Modelagem e análise de sistemas de controle em diferenciais eletrônicos para veículos híbridos e elétricos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638867 |
Resumo: | Orientador: Ludmila Corrêa de Alkmin e Silva |
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Modelagem e análise de sistemas de controle em diferenciais eletrônicos para veículos híbridos e elétricosModeling and analysis of control systems in electronic differentials for hybrid and electric vehiclesVeículos elétricos híbridosVeículos elétricosLógica fuzzyControleVeículos a motor - DinâmicaHybrid electric vehiclesElectric vehiclesFuzzy logicControlVehicles - DynamicOrientador: Ludmila Corrêa de Alkmin e SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Neste trabalho foi desenvolvido um controle baseado em lógica fuzzy para veículos elétricos híbridos e veículos elétricos, com o objetivo controlar a trajetória, a guinada e a velocidade do veículo. Os parâmetros do controle fuzzy foram definidos por dois processos de otimização, baseados no método do algoritmo genético. No primeiro processo, os pesos de todas as possíveis regras são otimizados e posteriormente as regras são selecionadas pelo valor de seus pesos. No segundo processo é feita uma nova otimização para as regras selecionadas. O controle obtido pelas otimizações foi implementado em um modelo de um veículo elétrico híbrido e em um modelo de um veículo elétrico. Notou-se que o controle foi capaz de corrigir a trajetória do veículo e também verificou-se a robustez do controlador para a variação da posição do centro de massa, das bitolas dianteira e traseira e do entre eixo do veículo. Por fim, o controle foi implementado em um microcontrolador Atmel 328p e foi realizada uma simulação hardware-in-the-loop para ser validado. Observou-se que o microcontrolador consegue corrigir a trajetória do veículo, com uma taxa de atuação de aproximadamente 0,1 segundosAbstract: In this work, a fuzzy logic-based control for hybrid electric vehicles and electric vehicles have been developed. The controller aims to control the trajectory, yaw, and speed of the vehicle. Two optimization processes, based on the genetic algorithm method, defined the fuzzy control parameters. In the first process, the weights of all possible rules are optimized and then the rules are selected by the value of their weights. In the second process, a new optimization is performed for the selected rules. The control obtained by the optimizations was implemented in a hybrid electric vehicle model and an electric vehicle model. The controller was efficient and it was able to correct the trajectory of the vehicle. The control was also robust to variations of the vehicle's gravity center position, the front track, the rear track, and the wheelbase of the vehicle. Finally, the control was implemented on an Atmel microcontroller 328p and a hardware-in-the-loop simulation was performed to validated it. The microcontroller was able to correct the trajectory of the vehicle, with an actuation rate of approximately 0.1 secondsMestradoMecânica de Sólidos e Projeto MecânicoMestre em Engenharia MecânicaFUNCAP519.292-1[s.n.]Silva, Ludmila Corrêa de Alkmin e, 1981-Daniel, Gregory BregionCorrêa, Fernanda CristinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Fabrício Leonardo, 1993-20202020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638867SILVA, Fabrício Leonardo. Modelagem e análise de sistemas de controle em diferenciais eletrônicos para veículos híbridos e elétricos. 2020. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638867. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128819Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-10T08:46:50Zoai::1128819Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-10T08:46:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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