Dinamica não linear e controle de uma aeronave em voo longitudinal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605874 |
Resumo: | Orientadores: Jose Manoel Balthazar, Paulo R. G. Kurka |
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Dinamica não linear e controle de uma aeronave em voo longitudinalNon linear dynamics and control of an aircraft in longitudinal flightDinâmicaAerodinâmicaTurbulênciaTuneis aerodinamicosTeorias não-linearesDinâmica dos corpos rigidosLongitudinal non linear flight dynamicsAerodynamicsTurbulenceVirtual wind tunnelNonlinear theoriesRigid dynamicsLinear optimal controlBifurcational analysisOrientadores: Jose Manoel Balthazar, Paulo R. G. KurkaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: Neste trabalho analisou-se a dinâmica não linear de uma aeronave em vôo longitudinal. Efetuou-se a análise do comportamento bifurcacional da aeronave F-8 ¿Cruzader¿. Na análise bifurcacional foi estudado o comportamento topológico desta aeronave tomando-se dois parâmetros de controle: a deflexão do profundor e a alteração da massa da referida aeronave. Ante a pesquisa desenvolvida, foi proposto um projeto de controle linear ótimo com o objetivo de estabilizar as oscilações do ângulo de ataque, considerando-se regiões criticas do comportamento não linear da aeronave. Adicionalmente, incluiu-se no modelo matemático a variação da velocidade longitudinal da aeronave, visto tratar-se de simulações numéricas em um túnel de vento virtualAbstract: In this work it was analyzed the non linear dynamic of an aircraft taken onto longitudinal flight. It was done analysis of the bifurcacional behavior of the aircraft F-8 ¿Cruzader¿. In the bifurcational analysis was studied the topological behavior of this aircraft taken into account two parameters of control: the deflection of the elevator and the alteration of the mass of the related aircraft. In the face of the developed research, an optimum linear control project was proposed with the objective of stabilizing the oscillations of the angle-of-attack. Additionally, the variation of the longitudinal speed of the aircraft was included in the mathematic model in order to simulate the oscillatory movement of the aircraft considered, in a tunnel of virtual windDoutoradoMateriais e Processos de FabricaçãoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Balthazar, Jose ManoelKurka, Paulo Roberto Gardel, 1958-Meirelles, Pablo SiqueiraHermini, Helder AnibalRafikov, MaratDantas, Marcio Jose HortaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Danilo Carlos20072007-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf271p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605874PEREIRA, Danilo Carlos. Dinamica não linear e controle de uma aeronave em voo longitudinal. 2007. 271p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605874. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/411748porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:00:28Zoai::411748Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:00:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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