Paralisia cerebral : atividades ludicas e processos desenvolvimentais em ambiente hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Celina Aguilar
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607087
Resumo: Orientador: Edison Duarte
id UNICAMP-30_b122a0d0c1c7f41fa19bed3a53e7da62
oai_identifier_str oai::424715
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Paralisia cerebral : atividades ludicas e processos desenvolvimentais em ambiente hospitalarCerebral palsy : ludic activities and developmental processes in hospital contextParalisia cerebralBrincarCrianças - DesenvolvimentoRelações interpessoaisCerebral palsyPlayChild developmentInterpessonal relationsOrientador: Edison DuarteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O potencial desenvolvimental de um ambiente ¿ na perspectiva ecológica de Urie Bronfenbrenner (2002) ¿ aumenta na medida em que o meio físico e social encontrado permite e motiva o indivíduo a engajar-se em atividades, padrões de interação recíproca e relacionamentos diádicos progressivamente mais complexos com as outras pessoas daquele ambiente¿. A lesão encefálica na paralisia cerebral (PC) - expressa em padrões anormais da postura e do movimento - pode gerar dificuldades relacionais que, por sua vez, podem ter efeitos mais comprometedores que o limite orgânico em si. A partir dessas reflexões, nasceu o ¿Espaço Jardim Oficina¿ ¿ nosso ambiente de atividades ¿ situado na ¿sala de espera¿ da Fisioterapia Neurológica Infantil do Hospital das Clínicas da UNICAMP. O objetivo do estudo foi verificar a influência potencial de atividades lúdicas, realizadas no contexto hospitalar, sobre os processos desenvolvimentais de crianças com PC, a partir da análise dos elementos do microssistema (atividades, papéis e relações interpessoais) de Urie Bronfenbrenner. Partindo de uma abordagem qualitativa, caracterizamos a pesquisa como um estudo de caso interpretativo. Quatro crianças com PC e suas mães foram selecionadas como sujeitos de pesquisa. O critério de escolha foi: diagnóstico de PC, assiduidade ao atendimento fisioterápico e concordância em participar de todas as etapas da pesquisa. Os instrumentos de pesquisa foram: observação participante (durante um período de dez meses) e entrevista semi-estruturada. A análise dos dados revelou uma mudança positiva na atitude de mães e crianças com relação ao ambiente. A participação crescente em atividades conjuntas, o estabelecimento de vínculos significativos e padrões de comportamento caracterizados pela motivação e satisfação em participar, demonstraram a influência benéfica da ¿transformação¿ (física e social) ocorrida no ambiente hospitalar, confirmando, assim, as hipóteses de Urie BronfenbrennerAbstract: The developmental potential of a setting ¿ in the ecological perspective of Urie Bronfenbrenner - is enhanced to the extent that the physical and social environment found in the setting enables and motivates the developing person to engage in progressively more complex activities, patterns of reciprocal interaction, and primary dyadic relationships with others in that setting. The brain damage in the cerebral palsy (CP) ¿ expressed by disorder of movement and posture ¿ may generate relationship limitations. In this context, we have started this research that occurred in the ¿waiting room¿ of the pediatric neurological physical therapy at UNICAMP (University Hospital). The objective was verify the potential influence of ludic activities done in the hospital context on developmental processes of children with cerebral palsy (CP), from analysis of microsystem elements (activities, roles, and interpersonal relations) of Urie Bronfenbrenner. From a qualitative approach, we have characterized the research as an interpretative case study. Four children with CP and their mothers participated in this research. The chosen criterion was the diagnostic of CP, the attendance of the therapy and the agreement to participate. The research tools were: participant observation and semi-structured interviews with the mothers. The data analysis revealed a positive change on the attitude of the mothers and children related to the environment. The growing participation in group activities, the establishment of meaningful bonds and behavior patterns characterized by the motivation and satisfaction in participating, have demonstrated the beneficial influence on the ¿transformation¿ (physical and social) occurred in the hospital environmentMestradoAtividade Física, Adaptação e SaúdeMestre em Educação Física[s.n.]Duarte, Edison, 1955-Caiado, Katia Regina MorenoGorla, José IrineuUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Celina Aguilar20082008-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607087GOMES, Celina Aguilar. Paralisia cerebral: atividades ludicas e processos desenvolvimentais em ambiente hospitalar. 2008. 122p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607087. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/424715porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:11:35Zoai::424715Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:11:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Paralisia cerebral : atividades ludicas e processos desenvolvimentais em ambiente hospitalar
Cerebral palsy : ludic activities and developmental processes in hospital context
title Paralisia cerebral : atividades ludicas e processos desenvolvimentais em ambiente hospitalar
spellingShingle Paralisia cerebral : atividades ludicas e processos desenvolvimentais em ambiente hospitalar
Gomes, Celina Aguilar
Paralisia cerebral
Brincar
Crianças - Desenvolvimento
Relações interpessoais
Cerebral palsy
Play
Child development
Interpessonal relations
title_short Paralisia cerebral : atividades ludicas e processos desenvolvimentais em ambiente hospitalar
title_full Paralisia cerebral : atividades ludicas e processos desenvolvimentais em ambiente hospitalar
title_fullStr Paralisia cerebral : atividades ludicas e processos desenvolvimentais em ambiente hospitalar
title_full_unstemmed Paralisia cerebral : atividades ludicas e processos desenvolvimentais em ambiente hospitalar
title_sort Paralisia cerebral : atividades ludicas e processos desenvolvimentais em ambiente hospitalar
author Gomes, Celina Aguilar
author_facet Gomes, Celina Aguilar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Edison, 1955-
Caiado, Katia Regina Moreno
Gorla, José Irineu
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Celina Aguilar
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia cerebral
Brincar
Crianças - Desenvolvimento
Relações interpessoais
Cerebral palsy
Play
Child development
Interpessonal relations
topic Paralisia cerebral
Brincar
Crianças - Desenvolvimento
Relações interpessoais
Cerebral palsy
Play
Child development
Interpessonal relations
description Orientador: Edison Duarte
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-03-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607087
GOMES, Celina Aguilar. Paralisia cerebral: atividades ludicas e processos desenvolvimentais em ambiente hospitalar. 2008. 122p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607087. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GOMES, Celina Aguilar. Paralisia cerebral: atividades ludicas e processos desenvolvimentais em ambiente hospitalar. 2008. 122p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607087. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/424715
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
122p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1822247883367251968