O conteudo geologico em cursos de engenharia civil : analise de disciplinas geologicas em cursos do estado de São Paulo e concepções de especialistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furegatti, Simone Andrea
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602102
Resumo: Orientadores: Pedro Wagner Gonçalves, Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha
id UNICAMP-30_aac22720033690de296a4e69014e79cb
oai_identifier_str oai::363177
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O conteudo geologico em cursos de engenharia civil : analise de disciplinas geologicas em cursos do estado de São Paulo e concepções de especialistasGeological content in civil courses: analysis of geological disciplines in São Paulo state courses and experts conceptionsGeologia - Estudo e ensinoEngenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)Ensino - CurrículosGeology, study and teachingContinuing engineering educationEducation, curriculumOrientadores: Pedro Wagner Gonçalves, Carlos Alberto Lobão da Silveira CunhaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: O conteúdo geológico em cursos de Engenharia Civil é o objeto central da presente dissertação, que expõe e analisa o conteúdo ministrado nos cursos do estado de São Paulo na atualidade e levanta uma concepção de conteúdo a partir de sugestões de especialistas da área de Geologia de Engenharia. Paralelamente, em revisão bibliográfica feita sobre o ensino de Engenharia e o ensino de Geologia são destacados dois aspectos com possível ligação ao conteúdo geológico: a interação de disciplinas e a preocupação com o meio ambiente. Inicialmente a presente dissertação propõe uma reflexão sobre o conteúdo geológico como aspecto interdisciplinar e como parte do conhecimento sobre Natureza. O trabalho apresenta o levantamento dos dados de disciplinas com conteúdo geológico dos cursos do estado e síntese das entrevistas dos especialistas. Foram obtidas 26 respostas, dos 50 cursos existentes no estado em 2004, ano em que foi realizado o levantamento. Análise desta amostra permite vislumbrar um panorama do conteúdo geológico veiculado nos cursos, apresentando, além do conteúdo programático, dados das disciplinas, como carga horária, o período em que se inserem no curso, a distribuição do conteúdo nessas disciplinas, a bibliografia indicada e um perfil profissional dos docentes responsáveis por elas. As entrevistas foram realizadas com dois geólogos e dois engenheiros civis, considerados especialistas na área de Geologia de Engenharia por sua experiência de mais de 3 ou 4 décadas, três deles com experiência acadêmica no ensino de Geologia para os cursos de Geologia e de Engenharia Civil, ou de Arquitetura e Urbanismo. As entrevistas sugerem possíveis caminhos para a escolha de temas geológicos a serem abordados em cursos de Engenharia Civil. Nas entrevistas pode-se constatar a presença dos dois aspectos destacados da revisão bibliográfica, os quais aparecem como preocupação demonstrada por ambos especialistas com as intervenções na Natureza causadas pelo homem, por intermédio do engenheiro civil como executor, e também como possibilidade de se promover interações entre disciplinas geológicas e variadas disciplinas aplicadas de Engenharia, a partir do conteúdo geológico. Finalmente, são identificadas as convergências e divergências existentes entre a interpretação das entrevistas, os resultados da análise dos dados obtidos das disciplinas com conteúdo geológico dos cursos considerados e os aspectos detectados na revisão bibliográfica. As conclusões são de que a importância dada à Geologia por parte dos cursos é pequena, contradizendo a opinião dos especialistas. O retrato do que é ensinado nos cursos está muito aquém das expectativas dos especialistas que defendem ênfase nos processos ao ensinar temas de Geologia Geral e uma articulação desta com a Geologia Aplicada. Esta última é quase inexistente nos cursos do estado e largamente indicada pelos especialistas. A sugestão que fica é de se manter aceso o debate, por parte de organismos profissionais, técnico-científicos, autoridades junto às IES para manter a reflexão e incrementar o ensino de Geologia nos cursos de Engenharia CivilAbstract: The aim of this research is to analyze the geological content in Civil Engineering courses. Nowadays the content in São Paulo state is examined and compared with the content suggested by Geology Engineering experts. The research shows us two aspects dealt with in the Curriculum Guidelines for the Engineering courses, as in the discussions generated by their definitions and implementations, the intra-discipline and the preoccupation with the environment, proposing a reflection about geological issues as an interdisciplinary aspect and also as part of the knowledge about Nature. It also presents the collection of data of the disciplines with geological content and synthesis of interviews with experts. Twenty-six answers were obtained from fifty existent courses in the state in 2004, when the survey was conducted. Such analysis allows for a panorama of the geological issues transmitted in the courses, beyond the pragmatics approach of the geological disciplines: there is number of hours, the period in which they interfere in the course, the number of students, the distribution of the content in these disciplines, the bibliography indicated and a professional profile of the teachers. The interviews were performed with two geologists and two civil engineers considered specialists in the area of Geology of Engineering, due to, among other factors, their experience of more than three or four decades. In fact, three of them had academic experience in teaching Geology in the courses of Geology and Civil Engineering or Architecture and Urbanization. The interviews suggest possible ways to choose geological themes to be approached in the courses of Civil Engineering. In the interviews the presence of the two aspects highlighted in the bibliography, as a concern demonstrated by all specialists about the interventions in the Nature caused by Civil Engineering, and also as a possibility to promote interactions between geological disciplines and several applied disciplines of Engineering, starting from the geological content. Finally, convergences and divergences are identified among the interpretation of the interviews, the results of the analysis of the disciplines with geological content and the aspects detected in the bibliographical revision. Civil Engineering courses do not emphasize the importance of geological issues. What is taught is not enough for experts that believe in teaching General Geology with Applied Geology. The latter is almost non-existent, although suggested by specialists. The suggestion is under debate by professionals, technical-science and undergraduate Institution authorities in attempt to improve the teaching of Geology in Civil Engineering CoursesMestradoMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-Cunha, Carlos Alberto Lobão da Silveira, 1947-Kulaif, YaraZuquette, Lázaro ValentinUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFuregatti, Simone Andrea20062006-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf172p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602102FUREGATTI, Simone Andrea. O conteudo geologico em cursos de engenharia civil: analise de disciplinas geologicas em cursos do estado de São Paulo e concepções de especialistas. 2006. 172p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602102. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/363177porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:27:33Zoai::363177Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:27:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O conteudo geologico em cursos de engenharia civil : analise de disciplinas geologicas em cursos do estado de São Paulo e concepções de especialistas
Geological content in civil courses: analysis of geological disciplines in São Paulo state courses and experts conceptions
title O conteudo geologico em cursos de engenharia civil : analise de disciplinas geologicas em cursos do estado de São Paulo e concepções de especialistas
spellingShingle O conteudo geologico em cursos de engenharia civil : analise de disciplinas geologicas em cursos do estado de São Paulo e concepções de especialistas
Furegatti, Simone Andrea
Geologia - Estudo e ensino
Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)
Ensino - Currículos
Geology, study and teaching
Continuing engineering education
Education, curriculum
title_short O conteudo geologico em cursos de engenharia civil : analise de disciplinas geologicas em cursos do estado de São Paulo e concepções de especialistas
title_full O conteudo geologico em cursos de engenharia civil : analise de disciplinas geologicas em cursos do estado de São Paulo e concepções de especialistas
title_fullStr O conteudo geologico em cursos de engenharia civil : analise de disciplinas geologicas em cursos do estado de São Paulo e concepções de especialistas
title_full_unstemmed O conteudo geologico em cursos de engenharia civil : analise de disciplinas geologicas em cursos do estado de São Paulo e concepções de especialistas
title_sort O conteudo geologico em cursos de engenharia civil : analise de disciplinas geologicas em cursos do estado de São Paulo e concepções de especialistas
author Furegatti, Simone Andrea
author_facet Furegatti, Simone Andrea
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Cunha, Carlos Alberto Lobão da Silveira, 1947-
Kulaif, Yara
Zuquette, Lázaro Valentin
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Furegatti, Simone Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Geologia - Estudo e ensino
Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)
Ensino - Currículos
Geology, study and teaching
Continuing engineering education
Education, curriculum
topic Geologia - Estudo e ensino
Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)
Ensino - Currículos
Geology, study and teaching
Continuing engineering education
Education, curriculum
description Orientadores: Pedro Wagner Gonçalves, Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602102
FUREGATTI, Simone Andrea. O conteudo geologico em cursos de engenharia civil: analise de disciplinas geologicas em cursos do estado de São Paulo e concepções de especialistas. 2006. 172p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602102. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FUREGATTI, Simone Andrea. O conteudo geologico em cursos de engenharia civil: analise de disciplinas geologicas em cursos do estado de São Paulo e concepções de especialistas. 2006. 172p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602102. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/363177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
172p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188939645321216