O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Anna Letícia Pereira de, 1986-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639215
Resumo: Orientador: Fernando Cury de Tacca
id UNICAMP-30_a9e74a4fbbc80b60826fe77b64f0789f
oai_identifier_str oai::1129230
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografiaJoan Fontcuberta's complex view to dis(simulate) the truth in photographyFontcuberta, Joan, 1955-FotografiaImagensFicçãoVerdadeFontcuberta, Joan,PhotographyPicturesFictionTruthOrientador: Fernando Cury de TaccaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Nesta tese refletimos sobre obras artísticas e discussões teóricas do artista catalão Joan Fontcuberta, tendo como contexto a cultura visual e o que chamamos de pós-verdade. As imagens fotográficas, livros e instalações produzidas pelo artista funcionam como exemplos de projetos que passeiam entre os limites tradicionais disciplinares e têm como ponto de partida a discussão entre o fazer documental e o fazer ficcional. Além disso, suas obras ampliam as discussões com relação à pedagogia crítica e à contra-visão, pois as obras de Fontcuberta demandam uma audiência atenta, ativa e que discutam com ele o fazer fotográfico. Desenvolve-se a partir dessas ideias um percurso que visa provocar reflexões acerca das imagens complexas, imagem e realidade, regimes de verdade e pós-fotografia, tendo como ponto de partida ensaios para as seguintes obras: Herbarium (1982); Fauna (1987); Pin Zhuang (2002); Deletrix (2013); Securitas (1999); Milagros & Co. (2002); Googlegrames (2005); Desconstruindo Osama (2002); Sputnik (1997); entre outras. Para efetuarmos esse percurso, no Capítulo 1 vamos começar refletindo sobre a Pós-Verdade a partir dos conceitos elaborados por Christian Dunker e, assim poderemos adentrar ao universo da Cultura Visual e da Imagem Complexa, sob os parâmetros argumentativos de Dulcília Buitoni e Josép M. Català, respectivamente. Já no Capítulo 2, utilizaremos como principal fonte teórica o pesquisador Jorge Luiz Marzo, para tratar dos regimes de verdade; e o próprio Fontcuberta, pois iniciarmos a análise de suas obras. No Capítulo 3 iniciaremos a trajetória de ensaios propostos nessa tese. A partir dele utilizamos uma gama maior de autores, como Ronaldo Entler, Fernando de Tacca, Silvia Federici, Juliana Borges e Slavoj ¿i¿ek. O mesmo ocorre no capítulo 4, onde adentramos ao microcosmo da pós-fotografia e, por isso, trazemos diferentes autores como Philippe Dubois, Julio Plaza, Arlindo Machado, Josép M. Català, Michel Poivert e Ariella Azoulay. Dessa maneira, pretende-se aprofundar o olhar com relação à potência das imagens de Fontcuberta e confirmar sua enorme contribuição para o universo fotográfico. O que traz à tona as questões de verdade, poder e autoridade e têm como principal intenção gerar olhares atentos com relação às imagens que nos cercam e também trazer à tona imagens que merecem ser vistasAbstract: This work reflects on artistic pieces and theoretical discussions by Joan Fontcuberta, catalan artist. Having as context the visual culture and what we call post truth. The photographic images, books and artistic installations produced by the artist work as examples of projects that goes through the traditional disciplinaries limits and have as a starter point the debate between the documentary and fictional practices. Besides, his pieces amplify the arguments in relation to the critical pedagogy and the countervision, because Fontcuberta's pieces demand an attentive, active audience who argues with his photographic production. It develops from these ideas a path that aims to provoke thinking surrounding the complex images, image and reality, truth and post photographs, having as a starter point the following pieces: Herbarium (1982); Fauna (1987); Pin Zhuang (2002); Deletrix (2013); Securitas (1999); Milagros & Co. (2002); Googlegrames (2005); Desconstruindo Osama (2002); Sputnik (1997) among others. To go through this path, in Chapter one we begin to think about the post-true from the concepts elaborated by Christian Dunker so we can go into the Visual Culture and Complex Image universe according to the discussion parameters of Dulcilia Buitoni and Jose M Catala, respectively. On chapter two, we utilize as a main theoretical source Jorge Luiz Marzo, a researcher, to talk about the true's regimes; as long as Fontcuberta himself so we introduce the analysis on his pieces. On chapter three we initiate the trajectory of essays proposed in this thesis. From it we utilize a larger amount of authors, as Ronaldo Entler, Fernando de Tacca, Silvia Federici, Juliana Borges and Slavoj Zizek. The same goes for the chapter four, on which we explore the post-photography microcosm, for this reason, we present different authors as Philippe Dubois, Julio Plaza, Arlindo Machado, Josép M. Català, Michel Poivert and Ariella Azoulay. Thus it intends to deepen the look at the power of Fontcuberta's images and reassure his huge contribution to the photographic universe. What surfaces the questions of truth, power and authority that has as main intention to produce watchful eyes over the images that surround us, also surface the images that deserve to be seenDoutoradoArtes VisuaisDoutora em Artes VisuaisCAPES88882435498/2019-01[s.n.]Tacca, Fernando Cury de, 1954-Schiavinatto, Iara LísBuitoni, Dulcília SchroederSilva, Wagner Souza eCoppola, Gabriela DominguesSalles, Filipe Mattos deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pos-Graduação em Artes VisuaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Anna Letícia Pereira de, 1986-20202020-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (344 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639215CARVALHO, Anna Letícia Pereira de. O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografia. 2020. 1 recurso online (344 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639215. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129230Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-13T13:46:25Zoai::1129230Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-13T13:46:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografia
Joan Fontcuberta's complex view to dis(simulate) the truth in photography
title O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografia
spellingShingle O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografia
Carvalho, Anna Letícia Pereira de, 1986-
Fontcuberta, Joan, 1955-
Fotografia
Imagens
Ficção
Verdade
Fontcuberta, Joan,
Photography
Pictures
Fiction
Truth
title_short O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografia
title_full O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografia
title_fullStr O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografia
title_full_unstemmed O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografia
title_sort O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografia
author Carvalho, Anna Letícia Pereira de, 1986-
author_facet Carvalho, Anna Letícia Pereira de, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tacca, Fernando Cury de, 1954-
Schiavinatto, Iara Lís
Buitoni, Dulcília Schroeder
Silva, Wagner Souza e
Coppola, Gabriela Domingues
Salles, Filipe Mattos de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Anna Letícia Pereira de, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Fontcuberta, Joan, 1955-
Fotografia
Imagens
Ficção
Verdade
Fontcuberta, Joan,
Photography
Pictures
Fiction
Truth
topic Fontcuberta, Joan, 1955-
Fotografia
Imagens
Ficção
Verdade
Fontcuberta, Joan,
Photography
Pictures
Fiction
Truth
description Orientador: Fernando Cury de Tacca
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639215
CARVALHO, Anna Letícia Pereira de. O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografia. 2020. 1 recurso online (344 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639215. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639215
identifier_str_mv CARVALHO, Anna Letícia Pereira de. O olhar complexo de Joan Fontcuberta para (dis)simular a verdade na fotografia. 2020. 1 recurso online (344 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639215. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129230
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (344 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189162415292416