Engajamento corporativo com startups : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kitsuta, Carla de Mattos, 1972-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640827
Resumo: Orientador: Ruy de Quadros Carvalho
id UNICAMP-30_ad5c1d04f79f10b6dcfe56a479ad2fb5
oai_identifier_str oai::1161924
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Engajamento corporativo com startups : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamentoCorporate-startup engagement : environment, innovation management capabilities, and engagement modesEmpreendedorismoInovações tecnológicas - GestãoCooperaçãoTecnologia digitalEmpresas novasEntrepreneurshipTechnological innovations - ManagementCooperationDigital technologyNew business enterprisesOrientador: Ruy de Quadros CarvalhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A partir de 2015, observamos no Brasil um crescimento acelerado do número de empresas que estruturam iniciativas de engajamento com startups. O modo de engajamento consiste no conjunto de elementos que definem a maneira como a empresa vai se relacionar com startups. Existe um amplo espectro de modos de engajamento com startups, como eventos autocontidos, programas outside-in de startups, incubadoras de startups, aceleradoras, venture builder, programas de plataforma, espaços de coworking, corporate venture capital, entre outros. Os modos de engajamento diferem quanto ao nível de comprometimento que exigem da empresa e ao nível de flexibilidade na relação entre empresas e startups. As empresas atuam em ambientes de negócios que diferem quanto ao seu nível de hostilidade e de munificência, estabelecem diferentes objetivos estratégicos no engajamento com startups e possuem diferentes níveis de capacidades em gestão da inovação. Esta pesquisa tem como objetivo explorar como o ambiente de negócios em que a empresa está inserida, suas capacidades em gestão da inovação e seus objetivos estratégicos influenciam a escolha do modo de engajamento com startups. Delimito a análise a modos de engajamento que representam uma intenção deliberada e sistemática da empresa em se relacionar com startups, notadamente, programas outside-in de startups, aceleradora corporativa, incubadora corporativa e venture builder, comparando com um modo amplamente analisado na literatura, corporate venture capital. O método utilizado foi o estudo de casos múltiplos. Foram analisadas seis empresas, selecionadas por amostragem intencional por estabelecerem modos de engajamento específicos, por apresentarem níveis intermediários e avançados de capacidades em gestão da inovação e por atuarem em diferentes ambientes de negócios. As novas tecnologias digitais apresentam um conjunto vasto de oportunidades tecnológicas e de novos modelos de negócios para empresas em todos os ambientes de negócios. A transformação digital foi o principal motivador para o engajamento corporativo com startups. Empresas que atuam em ambientes de alta hostilidade, que possuem capacidades internas de inovação digital e que apresentam uma visão estratégica empreendedora em relação à transformação digital adotaram modos de engajamento caracterizados por alto comprometimento e baixa flexibilidade. Essas empresas tinham como objetivo a criação de novos modelos de negócios baseados em tecnologias digitais, colaborando para a renovação e redefinição do seu negócio. Empresas que definiram objetivos estratégicos relacionados a eficiência/efetividade e aprendizado/conhecimento adotaram modos de engajamento caracterizados por baixo comprometimento e alta flexibilidade, como programas outside-in de startups e programas de aceleração. Capacidades em gestão da inovação, principalmente no âmbito da dimensão de Estratégia e de Organização e Governança, influenciaram a escolha dentro dos subgrupos (i) CVC, incubadora corporativa e venture builder ou (ii) programa outside-in de startups e aceleradora corporativa. A iniciativa de adotar o engajamento pode partir de áreas diversas na organização, resultando na adoção de modos de engajamento limitados pelo escopo e objetivos da área patrocinadora. Essas iniciativas podem ser complementares, compondo um portfólio de iniciativas de inovação e venturing interno e externo nas empresas.Abstract: Since 2015, there has been an accelerated growth in the number of companies pursuing corporate-startup engagement initiatives in Brazil. Corporate-startup engagement mode consists of a set of strategic and organizational elements that define the way a company engages with startups. There is a spectrum of corporate-startup engagement modes, such as one-off events, startup programs, corporate accelerators, corporate incubators, venture builders, platform programs, coworking spaces, and corporate venture capital. Engagement modes differ in terms of the level of commitment they require from the company and the level of flexibility they provide in the relationship between the company and startups. Companies operate in business environments that differ in their level of hostility and munificence. They establish different strategic objectives regarding their engagement initiatives, and they present different levels of innovation management capabilities. The aim of this study is to explore how the business environment in which the company operates, its innovation management capabilities, and its strategic objectives influence the engagement mode choice. We delimit our analysis to engagement modes that represent a deliberate company effort, notably, startup programs, corporate accelerators, corporate incubators, and venture builders, comparing our observations to knowledge developed around an established engagement mode, corporate venture capital. The methodological choice encompasses a literature review, an analysis of the corporate-startup engagement landscape in Brazil and a multiple case studies approach assessing six companies that differ regarding the business environments they operate, their level of innovation management capabilities, and their choice of corporate-startup engagement mode. New digital technologies present a vast array of technological and new business opportunities for companies in all business environments. Digital transformation was the main motivator for corporate-startup engagement. Environmental hostility, top leadership entrepreneurial strategic vision, and the presence of internal digital innovation capabilities influenced companies to establish objectives related to business renewal and redefinition through new business models based on digital technologies. Companies aiming to create and explore new business models adopted corporate-startup engagement modes characterized by high commitment and low flexibility, such as corporate incubators, venture builders, and CVC. Companies that defined strategic objectives related to efficiency/effectiveness and learning/knowledge adopted corporate-startup engagement modes characterized by low commitment and high flexibility, such as startup programs and corporate accelerators. Innovation management capabilities related to strategy and governance also influence the engagement mode decision-making process. Corporate-startup engagement initiatives can be originated in different areas within a company. The engagement mode configuration is delimited by the scope and objectives of the sponsoring area. Corporate-startup engagement initiatives can present complementary goals, composing a portfolio of internal and external initiatives dedicated to foster innovation and venturing within the organization.DoutoradoPolítica Científica e TecnologicaDoutora em Política Científica e TecnológicaCNPQ140832/2017-3[s.n.]Carvalho, Ruy de Quadros, 1953-Bagno, Raoni BarrosHorta, Luciana Harumi Hashiba MaestrelliNakagawa, Marcelo HiroshiVilha, Anapatricia MoralesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Política Científica e TecnológicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKitsuta, Carla de Mattos, 1972-20212021-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 294 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640827KITSUTA, Carla de Mattos. Engajamento corporativo com startups : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento. 2021. 1 recurso online ( 294 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640827. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161924Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-23T08:19:18Zoai::1161924Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-23T08:19:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Engajamento corporativo com startups : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento
Corporate-startup engagement : environment, innovation management capabilities, and engagement modes
title Engajamento corporativo com startups : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento
spellingShingle Engajamento corporativo com startups : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento
Kitsuta, Carla de Mattos, 1972-
Empreendedorismo
Inovações tecnológicas - Gestão
Cooperação
Tecnologia digital
Empresas novas
Entrepreneurship
Technological innovations - Management
Cooperation
Digital technology
New business enterprises
title_short Engajamento corporativo com startups : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento
title_full Engajamento corporativo com startups : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento
title_fullStr Engajamento corporativo com startups : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento
title_full_unstemmed Engajamento corporativo com startups : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento
title_sort Engajamento corporativo com startups : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento
author Kitsuta, Carla de Mattos, 1972-
author_facet Kitsuta, Carla de Mattos, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Ruy de Quadros, 1953-
Bagno, Raoni Barros
Horta, Luciana Harumi Hashiba Maestrelli
Nakagawa, Marcelo Hiroshi
Vilha, Anapatricia Morales
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Kitsuta, Carla de Mattos, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Inovações tecnológicas - Gestão
Cooperação
Tecnologia digital
Empresas novas
Entrepreneurship
Technological innovations - Management
Cooperation
Digital technology
New business enterprises
topic Empreendedorismo
Inovações tecnológicas - Gestão
Cooperação
Tecnologia digital
Empresas novas
Entrepreneurship
Technological innovations - Management
Cooperation
Digital technology
New business enterprises
description Orientador: Ruy de Quadros Carvalho
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640827
KITSUTA, Carla de Mattos. Engajamento corporativo com startups : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento. 2021. 1 recurso online ( 294 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640827. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640827
identifier_str_mv KITSUTA, Carla de Mattos. Engajamento corporativo com startups : ambiente de negócios, capacidades em gestão da inovação e modos de engajamento. 2021. 1 recurso online ( 294 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640827. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161924
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 294 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189170920292352