Culturas escolares no Brasil e no Chile : Um estudo comparado entre a Escola Estadual "Culto à Ciência" de Campinas, Brasil, e o Liceo "Rector Armando Robles Rivera" de Valdivia, Chile, a partir da implantação das reformas de ensino em tempo integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerter Urrutia, Juan Pablo, 1988-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638903
Resumo: Orientador: Maria Cristina Menezes
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spelling Culturas escolares no Brasil e no Chile : Um estudo comparado entre a Escola Estadual "Culto à Ciência" de Campinas, Brasil, e o Liceo "Rector Armando Robles Rivera" de Valdivia, Chile, a partir da implantação das reformas de ensino em tempo integralSchool cultures in Brazil and Chile : A study compared between The State School "Cult to Science" from Campinas, Brazil, and The Liceo "Rector Armando Robles Rivera" de Valdivia, Chile, from the implementation of full-time teaching reformsEducação comparadaComparative educationOrientador: Maria Cristina MenezesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho busca, a partir de uma perspectiva comparada sócio-histórica (Nóvoa, 2011), a implementação do Programa de Ensino Integral e da Jornada Escolar Completa, entre o ano de 2014 a 2018, em duas escolas de Ensino Médio, públicas e de tradição centenária uma no Brasil e outra no Chile: A Escola Estadual Culto à Ciência (1874), da cidade de Campinas no Estado de São Paulo, Brasil; e o Liceo Armando Robles Rivera (1845), da cidade de Valdivia na Região dos Rios, Chile. O objetivo foi analisar como as culturas escolares de cada escola se apropriaram dessas políticas públicas, e identificar as ressignificações construídas pelos estabelecimentos educativos estudados, para assim distinguir se as reformas cumpriram com os objetivos propostos. Por outro lado, a comparação investiga esses fenômenos educativos como processos particulares e situados em seu tempo e espaço. A perspectiva, para abordar essas apropriações, é a da micro-história (Ginzburg, 1987), revisando a constituição das culturas escolares, e a relação que existe entre elas e os sistemas educativos a partir de um olhar diacrônico. Nesta investigação se revisaram fontes primárias e secundárias de cada instituição para representar as culturas escolares estudadas e, também, para identificar as apropriações e ressignificações de cada reforma. Das conclusões pode-se arrolar: a) que aquelas políticas públicas não puderam cumprir seus objetivos pelo desconhecimento das culturas escolares tanto no Brasil como no Chile; b) que cada apropriação é diferente; c) que não se dialoga com as comunidades educativas, e as reformas não são pensadas em seus lugares (De Certeau, 1982) de procedência, às comunidades não farão sentido a criação de produtos não derivados delasAbstract: This work seeks to compare from a socio-historical perspective (NÓVOA, 2001), the implementation of the "Programa de Ensino Integral" and the "Jornada Escolar Completa", between 2014 and 2018 in two public and centennial high schools in Brazil and Chile: the Escola Estadual "Culto à Ciência" (1874) of the city of Campinas in the State of Sao Paulo, Brazil; and the "Liceo Armando Robles River" a High School (1845) from the city of Valdivia in Los Ríos Region, Chile. The objective is to analyze how the school cultures of each school appropriated these public policies, and identify the resignifications built by the educational establishments studied, in order to distinguish whether the reforms met the proposed objectives. On the other hand, the comparison investigates these educational phenomena as particular processes and located in their own time and space. The perspective to address these appropriations is from microhistory (GINZBURG, 1987), reviewing the constitution of school cultures, and the relationship between them and educational systems from a diachronic perspective. In the investigation, primary and secondary sources of each institution were reviewed to represent the studied school cultures, and also, to identify the appropriations and resignifications of each reform. Within the conclusions; a) we can observe that these public policies could not meet their objectives due to the lack of knowledge of school cultures in Brazil and Chile; b) that each appropriation is different, and that, on the other hand, c) if there is no dialogue with the educational communities, and the reforms are not considered in their places of origin (DE CERTEAU, 1982), the communities are not going to make sense by creating different products derived from themMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Menezes, Maria Cristina, 1958-Bryan, Newton Antonio PaciulliMoraes, Carmen Sylvia VidigalUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGerter Urrutia, Juan Pablo, 1988-20202020-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (209 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638903GERTER URRUTIA, Juan Pablo. Culturas escolares no Brasil e no Chile: Um estudo comparado entre a Escola Estadual "Culto à Ciência" de Campinas, Brasil, e o Liceo "Rector Armando Robles Rivera" de Valdivia, Chile, a partir da implantação das reformas de ensino em tempo integral. 2020. 1 recurso online (209 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638903. 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