Pedagogia da convivencia : Elza Freire - uma vida que faz educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spigolon, Nima Imaculada, 1971-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610476
Resumo: Orientador: Sonia Giubilei
id UNICAMP-30_aeece128b64b3128b89f0da8e13fb56a
oai_identifier_str oai::469651
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Pedagogia da convivencia : Elza Freire - uma vida que faz educaçãoCohabitation pedagogy : Elza Freire - a life that makes educationFreire, Elza, 1916-1986Freire, Paulo, 1921-1997Pedagogia da convivênciaEducação de adultosPalavra geradoraCohabitation pedagogyAdults literacyGenerating wordsOrientador: Sonia GiubileiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa traz a lume Elza Freire e expõe discussões e considerações sobre resultados da investigação científica, cujo objetivo principal foi identificar contribuições e demonstrar influências para a Educação Brasileira e, em particular a Educação de Adultos. Assim, por meio da análise de sua trajetória pessoal e profissional, compreendemos o contexto histórico, cultural e sócio-político com destaque à Recife. Considerando que para nós, Elza Freire se insere num escopo amplo de pesquisa, apresentamos o período compreendido entre 1916 a 1965. O trabalho assume outra dimensão a partir do casamento com Paulo Freire em 1944; sob esse aspecto do estudo, demonstramos a teoria formulada por nós, como Pedagogia da Convivência, onde teriam sido fundadas bases para o "método" desenvolvido e as "teorias" formuladas por Paulo Freire, possibilitando estruturação, fundamentação e consolidação das experiências com Adultos, o que nos remete à gênese dessa Educação no Brasil, com ênfase à participação de Elza como sistematizadora das palavras geradoras. Como metodologia, destaca-se o levantamento das diversas fontes de pesquisa incorporadas ao mapeamento bibliográfico, as descrições e análises dos manuscritos de Elza e, por fim a técnica da entrevista em narrativas. Os aportes da abordagem qualitativa foram utilizados e estruturados segundo uma lógica indutiva. Decidimos expor as décadas em ordem cronológica, utilizando fontes iconográficas inseridas ao texto para a composição histórica, o que possibilitou movimento e significado entre documentos, fatos e fragmentos, pois Elza é o sujeito que regula e configura as temporalidades da pesquisa. As considerações provisórias apontam para o surgimento de categorias "Elzanianas", acompanhadas de sua biografia, acreditamos encontrar em sua formação acadêmica e atuação profissional, informações que constituíram a educadora e intelectual, fundamentando sua prática político-pedagógica inovadora e vanguardista, cujo espírito crítico-solidário se consolidou e desdobrou em prol da humanidade; sobretudo, identificar a participação de Elza no pensamento e na práxis de Paulo Freire ao apreendermos seu legado para a Educação.Abstract: The present research brings Elza Freire to light and exposes the debates and considerations about the results of the scientific investigation, whose main objective was to identify her contribution and show her influence onto Brazilian Education and particularly to Adults Literacy. Hence, through the analysis of her personal and professional trajectory, the historical, cultural and socio-political context was sought to be understood. Considering that for us Elza Freire inserts herself in a topmost purpose, the period from 1916 to 1965 is shown in this dissertation. From her marriage to Paulo Freire in 1944, the search gets another dimension; under this aspect of the study, we demonstrate the theory formulated by us, like Cohabitation Pedagogy which were founded basis for the "method" developed and "theories" put by Paulo Freire, enabling structure, rationale and consolidation of experiences with adults, which brings us back to the genesis of Education in Brazil, with emphasis on the participation of Elza and systematizing generated words.As work methodology we adopted a survey of resources, including the bibliographic material to the description and analysis of the manuscripts made by Elza, using the contribution of qualitative approach and finally, the semi-organized interview techinique through narratives. . The contributions of the qualitative approach were used and structured in na inductive logic. We decided to arrange those decades in chronological order explaining the historical essay by using iconographic sources, which could enable movement and meaning between the facts and fragments, since Elza is the subject who sets and represents the transience of this research. Interim considerations point to the emergence of categories "Elzanianas' accompanied by her biography, we find in her academic and professional activities, information that formed the intellectual and educator, basing her pedagogicpolitical practice innovative and avant-garde, whose critically - solidarity consolidated and deployed in support of humanity, especially to identify Elza's participation in Paulo Freire's thoughts and practices apprehending her legacy to the Brazilian Education.MestradoAdministração e Supervisão EducacionalMestre em Educação[s.n.]Giubilei, Sonia, 1938-Mazza, DéboraRibeiro, Betania de Oliveira LaterzaCampos, Silmara deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSpigolon, Nima Imaculada, 1971-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf238 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610476SPIGOLON, Nima Imaculada. Pedagogia da convivencia: Elza Freire - uma vida que faz educação. 2009. 238 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610476. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469651porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:40:50Zoai::469651Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:40:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da convivencia : Elza Freire - uma vida que faz educação
Cohabitation pedagogy : Elza Freire - a life that makes education
title Pedagogia da convivencia : Elza Freire - uma vida que faz educação
spellingShingle Pedagogia da convivencia : Elza Freire - uma vida que faz educação
Spigolon, Nima Imaculada, 1971-
Freire, Elza, 1916-1986
Freire, Paulo, 1921-1997
Pedagogia da convivência
Educação de adultos
Palavra geradora
Cohabitation pedagogy
Adults literacy
Generating words
title_short Pedagogia da convivencia : Elza Freire - uma vida que faz educação
title_full Pedagogia da convivencia : Elza Freire - uma vida que faz educação
title_fullStr Pedagogia da convivencia : Elza Freire - uma vida que faz educação
title_full_unstemmed Pedagogia da convivencia : Elza Freire - uma vida que faz educação
title_sort Pedagogia da convivencia : Elza Freire - uma vida que faz educação
author Spigolon, Nima Imaculada, 1971-
author_facet Spigolon, Nima Imaculada, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giubilei, Sonia, 1938-
Mazza, Débora
Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
Campos, Silmara de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Spigolon, Nima Imaculada, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Elza, 1916-1986
Freire, Paulo, 1921-1997
Pedagogia da convivência
Educação de adultos
Palavra geradora
Cohabitation pedagogy
Adults literacy
Generating words
topic Freire, Elza, 1916-1986
Freire, Paulo, 1921-1997
Pedagogia da convivência
Educação de adultos
Palavra geradora
Cohabitation pedagogy
Adults literacy
Generating words
description Orientador: Sonia Giubilei
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610476
SPIGOLON, Nima Imaculada. Pedagogia da convivencia: Elza Freire - uma vida que faz educação. 2009. 238 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610476. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610476
identifier_str_mv SPIGOLON, Nima Imaculada. Pedagogia da convivencia: Elza Freire - uma vida que faz educação. 2009. 238 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610476. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469651
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
238 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138460160753664