O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para coros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609524 |
Resumo: | Orientador: Adriana Giarola Kayama |
id |
UNICAMP-30_aaac6e721ef66158d68e8b5483d64dcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::445387 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para corosThe conductor and the choral tone : a methodology of voice building for choirsMúsica coralCoral - Regencia (Musica)Sonoridade coralCanto - Instrução e estudoPrática interpretativa (Música)Choral musicChoral conductingChoral toneVocal techiniquePerformance practicesOrientador: Adriana Giarola KayamaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Com o objetivo de prover material de pesquisa capaz de auxiliar o regente coral em sua função de preparador vocal, o presente trabalho é um amplo estudo sobre técnica vocal e práticas interpretativas no âmbito da música coral. Trata-se de um trabalho direcionado a regentes que atuam à frente de coros mistos adultos, de natureza amadora e formação de câmara cujo número de cantores varia de 16 a 45 vozes. Após uma reflexão introdutória, são apresentadas características históricas, técnicas e estilísticas de diversos estilos de música vocal e coral. Entre esses estilos estão a Renascença, o Barroco, o Classicismo, o Romantismo, a música do século XX e, por fim, a música coral brasileira do período colonial à atualidade. Em cada um dos estilos são abordados aspectos como a qualidade sonora das vozes, as técnicas de produção vocal, a natureza da prática coral, bem como sugestões para a construção da sonoridade desses vários estilos nos dias atuais. Na sequência, partindo de uma reflexão sobre a função do regente de preparador vocal, são definidos e descritos diferentes aspectos técnicos envolvidos na construção da sonoridade coral. Entre esses aspectos estão a administração da respiração, ressonância vocal, dicção, registração vocal, timbre, vibrato, homogeneidade, equilíbrio, afinação e precisão rítmica. Em seguida, é apresentado, como estudo de caso, um relato sobre a elaboração e a aplicação de um programa experimental de preparo vocal para coros com o Madrigal Musicanto de Itajubá, coro regido pelo autor deste trabalho. Por fim, como conclusão de toda a pesquisa realizada, apresenta-se uma linha metodológica para o preparo vocal de cantores corais que aborda aspectos como postura, respiração, ataque vocal, ressonância, dicção, registração vocal, legato, staccato, agilidade vocal, extensão vocal, dinâmica, homogeneidade e afinaçãoAbstract: With the objective of providing useful research material for choral conductors who are also responsible for the vocal preparation of their singers, the present work is an ample study on vocal technique and performance practice in choral music. It is a work for choral conductors of mixed chamber choirs of adult amateurs singers whose number of members varies from 16 to 45 voices. After introductory considerations, historical, technical and stylistic peculiarities of various styles of vocal and choral music are presented. Among these styles are the Renaissance, the Baroque, the Classicism, the Romanticism, the Modernism, and finally, the Brazilian choral music from the Colonial period to the present time. For each of these styles, aspects like tone color, vocal techniques, the essence of choral practice as well as suggestions for sonority building are approached. In the sequence, based on the role of the conductor as a vocal coach, different technical aspects related to the construction of the choral tone - breath management, vocal resonance, diction, vocal registration, timbre, vibrato, blend, balance, intonation, and rhythmic precision - are defined and described. Afterwards, the author presents a case study that describes the elaboration and application of an experimental program of vocal preparation with the Madrigal Musicanto of Itajubá, a choir conducted by this author. Finally, to conclude this research, methodological guidelines for the vocal preparation of choral singers - dealing with the various technical aspects discussed in this work - are presentedDoutoradoPráticas InterpretativasDoutor em Música[s.n.]Kayama, Adriana Giarola, 1958-Moraes, Maria José Dias Carrasqueira deAndrade, Antonio Lincoln Campos deAraujo, Vitor Gabriel deFiorini, Carlos FernandoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Angelo José, 1973-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf475 p. : il. , + + 1 CD-R.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609524FERNANDES, Angelo José. O regente e a construção da sonoridade coral: uma metodologia de preparo vocal para coros. 2009. 475 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609524. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/445387porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:32:44Zoai::445387Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:32:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para coros The conductor and the choral tone : a methodology of voice building for choirs |
title |
O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para coros |
spellingShingle |
O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para coros Fernandes, Angelo José, 1973- Música coral Coral - Regencia (Musica) Sonoridade coral Canto - Instrução e estudo Prática interpretativa (Música) Choral music Choral conducting Choral tone Vocal techinique Performance practices |
title_short |
O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para coros |
title_full |
O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para coros |
title_fullStr |
O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para coros |
title_full_unstemmed |
O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para coros |
title_sort |
O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para coros |
author |
Fernandes, Angelo José, 1973- |
author_facet |
Fernandes, Angelo José, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kayama, Adriana Giarola, 1958- Moraes, Maria José Dias Carrasqueira de Andrade, Antonio Lincoln Campos de Araujo, Vitor Gabriel de Fiorini, Carlos Fernando Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Angelo José, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música coral Coral - Regencia (Musica) Sonoridade coral Canto - Instrução e estudo Prática interpretativa (Música) Choral music Choral conducting Choral tone Vocal techinique Performance practices |
topic |
Música coral Coral - Regencia (Musica) Sonoridade coral Canto - Instrução e estudo Prática interpretativa (Música) Choral music Choral conducting Choral tone Vocal techinique Performance practices |
description |
Orientador: Adriana Giarola Kayama |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609524 FERNANDES, Angelo José. O regente e a construção da sonoridade coral: uma metodologia de preparo vocal para coros. 2009. 475 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609524. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609524 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Angelo José. O regente e a construção da sonoridade coral: uma metodologia de preparo vocal para coros. 2009. 475 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609524. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/445387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 475 p. : il. , + + 1 CD-R. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189008302931968 |