A recreação/lazer e a educação fisica : a manobra da autenticidade do jogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Leila Mirtes Santos de Magalhães
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576284
Resumo: Orientador: Antonio Carlos Bramante
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spelling A recreação/lazer e a educação fisica : a manobra da autenticidade do jogoRecreaçãoLazerOrientador: Antonio Carlos BramanteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Em quatro capítulos, este estudo qualitativo debruça-se sobre as inquietações que afligem as relações estabelecidas entre a Recreação/Lazer e a Educação Física, as quais envolvem a formação e ação de profissionais de Educação Física na atualidade, procurando compreender os limites e significados dessa relação. Inicialmente, apresenta a problemática do estudo, que incide sobre dois eixos principais: o das divergências terminológicas/conceituais e o das divergências quanto à abrangência de ação das áreas em questão.Apoiando-se em princípios hermenêuticos (RICOEUR, 1988.) e seguindo as trilhas do estudo curricular, procurou-se desmistificar a consciência enquanto ilusão, tendo também como meta compreender as intenções ocultas na aparência do fenômeno e a busca de novos sentidos para a realidade estudada. A investigação seguiu linha de raciocínio dialético, considerando a linguagem como exigência metodológica. Assim, a partir da simbologia que envolve o fenômeno, foram identificados signos, no esforço pela compreensão da arquitetura de sentidos que os sujeitos dão à realização de seus discursos e ações enquanto obra. Para isso recuperou narrativas, documentos e literatura que testemunham o vivido pelas relações estudadas, em especial num curso de graduação em Educação Física no País. O segundo capítulo reúne as reflexões realizadas revelando a mistura de opostos que unem o jogo e o corpo - pontos de partida da Recreação/Lazer e da Educação Física -; focalizando a contemporaneidade vivida na cultura como um todo e, sobretudo; na Escola. Das análises realizadas resulta o terceiro capítulo que mostra indicativos, embora não conclusivos, desvelados no estudo. Esses mostram que a atualidade é regida pelo sistema de racionalização dentro dos princípios da lógica de produção nos moldes da cultura industrial capitalista. Em decorrência, o jogo e o corpo cada vez mais são disciplinados, comandados pelas iniciativas das diversas instituições e, dentre elas, a Escola. As manobras efetuadas, sustentadas pelo 'jogo¿ do ser/ter/poder/saber, jogados na atualidade, manipulam desejos, anseios e possibilidades do jogo e do corpo condicionando-os às metas, muitas vezes estabelecidas fora de seus próprios domínios. Nesse conturbado cotidiano surgem, entretanto, algumas pistas anunciando o 'jogo' das resistências que são básicas para a transformação da realidade. O desafio emancipador fez com que o quarto e último capítulo trilhassem pelos veios revolucionários revelados, buscando recuperar sentidos que possam indicar possibilidades de mudanças. A reflexão efetuada mostra que o ponto de chegada do estudo indica pontos de partida para outros aprofundamentos, necessários à compreensão da problemática estudadaAbstract: This qualitative study shows about problems that are, nowadays, affecting the relationships between Recreation/Leisure and Physical Education, considering, in special the professional preparation of Physical Education teachers. The study give us an idea about the limits and meanings of this relationship. At first, give us the problem of the study, which is centered around two principallines: the terminologica/conceptual divergences and the wideness of actions of the areas in questiono Based on hermeneutic principies (Ricoeur,1988.) and following the path of curricular study, the chapter inquires for understanding the hidden intetions of the apparent phenomenon, searching to unveil the conscience while iIIusion, trying to find new meanings for the reality. The investigation, followed the dialetical rationality, considering the language as a methodological requirement. Thus, starting from the symbols manifestations of the phenomenon, signs were identified, trying to understand the architecture about meanings that persons give to their actions and speechs while products. In that context it was necessary to recover narratives, documents and literature, in special, about an undergraduate course of Physical Education. The second chapter organized the thought, and considerations were acomplished by showing the mixture of opposits which link the act of play and the body, starting points of Recreation/Leisure and Physical Education. Then, showing a contemporaneous aspectos of life, lived inside a culture, event at school. From third chapter we can show indications that can help undertanding the problem of the study but, which are not conclusive. Results demonstrates that, the present is govemed by the system of rationality that exists within the logical principies of production, proper of the industrial capitalist culture. As a result, the act of play and the body are more and disciplined, controled by various institutions, for exemple, the school. Maneuvers, supported by the 'game¿ of being/having/power/knowledge, played in the present, manipulate the wishes desires and all possibilities of the act of play and the body, directing them towards a follow goals, which frequently, are stablished outside their own domain. Among that daily disturbance, we can have some clues announcing the 'game' of resistences which are fundamental to transform the reality. The liberator challenge made the fourth and last chapter thrash through revolutionary unveiled paths trying to recover feelings and meanings that have potential to produce changes. The reflexion and considerations show that the end point of this study is, in fact, the starting point to begin deeper studies, that are needed to understand the problem in questionMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Bramante, Antonio Carlos, 1949-Geraldi, João WanderleyMarcellino, Nelson CarvalhoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinto, Leila Mirtes Santos de Magalhães19921992-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[137]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576284PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães. A recreação/lazer e a educação fisica: a manobra da autenticidade do jogo. 1992. [137]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576284. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/42516porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:59:26Zoai::42516Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:59:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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