O bordar das presenças femininas no teatro paraguaio contado ao meu filho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642042 |
Resumo: | Orientador: Veronica Fabrini Machado de Almeida |
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O bordar das presenças femininas no teatro paraguaio contado ao meu filhoThe embroidery of female presences at the paraguayan theater told to my childTeatro - ParaguaiFeminismo e arteGêneroFronteirasTheater - ParaguayFeminism and artGenderBoundariesOrientador: Veronica Fabrini Machado de AlmeidaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O trabalho versa sobre a linhagem ancestral de minha avó materna, cujas raízes nos guiam, por suas histórias, até a fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A linha geográfica é também linha epistêmica, segundo Boaventura Sousa Santos (2007; 2010), referindo-se ao conceito da linha abissal. Tais linhas contam, desde a fronteira, as vivências desse outro lado - as desconhecidas memórias das raízes, do território e da guerra, com a interlocução da encenação Adiós Paraguay (2019) do grupo Contadores de mentira. Ao atravessarmos por essas lembranças, Jean Luc-Nancy (2014) "puxa a orelha" para fazer ouvir o que não se sabe: um modo teatral que até então estava invisível. A montagem da Cia. En Borrador, da capital Assunção, propicia esse sentipensar (2003) por meio do movimento da água na encenação De nuevo, otra vez y una más. Ao desvelar das vidas, o gênero e as questões que envolvem o feminino no país ganham destaque e suas narrativas falam de um Paraguai misógino e machista. Mulheres da cidade e do campo tecem redes de um bordado com o movimento feminista nas criações artísticas de Josefina Plá (1903-1999) e na produção teatral de Edda de los Ríos (1942-2007) em Kuña Rekove (2000). O bordar, na contemporaneidade, expande o espectro da mulher e faz da (re)criação cênica Kuña Rekove (pave’?) (2017), de Paola Irún, abertura de caminhos para as novas marchas e lutas de mulheres urbanas, camponesas e indígenas, por políticas públicas para as mulheres. A escritura, então, se divide em duas partes, sendo a primeira sobre território, raízes ancestrais e os caminhos d’água; a segunda sobre gênero, feminino e o ñanduti. Esta escrita tem finalidade de despertar os percursos e os saberes do teatro paraguaio para esta América ao Sul do SulAbstract: This research deals with my maternal grandmother's ancestral roots which guide us, through their stories, to the border line between Brazil and Paraguay. The geographic line is also an epistemic line, according to Boaventura Sousa Santos (2007; 2010), when mentioning the concept of abyssal line. From this frontier, such lines share the experiences of this other side, the unknown memories of territory and war, with the interlocution of the play Adiós Paraguay (2019) by Contadores de mentira. While crossing through these memories, Jean Luc-Nancy (2014) "pulls our ears" to make heard what is not known: a theatrical way that was so far invisible. The play by Cia. En Borrador, from the capital Asunción, provides this feelingthinking (2003) through the movement of water of De nuevo, otra vez y una más. As life unfolds, gender and the issues surrounding the feminine in the country gain prominence and their narratives speak of a misogynist and sexist Paraguay. Women from the city and the countryside weave nets of embroidery with the feminist movement in the artistic creations of Josefina Plá (1903-1999) and in the theatrical production of Edda de los Ríos (1942-2007) in Kuña Rekove (2000). Contemporary embroidery expands the spectrum of women and makes Paola Irún's scenic (re) creation Kuña Rekove (pave'?) (2017), paving the way for new marches and struggles by urban, peasant and indigenous women, for public policies for women. This writting, then, is divided into two parts, the first being on territory, ancestral roots and water paths; the second on gender, feminine and ñanduti. This writing aims to awaken the paths and knowledge of Paraguayan theater for this America in the South of the SouthDoutoradoTeatro, Dança e PerformanceDoutor em Artes da CenaCAPES8882.435482/2019-01[s.n.]Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-Torchi, Gicelma da Fonseca ChacarosquiTelles, NarcisoMonge Aguilar, Gina MariaNavarro, Grácia MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGasperin, Luiz Eduardo Rodrigues, 1990-20212021-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (185 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642042GASPERIN, Luiz Eduardo Rodrigues. O bordar das presenças femininas no teatro paraguaio contado ao meu filho. 2021. 1 recurso online (185 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642042. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166970Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-15T22:15:11Zoai::1166970Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-15T22:15:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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