O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Pedro Haddad
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616985
Resumo: Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto
id UNICAMP-30_a9e2e03854f508e1de53ffc71665cddc
oai_identifier_str oai::844898
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anosMetatheatre as a tool for theater training student-actors between 08 and 12 yearsPedagogia do teatroTeatro na educaçãoMetateatroAtores - FormaçãoPedagogy of the theatreTheatre in educationMetatheatreActors trainingOrientador: Marcelo Ramos LazzarattoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente dissertação teve por finalidade analisar as implicações da temática metateatral - em que o teatro é colocado como seu próprio objetivo e tema de realização -, dentro de processos pedagógicos em teatro, desenvolvidos com crianças entre 8 e 12 anos, idade em que o pensamento estruturante da cena começa e ser compreendido como um elemento de criação poética. Primeiramente, confrontamos esta prática, desenvolvida ao longo de nove anos, com diversas referências bibliográficas sobre o ensino do teatro publicadas no Brasil, como modo de situá-la e procurando afastá-la do sistema escolar, buscando verticalizar seu estudo. Enfatizamos, assim, o caráter próprio da linguagem teatral, como detentora, em si, de seus elementos pedagógicos. Em seguida, estabelecemos referências teóricas que balizaram a prática, reavaliando-a e ressignificando-a à luz de novos conceitos. Desse modo, o trabalho com a temática metateatral mostrou-se potencializador do desenvolvimento de um aluno-ator consciente da utilização e da combinação de diversos elementos poéticos próprios à cena, atividade lúdica por natureza, que incentiva a prática do jogo e da criatividade, essenciais ao desenvolvimento humano. Apropriamo-nos, então, do conceito de "lugar aprendente", de Jean- Jacques Schaller, para definir o lugar do ensino do teatro. Um lugar criado, determinado e alimentado por um coletivo, e que, em contrapartida, respeita a individualidade de cada um de seus componentes, efetivando o lugar do jogo e da criação poética. Posteriormente, relatamos experiências práticas - analisando-as de acordo com os conceitos discutidos -, realizadas dentro da sala de aula e quando da apresentação de quatro peças pelas crianças, exemplificando o metateatro como parte de uma metodologia pedagógica. Os espetáculos foram colocados como elemento fundamental para a assimilação da linguagem teatral, estabelecendo o público como parte do jogo, momento em que os alunos-atores se reconhecem como construtores dessa linguagem, afirmando-se, portanto, criativos, por meio do fazer teatralAbstract: The purpose of this dissertation is to examine the implications of the use of metatheatrical themes - in which the theater is set as its own purpose and theme of achievement - in pedagogical processes developed in theater with children between 08 and 12 years old, age at which the structuring thought of the scene begins to be understood as an element of poetic creation. We first confronted this practice, developed over nine years, with several references published in Brazil about teaching theatre, as a way to situate this practice and to try to push her away from the school system in order to deepen its study. Thus, emphasizing the theatrical language for its characteristics: as a detainer, itself, of its pedagogical elements. Then we set theoretical references to base the practice, reviewing it and redefining it in the light of new concepts. Thus, working with the metatheatrical theme showed that it can potentiate the development of a student-actor aware of the use, and the combination between various poetic elements concerning the scene, a playful activity by its nature, that encourages the practice of the game and creativity, both essential to human development. The concept of "learning place", presented by Jean-Jacques Schaller, was then used to define the place of the teaching of theater. A place created, determined and fueled by a collective, but that respects the individuality of each of its components, effecting the game and the place of poetic creation. Finally we described practical experiments - analyzing them according to the concepts discussed - that occurred in the classroom and in the presentation of four plays with children, exemplifying metatheatre as part of a pedagogic methodology. The plays were placed as a key element for the assimilation of the theatrical language, establishing the public as part of the game, the moment where student-actors recognized themselves as builders of this language, asserting themselves, therefore, as creative individuals through the experience of doing theatreMestradoArtes CênicasMestre em Artes[s.n.]Lazzaratto, Marcelo Ramos, 1967-Quilici, Cassiano SydowPupo, Maria Lucia de Souza BarrosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Pedro Haddad2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf163 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616985MARTINS, Pedro Haddad. O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anos. 2011. 163 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616985. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/844898porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-04T14:12:28Zoai::844898Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-07-04T14:12:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anos
Metatheatre as a tool for theater training student-actors between 08 and 12 years
title O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anos
spellingShingle O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anos
Martins, Pedro Haddad
Pedagogia do teatro
Teatro na educação
Metateatro
Atores - Formação
Pedagogy of the theatre
Theatre in education
Metatheatre
Actors training
title_short O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anos
title_full O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anos
title_fullStr O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anos
title_full_unstemmed O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anos
title_sort O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anos
author Martins, Pedro Haddad
author_facet Martins, Pedro Haddad
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lazzaratto, Marcelo Ramos, 1967-
Quilici, Cassiano Sydow
Pupo, Maria Lucia de Souza Barros
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Pedro Haddad
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do teatro
Teatro na educação
Metateatro
Atores - Formação
Pedagogy of the theatre
Theatre in education
Metatheatre
Actors training
topic Pedagogia do teatro
Teatro na educação
Metateatro
Atores - Formação
Pedagogy of the theatre
Theatre in education
Metatheatre
Actors training
description Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616985
MARTINS, Pedro Haddad. O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anos. 2011. 163 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616985. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616985
identifier_str_mv MARTINS, Pedro Haddad. O metateatro como instrumento para a formação teatral de alunos-atores entre 8 e 12 anos. 2011. 163 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616985. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/844898
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
163 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138492597403648