Metapoesia e confluência genérica nos Amores de Ovídio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bem, Lucy Ana de, 1979-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616639
Resumo: Orientador: Paulo Sérgio de Vasconcellos
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spelling Metapoesia e confluência genérica nos Amores de OvídioMetapoetry and generic influxes in Ovid's LovesOvidio. AmoresPoesia elegíaca latinaGêneros literáriosMetalinguagemOvid - AmoresElegiac poetry, LatinLiterary formMetalanguageOrientador: Paulo Sérgio de VasconcellosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo desta tese é demonstrar como, nos Amores, Ovídio retomou e reelaborou matéria de diversas fontes para compor sua obra. Sêneca Velho, nas suas Controuersiae (em especial, II 2, 8), revela-nos os possíveis influxos da retórica escolar na obra do poeta. Em nossa análise, demonstramos que a retórica está presente como uma forma de estruturar certas elegias (como as suasoriae) e que também é uma ferramenta útil para nos ajudar a compreender a obra (sobretudo, a relação construída entre auctor/opus/lector). Indicamos a presença de elementos típicos de diversos gêneros como a épica, a comédia, a tragédia e mesmo a poesia jâmbica: Ovídio parece deixar claro que essa "presença" é um fator constitutivo de sua obra. A confluência genérica resultante dessas relações discursivas está mais evidente em poemas programáticos, de cunho metapoético (através do topos da recusatio, por exemplo), mas também não se ausenta por completo das demais elegias. No constructum elegíaco elaborado por Ovídio nos Amores, a persona de seu poetaamante discute poesia enquanto narra as aventuras amorosas com a persona da puella, que se identifica com a própria Elegia (cf. Am. III 1). Nesse sentido, Ovídio nos mostra que, em sua obra de estreia, seu protagonista vive em um universo discursivo construído na pluralidade, no qual experimentar amores (as relações amorosas) proporciona a composição dos Amores (as elegias de temática erótica)Abstract: The aim of this thesis is to show how, in Loves, Ovid retook and reworked material from several sources to constitute his work. Older Seneca, in his Controuersiae (specially in II 2, 8) reveals the possibility of some influxes from school rethoric on the Ovid's poetry. In our analysis, we indicated that rhetoric is present like a mean of structure some elegies (like suasoriae) and also like a useful tool that helps us to understand the whole work (mainly, the constructed relation among auctor/opus/lector). We also demonstrate the presence of tipicals elements from other genres like epic, commedy, tragedy and even iambic poetry: Ovid seems to reveal that this "presence" is a factor that openly constitute his poetic labour. The generic confluence that results from these discursives relationships is more manifest in programmatic poems, with metapoetical character (through the topos of recusatio, for exemple), but is not missing at all from the others elegies. In this discursive elegiac constructum elaborated by Ovid in the Amores, the poet-lover persona considers about poetry while tell us about his amorous adventures with the puella persona who identify herserf with Elegy (cf. Am. III 1). In this sense, Ovid show us that, in his first work, his protagonist lives in a discursive world based on plurality, in wich experiences in loves (relationships) provides the composition of The Loves (Latin erotic elegy)DoutoradoLingüísticaDoutor em Linguística[s.n.]Vasconcellos, Paulo Sérgio de, 1959-Martins, PauloCesila, Robson TadeuCardoso, Isabella TardinPrata, PatriciaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBem, Lucy Ana de, 1979-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf391 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616639BEM, Lucy Ana de. Metapoesia e confluência genérica nos Amores de Ovídio. 2011. 391 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616639. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/838450porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:27:23Zoai::838450Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:27:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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