Estilos de aprendizagem em universitarios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588328
Resumo: Orientador: Acacia Aparecida Angeli dos Santos
id UNICAMP-30_affdd861a79d51360cfe8a7e8fc292b8
oai_identifier_str oai::184512
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estilos de aprendizagem em universitariosEstudantes universitáriosAprendizagemPsicologia educacionalOrientador: Acacia Aparecida Angeli dos SantosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Estilos de aprendizagem relacionam-se à maneira pela qual as pessoas interagem com as condições de aprendizagem, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos, riscos e ambientais que podem favorecer o processamento de informações. Esta pesquisa teve como principais objetivos: 1) adaptar e validar o instrumento ¿Inventário de Estilo de Aprendizagem¿ de Kolb (1993) para a população-alvo de estudantes universitários brasileiros; 2) verificar se há predominância de algum estilo de aprendizagem preferencial na aprendizagem, por área de conhecimento; 3) identificar a relação entre os estilos de aprendizagem e as variáveis gênero, idade, semestres agrupados, região do Brasil e tipo de instituigão. Os dados foram coletados utilizando-se o Inventário de Estilo de Aprendizagem de Kolb (1993) e os infcrmantes constituíram-se de 2.552 estudantes universitários de vários estados das cinco regiões do Brasil, contemplando cursos das oito áreas do conhecimento. A validação de definição do instrumento foi realizada a partir da concordância elevada de 30 juízes/psicólogos quanto à classificação dos estilos de aprendizagem. Na análise estatística dos dados, as diferenças significativas indicam que há predomínio do estilo de aprendizagem assimilador em todas as áreas do conhecimento, referindo-se a pessoas que aprendem basicamente por observação reflexiva e conceituação abstracta. Quanto à relação entre as variáveis observadas, verificou-se que os estilos de aprendizagem apresentaram diferenças, estatisticamente significantes, entre as faixas etárias, o agrupamento de semestres, a região e as áreas do conhecimento e não apresentaram diferenças relacionadas ao gênero e ao tipo de instituição. Pode-se concluir que o estilo assimilador, predominante nos universitários pesquisados, mantém-se estável em todos os semestres e áreas, havendo necessidade de outras pesquisas para a validação do instrumento, tendo em vista que já dispõe de validação de definição. Sugere-se a realização de novos estudos para ampliação do conhecimento sobre a temáticaAbstract: Learning styles describe the way people interact with learning conditions as they include cognitive, affective, physical and environmental aspects which can support information processing. The most important aims of the present research was: 1) to adapt and validate Kolb¿s Learning Style Inventory for the examined population, of Brazilian undergraduates; 2) to verify if there is a predominant preferential learning style according to different fields of knowledge; 3) to identify the relationship between learning styles and the variables gender, age, grouped semester, regions of Brazil and type of institution . Data was collected through Kolb¿s Learning Style Inventory. Informants were 2552 undergraduates of several states of Brazil's five regions, and from the eight classified fields of knowledge. Thirty psychologists participated as judges in the definition validation of the instrument and their concordance concerning learning style classification was quite high. Statistical analysis of data, for significant differences indicated that the assimilator learning style predominated in the six different fields of knowledge, refemng to people who leam basically through reflexive observation and abstract conceptualization. As to the relationship between the observed variables, it was found that the learning styles show statistically relevant differences regarding age groups, grouped semesters, regions of Brazil and the fields of knowledge, but did not show any difference in relation to gender and type of institution. We conclude therefore that the assimilator learning style, predominant in this groups of undergraduates, maintains itself stable throughout the semesters and fields of knowledge. Vaiidity of definition of the instrument was obtained, but further researches are needed to validate the instrument. We suggest new researches into the subject in order to broaden our knowledge on the subjectDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Santos, Acácia Aparecida Angeli dos, 1949-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCerqueira, Teresa Cristina Siqueira20002000-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf155p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588328CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. Estilos de aprendizagem em universitarios. 2000. 155p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588328. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/184512porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T18:04:28Zoai::184512Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T18:04:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de aprendizagem em universitarios
title Estilos de aprendizagem em universitarios
spellingShingle Estilos de aprendizagem em universitarios
Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Estudantes universitários
Aprendizagem
Psicologia educacional
title_short Estilos de aprendizagem em universitarios
title_full Estilos de aprendizagem em universitarios
title_fullStr Estilos de aprendizagem em universitarios
title_full_unstemmed Estilos de aprendizagem em universitarios
title_sort Estilos de aprendizagem em universitarios
author Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
author_facet Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Acácia Aparecida Angeli dos, 1949-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Aprendizagem
Psicologia educacional
topic Estudantes universitários
Aprendizagem
Psicologia educacional
description Orientador: Acacia Aparecida Angeli dos Santos
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588328
CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. Estilos de aprendizagem em universitarios. 2000. 155p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588328. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. Estilos de aprendizagem em universitarios. 2000. 155p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588328. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/184512
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
155p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138345781035008