. Alterações de modulação também foram evidentes no sistema motor no grupo com distúrbio. Realizou-se uma análise estatística de grupos naturais, formando grupos com melhor e pior desempenhos. O grupo com melhor desempenho constantemente era formado por elementos com distúrbio e elementos controles. Este resultado levanta indagações sobre a abrangência destes comportamentos em uma população não clínica. Apresentam-se estudos de caso para exemplificar os comportamentos observados. Oferece-se um modelo clínico para a avaliação qualitativa da criança com distúrbio de atençãoAbstract: Children with Attention Deficit Disorder were submitted to an evaluation emphasizing the cognitive aspects of executive functions of the prefrontal cortex, 21 matched pairs of children with attention deficit and normal controls were selected from a population from two Brazilian public schools in the city of Campinas, in the state of São Paulo. The sample was evaluated using neuropsychological tests in conjunction with a series of activities using the Logo computer programming language. A manual for scoring the Logo activities was developed in order to systematize the analysis of the Logo files and observations. The analyses of the results integrates the neuropsychological and Logo data with the objective of identifying specific difficulties in the modulation of intentions during the problem solving processo The attention deficit group demonstrated intentions which were more poorly structured, more restricted and less flexible than those formulated by the control group. Alterations in the modulation of the motor system was also demonstrated by the attention deficit group. Cluster analysis separated the sample into clusters with better or worse performance on each instrument. The best performance cluster consistently contained elements from both the attention deficit and normal control groups. This result raises questions as to the pervasiveness of the observed behaviors in a non-clinical population. Case studies are elaborated in order to exemplify the observed behaviors. A clinical mo del for the qualitative evaluation of the child with attention deficit disorder is presented.DoutoradoDoutor em Neurociências[s.n.]Maciel Junior, Jayme Antunes, 1948-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em NeurociênciasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASValente, Ann Berger19981998-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf230 f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586769VALENTE, Ann Berger. Funcões executivas na criança com deficit de atenção: avaliação ultilizando testes neuropsicologicos e atividades de programação em logo. 1998. 230 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586769. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/136255porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-09T11:31:23Zoai::136255Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-08-09T11:31:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Funcões executivas na criança com deficit de atenção : avaliação ultilizando testes neuropsicologicos e atividades de programação em logo
title Funcões executivas na criança com deficit de atenção : avaliação ultilizando testes neuropsicologicos e atividades de programação em logo
spellingShingle Funcões executivas na criança com deficit de atenção : avaliação ultilizando testes neuropsicologicos e atividades de programação em logo
Valente, Ann Berger
Neuropsicologia
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
title_short Funcões executivas na criança com deficit de atenção : avaliação ultilizando testes neuropsicologicos e atividades de programação em logo
title_full Funcões executivas na criança com deficit de atenção : avaliação ultilizando testes neuropsicologicos e atividades de programação em logo
title_fullStr Funcões executivas na criança com deficit de atenção : avaliação ultilizando testes neuropsicologicos e atividades de programação em logo
title_full_unstemmed Funcões executivas na criança com deficit de atenção : avaliação ultilizando testes neuropsicologicos e atividades de programação em logo
title_sort Funcões executivas na criança com deficit de atenção : avaliação ultilizando testes neuropsicologicos e atividades de programação em logo
author Valente, Ann Berger
author_facet Valente, Ann Berger
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maciel Junior, Jayme Antunes, 1948-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Neurociências
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Ann Berger
dc.subject.por.fl_str_mv Neuropsicologia
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
topic Neuropsicologia
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
description Orientador: Jayme Antunes Maciel Junior
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586769
VALENTE, Ann Berger. Funcões executivas na criança com deficit de atenção: avaliação ultilizando testes neuropsicologicos e atividades de programação em logo. 1998. 230 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586769. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VALENTE, Ann Berger. Funcões executivas na criança com deficit de atenção: avaliação ultilizando testes neuropsicologicos e atividades de programação em logo. 1998. 230 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586769. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/136255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
230 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138337070514176