A formação continuada do professor de educação fisica : possibilitando praticas reflexivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Jose Augusto Victoria
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591150
Resumo: Orientador : Jorge Sergio Perez Gallardo
id UNICAMP-30_aee35a3e9cd9b6514d1a56a57830e5de
oai_identifier_str oai::222140
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A formação continuada do professor de educação fisica : possibilitando praticas reflexivasEducação físicaEducação física - Formação de professoresPesquisa-açãoOrientador : Jorge Sergio Perez GallardoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A formação profissional tem-se constituído em um processo de preparação e qualificação de indivíduos, para a atuação em áreas específicas do mercado de trabalho. A formação de professores de Educação Física tem acontecido, apenas em nível de graduação em Instituições de Ensino Superior e o seu processo histórico indica que ela tem-se fixado exclusivamente na técnica, no aprender a ensinar, em detrimento do pensar sobre o próprio pensamento, por isso o conceito formação continuada de professores de Educação Física, enquanto profissionais da educação, necessitou ser repensado. Para tanto, foi idealizada uma pesquisa-ação fundamentada em uma ação cooperativa e coletiva, partilhada entre iguais, cujo objetivo principal foi estabelecer uma prática reflexiva com pesquisas sobre o oficio de ensinar, tendo, como conseqüência, a autonomia profissional. O estudo foi desenvolvido, principalmente, por meio de reuniões semanais. Contudo, o espaço de desenvolvimento do mesmo não ficou limitado a uma sala de reuniões, eles tomaram uma abrangência maior, interagindo com as escolas e com a sociedade. No inicio do estudo, foram feitas avaliações diagnósticas para ser conhecido o nível de conceitos iniciais, práticos e teóricos, dos professores. A utilização dessa forma de capacitação, cujo sentido foi emancipatório, trouxe algumas implicações, pois a estrutura da aprendizagem deixou de ser causa-efeito, ou seja, ela não foi resultado direto do ensino. No processo cooperativo e de parceria acontecido, as interações geraram e agiram sobre o conhecimento no contexto escolar, pelo e para o profissional que o usa. Dessa forma, partiu-se de necessidades reais, pois a processo de contextualização é importante quando se busca a tomada de consciência do que é conhecimento do conhecimento, abrindo possibilidades para posicionamentos críticos e reconstrução de concepções ontológicas e epistemológicas. Ao agirem na busca.;Qe-"SOlução de problemas reais e concretos, os professores assumiram posturas e atitudes como intelectuais e com autonomia. Temos claro que formação profissional de professores de Educação Física precisa acontecer em todo.s os tempos do processo formal (antes/durante/depois) e como espaços de reflexão sobre o próprio trabalhoAbstract: The professional formation has built itself as a process of preparation and individual' s qualification for an activation in specific areas in the work market. The Physical Education teachers' formation has happened in undergraduate levels in ColIege Institutions and its historic process indicates that it has centered itself exclusively on the technique, on leaming and teaching rather than thinking about the thought, therefore the concept of Physical Education teacher's continued formation, as education professional, it needed to be thought again. Therefore, it was designed an action-research founded on a cooperative and colIective action, shared between equals, which main objective was to establish a reflexive practice on the teaching function, which consequence was the professional autonomy. The study was developed mainly by weekly sessions. Neverthless the space of development of the same did not remain limited to a meeting room, they encompass a larger scope, interacting with the schools and with the society. In the begining of the study were made diagnose evaluations to be known the teachers' initial conceptual, practical and theoreticallevel. The use of this form of qualification, which sense was emancipatory, brought some implications because the learning was not anymore a cause-effect structure, in other words, it was not a direct result of teaching. In the cooperative process and of the happened partnership, the interactions generated and acted on the knowledge in the school context, by and to the professional that uses it. This way it began from real necessities, and when acting on the problem solving, the teachers assumed postures and attitudes, as intelectuaIs and with autonomy. The contextualization is important when is searched conscious awareness of what is knowledge of knowledge, opens up possibilities for critical statements, reconstruction of onthologic and epistemologic concepts. We have clear that Physical Education teachers' professional formation needs to happen in alI the times of the formal process (before/duringlafter) and with reflexion spaces about their own workDoutoradoDoutor em Educação Física[s.n.]Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPalma, Jose Augusto Victoria20012002-04-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf96 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591150PALMA, Jose Augusto Victoria. A formação continuada do professor de educação fisica: possibilitando praticas reflexivas. 2001. 96 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591150. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/222140porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:28:17Zoai::222140Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:28:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada do professor de educação fisica : possibilitando praticas reflexivas
title A formação continuada do professor de educação fisica : possibilitando praticas reflexivas
spellingShingle A formação continuada do professor de educação fisica : possibilitando praticas reflexivas
Palma, Jose Augusto Victoria
Educação física
Educação física - Formação de professores
Pesquisa-ação
title_short A formação continuada do professor de educação fisica : possibilitando praticas reflexivas
title_full A formação continuada do professor de educação fisica : possibilitando praticas reflexivas
title_fullStr A formação continuada do professor de educação fisica : possibilitando praticas reflexivas
title_full_unstemmed A formação continuada do professor de educação fisica : possibilitando praticas reflexivas
title_sort A formação continuada do professor de educação fisica : possibilitando praticas reflexivas
author Palma, Jose Augusto Victoria
author_facet Palma, Jose Augusto Victoria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, Jose Augusto Victoria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação física - Formação de professores
Pesquisa-ação
topic Educação física
Educação física - Formação de professores
Pesquisa-ação
description Orientador : Jorge Sergio Perez Gallardo
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2002-04-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591150
PALMA, Jose Augusto Victoria. A formação continuada do professor de educação fisica: possibilitando praticas reflexivas. 2001. 96 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591150. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PALMA, Jose Augusto Victoria. A formação continuada do professor de educação fisica: possibilitando praticas reflexivas. 2001. 96 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591150. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/222140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
96 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188859446034432