Para além do espetáculo : o trabalho de atores de teatro em Salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jefferson Dantas, 1988-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639603
Resumo: Orientador: Liliana Rolfsen Petrilli Segnini
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spelling Para além do espetáculo : o trabalho de atores de teatro em SalvadorBeyond the spectacle : the work of theater actors in SalvadorArteTrabalhoAtoresPrivatizaçãoSociologia industrialPolíticas públicasArtWorkActorsPrivatizationIndustrial sociologyPublic policyOrientador: Liliana Rolfsen Petrilli SegniniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta tese versa sobre diferentes experiências profissionais de atores de teatro e ações mobilizadas, individual e/ou coletivamente, em vista do reconhecimento profissional no contexto de privatização da cultura em Salvador. O estudo mostra ainda o desenvolvimento da cidade e a constituição de sua cena teatral, salientando a passagem de uma cidade pacata para creative city. O estudo especifica o trabalho do ator de teatro para além dos palcos, mostra o trajeto sinuoso entre sujeitos e instituições para a realização dos espetáculos, a exemplo, de seus pares, diretores, produtores, técnicos do espetáculo, agentes do mercado e agentes públicos representantes de burocracias estatais no âmbito da economia criativa. Aborda ainda as desigualdades operadas pelos marcadores sociais da diferença no ambiente artístico. A metodologia é composta por um exame das políticas públicas, nacional e local, que atingem o trabalho artístico, observações e entrevistas com os atores. A análise desses dados e narrativas mescla as Sociologias do Trabalho e da Cultura. A pesquisa revela que a privatização da cultura redefine a produção teatral e o trabalho do ator não só no sentido estético, ao exigir um certo tipo de espetáculo com linguagem acessível, mas também no comportamento na aquisição de um repertório burocrático. Este processo, não raro, causa sofrimento nos artistas e encontra resistência. Mesmo envolvidos noutras atividades laborais, não desistem, porque se sentem como portadores de uma mensagem, alguns se sentem censurados. A dor e o risco são suportados pela possibilidade de ganhos elevados e/ou da consagração, essa esperança é ainda alimentada pelo sucesso de uma geração anterior de atores soteropolitanos no cenário nacional que tornou a ideia de sucesso menos remota no imaginário dos atores e, assim, tem fornecido a "base do encantamento ideológico do trabalho artístico". Essa esperança junto à necessidade de comunicar funciona como combustível de sua resistência. Esse coquetel de sentimentos é que torna a crise existencial uma realidade para esses artistas. De um lado um intenso desconforto com as condições de trabalho, do outro lado a fidelidade a sua arte, uma condição ambivalente, estes profissionais experimentam simultaneamente a imaginação, a autoexpressão e a exploraçãoAbstract: The aim of the thesis is to analyze different professional experiences of theater actors and the strategies they mobilize, individually and / or collectively, in view of professional recognition in the context of the privatization of culture in Salvador. The study also shows the development of the city and the constitution of its theatrical scene, highlighting the transition from a quiet city to creative city. The study specifies the labor of the theater actor beyond the stages, shows the winding path between subjects and institutions to perform the shows, for example, their peers, directors, producers, show technicians, market agents and public agents representing of state bureaucracies within the creative economy. It also addresses the inequalities operated by the social markers of difference in the artistic labor market. The methodology consists of an examination of public, national and local policies on artistic labor, observations and interviews with the actors. The analysis of these data and narratives was made from the mix of Sociologies of Labor and Culture. The research reveals that the privatization of culture redefines the theatrical production and the actor's work not only aesthetically, by requiring a certain kind of spectacle with accessible language, but also behaviorally in the acquisition of a bureaucratic repertoire. This process often causes pain in artists and meets resistance. Even engaged in other work activities, they do not give up, because they feel messengers, some even speak of vocation and feel censured, in addition to the pain and risk are borne by the hope of high gains and / or consecration. This hope is further fueled by the success of an earlier generation of soteropolitan actors on the national scene that has made the idea of success less remote in the minds of actors and thus has provided the "basis for the ideological enchantment of artistic work". This hope along with the need to communicate works as a fuel for your resistance. It is this cocktail of feelings that makes the existential crisis a reality for these artists. On the one hand intense discomfort with working conditions, on the other hand fidelity to their art, an ambivalent condition, these professionals experience imagination, self-expression and exploration at the same timeDoutoradoCiências SociaisDoutor em Ciências SociaisCNPQ14067920162[s.n.]Segnini, Liliana Rolfsen Petrilli, 1949-Araújo, Angela Maria CarneiroSilva, Daniela Moura BezerraPina, Marcos Roberto MarianoDantas, MarceloUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Jefferson Dantas, 1988-20202020-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 217 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639603SANTOS, Jefferson Dantas. Para além do espetáculo: o trabalho de atores de teatro em Salvador. 2020. 1 recurso online ( 217 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639603. 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