O documentário animado e a leitura não-ficcional da animação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Jennifer Jane, 1981-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617125
Resumo: Orientador: Marcius Cesar Soares Freire
id UNICAMP-30_aae2ae04b8bce3ba97b687c1ed8ea673
oai_identifier_str oai::846228
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O documentário animado e a leitura não-ficcional da animaçãoThe animated documentary and the nonfiction reading of animationDocumentário (Cinema)Animação (Cinematografia)Cinema - SemióticaDocumentary moving-picturesAnimation (Cinematography)Motion pictures - SemioticsOrientador: Marcius Cesar Soares FreireDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa teve por finalidade analisar os mecanismos através dos quais filmes de animação podem ser vistos pelo espectador a partir de uma leitura documental e como a animação pode ser utilizada como estratégia discursiva em filmes documentários. Para tanto, delimitou-se como objeto de análise filmes classificados, tanto por seus realizadores como por instituições relacionadas ao campo do cinema, como "documentário animado" e utilizou-se a abordagem Semiopragmática do filme para analisar esse tipo de produção com base no conceito de "modo de leitura documentarizante" proposta pelo teórico Roger Odin. O corpus fílmico para esta análise foi composto pelos seguintes filmes: Silence (Sylvie Bringas e Orly Yadin, Inglaterra, 1998); A is for Autism (Tim Webb, Inglaterra, 1992); Animated Minds (Andy Glynne, Inglaterra, 2003 e 2008); Revolving Door (Alexandra e David Beesley, Austrália, 2006); Dossiê Rê Bordosa (Cesar Cabral, Brasil, 2008); O Divino, De Repente (Fábio Yamaji, Brasil, 2009). A análise desses filmes, em particular, e de outros documentários de animação permitiu visualizar que a leitura de um documentário articula operações e processos de produção de sentido e afetos concernentes tanto ao campo do cinema documentário quanto do cinema de animação. Em documentários animados, as operações do processo de leitura são suscitadas por estratégias narrativas próprias da animação, tais como metamorfose, simbolismo, performance, etc., e a leitura documentarizante pode ser conduzida por instruções que não recaem apenas sobre aspectos estilísticos do documental, mas também sobre elementos narrativos da animação. Além disso, a animação tem o poder de tornar visível o que não pode ser captado pelo olhar humano e pela câmera, tornando-se uma poderosa ferramenta para expor sentimentos, pensamentos e idéias e para explorar temas através de uma abordagem subjetiva. A união entre animação e narrativa documental no documentário animado, entretanto, é carregada de tensão, especialmente porque a animação é tradicionalmente associada ao universo do "faz de conta" e sua natureza subjetiva entra em conflito com a visão tradicional do documentário como sendo um relato objetivo sobre o real e relacionado aos discursos científicos. No processo de leitura de um documentário animado essa tensão está presente e é uma de suas particularidades. A natureza aparentemente contraditória da junção entre animação e documentário chama a atenção do espectador para novas possibilidades de representação do mundo histórico que não apenas os modos já estabelecidos de narrativa documental e suscita a reflexão sobre a abordagem das questões envolvidas nas asserções apresentadas pelo filmeAbstract: This research aims to examine how the viewer can read animated films through a documentary reading and how animation can be used as a discursive strategy by documentary films. For this purpose, films classified - by their makers or institutions related to the cinema field - as "animated documentary" were chosen and used under the Semio-Pragmatic approach. The objective is to analyze this kind of production based on the concept of "documentarizing mode of reading" proposed by theorist Roger Odin. The set of films for this analysis consists of: Silence (Orly Yadin and Sylvie Bringas, England, 1998), A is for Autism (Tim Webb, England, 1992); Animated Minds (Andy Glynne, England, 2003 and 2008); Revolving Door (Alexandra and David Beesley, Australia, 2006); The Rê Bordosa Dossier (Cesar Cabral, Brazil, 2008), O Divino, De Repente (Fábio Yamaji, Brazil, 2009). The analysis of these films and other animated documentaries shows that the reading of an animated documentary articulates operations and production of meaning and affects related to both the fields of documentary and animation. The operations of the reading process of an animated documentary are raised by animation's narrative strategies, such as metamorphosis, symbolism, performance, etc., and the documentarizing reading can be produced by elements concerned to stylistic aspects of the documentary, but also based on elements of animation. In addition, animation has the power to make visible what is invisible to the human eye and to the camera, making the animated documentary a powerful tool to reveal feelings, thoughts and ideas and to explore issues through a subjective approach. The relationship between animation and documentary narrative in the animated documentary, however, has a tension. Because animation is traditionally associated with the fairytale world and it has a subjective nature it conflicts with the vision of the documentary as an objective narrative about the real and related to scientific discourses. In the process of the animated documentary reading this tension is present and one of its peculiarities. The contradictory nature of the junction between animation and documentary draws to the viewer the attention for new possibilities of representations about the historical world beyond the established modes of documentary narrative and it raises the viewer's reflection about the approach of the issues involved in the assertions made by the filmMestradoMultimeiosMestre em Multimeios[s.n.]Freire, Marcius, 1949-Freire, Marcius, 1949-Ramos, Fernão PessoaReyna, Carlos Francisco PerezUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSerra, Jennifer Jane, 1981-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf182 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617125SERRA, Jennifer Jane. O documentário animado e a leitura não-ficcional da animação. 2011. 182 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617125. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/846228porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:31:50Zoai::846228Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:31:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O documentário animado e a leitura não-ficcional da animação
The animated documentary and the nonfiction reading of animation
title O documentário animado e a leitura não-ficcional da animação
spellingShingle O documentário animado e a leitura não-ficcional da animação
Serra, Jennifer Jane, 1981-
Documentário (Cinema)
Animação (Cinematografia)
Cinema - Semiótica
Documentary moving-pictures
Animation (Cinematography)
Motion pictures - Semiotics
title_short O documentário animado e a leitura não-ficcional da animação
title_full O documentário animado e a leitura não-ficcional da animação
title_fullStr O documentário animado e a leitura não-ficcional da animação
title_full_unstemmed O documentário animado e a leitura não-ficcional da animação
title_sort O documentário animado e a leitura não-ficcional da animação
author Serra, Jennifer Jane, 1981-
author_facet Serra, Jennifer Jane, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Marcius, 1949-
Freire, Marcius, 1949-
Ramos, Fernão Pessoa
Reyna, Carlos Francisco Perez
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Jennifer Jane, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário (Cinema)
Animação (Cinematografia)
Cinema - Semiótica
Documentary moving-pictures
Animation (Cinematography)
Motion pictures - Semiotics
topic Documentário (Cinema)
Animação (Cinematografia)
Cinema - Semiótica
Documentary moving-pictures
Animation (Cinematography)
Motion pictures - Semiotics
description Orientador: Marcius Cesar Soares Freire
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617125
SERRA, Jennifer Jane. O documentário animado e a leitura não-ficcional da animação. 2011. 182 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617125. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617125
identifier_str_mv SERRA, Jennifer Jane. O documentário animado e a leitura não-ficcional da animação. 2011. 182 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617125. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/846228
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
182 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138493285269504