Trançando com os Baniwa : por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Patrícia Regina Vannetti, 1983-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10530
Resumo: Orientadores: Artionka Manuela Góes Capiberibe, Geraldo Luciano Andrello
id UNICAMP-30_ad420c4079b83463d282ab152ee543a5
oai_identifier_str oai::1339378
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Trançando com os Baniwa : por uma TRANSformAÇÃO de "nós", KariwaWeaving with the Baniwa : towards a TRANSformACTION of "us", the KariwaEducação multiculturalÍndios Baniwa - Usos e costumesEtnologia - América do SulDescolonizaçãoIndígenas - EducaçãoIndígenas da América do Sul - BrasilMulticultural educationBaníwa Indians - Social life and customsEthnology - South AmericanDecolonizationIndians - EducationIndians of South America - BrazilOrientadores: Artionka Manuela Góes Capiberibe, Geraldo Luciano AndrelloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta tese-objeto – em alusão a um cesto de palha baniwa – é a busca pelo tecimento de experiências etnográficas e educacionais por meio do diálogo entre múltiplas vozes, dimensões, sentidos e percepções de mundos, principalmente baniwa e kariwa (na língua y?gatu, não indígenas). Assim, parte-se do trabalho de campo e da pesquisa coletiva – realizada junto com professores baniwa da escola indígena Kariamã, localizada na comunidade de Assunção, alto rio Negro (Amazonas), rumo à montante do rio Içana e seus afluentes – para tecer novas formas de escrita e de circulação dos conhecimentos, por meio da experimentação metodológica do trançado. Esta pesquisa trança diálogos entre saberes, epistemologias, dimensões de vida e experiências educativas, metaforizando o processo de confecção de um objeto de palha desenhado com grafismos, tal como é feito em uma das artes milenares baniwa, sendo esta uma proposta de descolonizar e multiplicar modos de produção de conhecimentos. Dessa forma, a tese dialoga, sobretudo, com a etnologia rionegrina (produzida por Geraldo Andrello; Gersem Luciano; André Baniwa; Tiago Oliveira; Robin Wright; entre outros.), com algumas teorias decoloniais (Ailton Krenak; Jose Angel; Boaventura de Souza; Silvia Cusicanqui; entre outros), além de autores da etnologia sul-americana (como Viveiros de Castro; Davi Kopenawa e Bruce Albert). Na tese, os movimentos textuais e reflexivos, pela perspectiva dos trançados, são impulsionados pelas leituras visuais de alguns grafismos da arte baniwa, de modo que, a partir de exercícios do olhar, procura-se dinamizar os conhecimentos mobilizados nos textos. Esta iniciativa busca trazer para a prática (praticar) aquilo que aprendi com as dinâmicas educacionais e comunicacionais baniwa em minhas vivências etnográficas. Assim, a leitura da tese é feita a partir da escolha das imagens gráficas, clicando-se nelas no sumário interativo, para ser direcionada ao texto escolhido. A ordem não é linear e/ou sequencial, a proposta é que os leitores possam movimentar seus conhecimentos (confeccionar seu próprio objeto) a partir de uma experiência interativa com as reflexões e experiências tecidas nos textos da teseAbstract: This object-thesis - which alludes to a Baniwa straw basket - is a search for the weaving of ethnographic and educational experiences through a dialogue between multiple voices, dimensions, senses and perceptions of worlds, particularly Baniwa and Kariwa (non-indigenous, in Y?gatu language). It departs from a fieldwork and collective research - conducted alongside Baniwa teachers from the indigenous school Kariamã, located in the community of Assunção in upper Rio Negro (Amazonas), upstream of the Içana River and its tributaries - to weave new forms of writing and circulation of knowledges through the methodological experimentation of braiding. This research weaves dialogues between knowledges, epistemologies, dimensions of life and educational experiences, by metaphorizing the process of manufacturing a straw object designed with graphic patterns, as performed in one Baniwa millenary art, in a proposal to decolonize and multiply ways of producing knowledge. In this way, the thesis is in dialogue, above all, with upper Rio Negro ethnology (produced by Geraldo Andrello; Gersem Luciano; André Baniwa; Tiago Oliveira; Robin Wright; between others), with some decolonial theories (Ailton Krenak; Jose Angel; Boaventura de Souza; Silvia Cusicanqui; between others), as well as with authors of South American ethnology (such as Viveiros de Castro; Davi Kopenawa and Bruce Albert). In the thesis, the textual and reflexive movements, following the perspective of braiding, are driven by visual readings of some of the Baniwa art graphic patterns, in an attempt to dynamise the knowledge mobilized in the texts by means of exercising the gaze. This initiative seeks to bring into practice what I have learnt in my ethnographic experiences from the educational and communicational dynamics of the Baniwa. Hence, the reading of the thesis is done by picking up a graphic image in the interactive summary, and clicking on it in order to be directed to the respective chosen text. Through a nonlinear and/or nonsequential order, the proposal is that the readers can interactively mobilize their knowledge (or to manufacture their own "object") with the reflections and experiences that are to be braided from the texts of the thesisDoutoradoAntropologia SocialDoutora em Antropologia SocialCAPES20160511[s.n.]Capiberibe, Artionka Manuela Góes, 1970-Andrello, Geraldo Luciano, 1964-Wunder, AlikPedroso, Diego RosaIubel, Aline FonsecaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVeiga, Patrícia Regina Vannetti, 1983-20232023-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (318 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10530VEIGA, Patrícia Regina Vannetti. Trançando com os Baniwa: por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa. 2023. 1 recurso online (318 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10530. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1339378porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T14:26:39Zoai::1339378Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-06-22T14:26:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trançando com os Baniwa : por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa
Weaving with the Baniwa : towards a TRANSformACTION of "us", the Kariwa
title Trançando com os Baniwa : por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa
spellingShingle Trançando com os Baniwa : por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa
Veiga, Patrícia Regina Vannetti, 1983-
Educação multicultural
Índios Baniwa - Usos e costumes
Etnologia - América do Sul
Descolonização
Indígenas - Educação
Indígenas da América do Sul - Brasil
Multicultural education
Baníwa Indians - Social life and customs
Ethnology - South American
Decolonization
Indians - Education
Indians of South America - Brazil
title_short Trançando com os Baniwa : por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa
title_full Trançando com os Baniwa : por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa
title_fullStr Trançando com os Baniwa : por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa
title_full_unstemmed Trançando com os Baniwa : por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa
title_sort Trançando com os Baniwa : por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa
author Veiga, Patrícia Regina Vannetti, 1983-
author_facet Veiga, Patrícia Regina Vannetti, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capiberibe, Artionka Manuela Góes, 1970-
Andrello, Geraldo Luciano, 1964-
Wunder, Alik
Pedroso, Diego Rosa
Iubel, Aline Fonseca
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Patrícia Regina Vannetti, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação multicultural
Índios Baniwa - Usos e costumes
Etnologia - América do Sul
Descolonização
Indígenas - Educação
Indígenas da América do Sul - Brasil
Multicultural education
Baníwa Indians - Social life and customs
Ethnology - South American
Decolonization
Indians - Education
Indians of South America - Brazil
topic Educação multicultural
Índios Baniwa - Usos e costumes
Etnologia - América do Sul
Descolonização
Indígenas - Educação
Indígenas da América do Sul - Brasil
Multicultural education
Baníwa Indians - Social life and customs
Ethnology - South American
Decolonization
Indians - Education
Indians of South America - Brazil
description Orientadores: Artionka Manuela Góes Capiberibe, Geraldo Luciano Andrello
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10530
VEIGA, Patrícia Regina Vannetti. Trançando com os Baniwa: por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa. 2023. 1 recurso online (318 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10530. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10530
identifier_str_mv VEIGA, Patrícia Regina Vannetti. Trançando com os Baniwa: por uma TRANSformAÇÃO de "nós", Kariwa. 2023. 1 recurso online (318 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10530. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1339378
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (318 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138579178323968