O lugar da educação na filosofia de Espinosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernando Bonadia de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606685
Resumo: Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
id UNICAMP-30_b1a88b8beb9715c4d350fbe55a25584a
oai_identifier_str oai::421189
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O lugar da educação na filosofia de EspinosaThe place of the education in the Espinosa's philosophySpinoza, Benedictus de, 1632-1677EducaçãoEducação - FilosofiaEducationPhilosophy of educationOrientador: Silvio Donizetti de Oliveira GalloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho pretende dar a conhecer quais são os lugares que o tema ¿educação¿ ocupa no pensamento do filósofo holandês moderno Bento de Espinosa (1632-1677). Através de uma pesquisa bibliográfico-analítica, engendrou-se uma leitura pedagógica da obra espinosana que não a concebe como fonte de fundamentos que possam servir de base para teorias pedagógicas, mas como território a ser conhecido desde a Pedagogia. Sendo que esta tarefa exigiu, previamente, a compreensão de como o espinosismo estava colocado na história, o primeiro capítulo dedica-se a mostrar as origens histórico-filosóficas do pensamento de Espinosa a partir de sua consideração da filosofia de René Descartes (1596-1650). Caracterizando a filosofia da educação cartesiana ¿ do ponto de vista epistemológico e metafísico ¿ como aquela que se funda, por meio do cogito ergo sum, em ¿primeira pessoa¿, define-se a posição filosófico-educacional de Espinosa como aquela que parte da idéia verdadeira de Deus e afirma o pensamento humano em ¿terceira pessoa¿, através do enunciado homo cogitat. Após este percurso inicial, leva-se a exame, no segundo capítulo, a presença da educação nos escritos de Espinosa. São consideradas, a esta altura, as seguintes obras: Tratado da Emenda do Intelecto, Breve Tratado, Princípios da Filosofia Cartesiana, Tratado Teológico-Político, Tratado Político e Compêndio de Gramática Hebraica. Mostrando em que medida a educação aí se faz presente, realiza-se, no terceiro capítulo, um estudo da educação exclusivamente na Ética, o livro central do filósofo holandês. O estudo chega à conclusão de que a educação perpassa todas as obras deste filósofo, atingindo sua mais detalhada e profunda expressão nesta última. Conclui-se, em termos gerais, que a educação presente no pensamento de Espinosa se revela como meio para a constituição do homem livre, isto é, aquele que vive pela condução de sua própria razão. Finalmente, este estudo apresenta três apêndices que envolvem, respectivamente, considerações sobre o léxico educacional de Espinosa, um mapa da presença do nome educatio e do verbo educare no corpus spinozanum e uma lista descritiva dos trabalhos encontrados até o ano de 2008 que têm por objetivo relacionar a filosofia de Espinosa com a educaçãoAbstract: This work intents to evidence which places the theme "education" takes place on Bento de Espinosa¿s philosophical thought. Throughout a bibliographic-analytic research, a pedagogical reading of espinosian work happens, which does not conceives it as a source of fundaments that could be used as a pedagogical theory base, but as a ground to be known from the Pedagogy. This task demanded, previously, a comprehension on how espinosism was placed on history; the first chapter works on showing the historical-philosophical sources of Espinosa¿s thoughts, from his consideration on René Descartes (1586 ¿ 1650). Characterizing Cartesian education philosophy ¿ from the epistemological and metaphysical point of view ¿ as one which bases itself on "fist person" (cogito ergo sum), we define the position of Espinosa¿s education-philosophical as the one which goes from the truth idea of God to a affirmation of the human though on the "third person", through the homo cogitate expression. After this initial trajectory, we take into account, on second chapter, the presence of the education on Espinosa¿s work. The following works are considered on this point: On the Improvement of the Understanding, Short Treatise, Principles of Cartesian Philosophy, A Theologico-Political Treatise, A Political Treatise and Compendium of the Grammar of the Hebrew Language. Showing how the education is presented, we accomplish, on third chapter, an exclusively education study on Ethics. The study concludes that education passes by all the works of this philosopher, going to its deepest and most specifying consideration on Ethics. We conclude, generality, that the education presented on Espinosa¿s thought revels itself, as a way for the creation of the free man, that is, the one who lives from his own reason conduction. Finally, this work presents three appendixes that include, respectively, considerations about Espinosa¿s educational lexicon, a map with the presence of the noun educatio and the verb educare on corpus espinosanum and a descriptive list of the woks found up to 2008, which the objective is to relate Espinosa¿s philosophy with educationMestradoHistória, Filosofia e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-Santiago, HomeroRodrigo, Lidia MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Fernando Bonadia de20082008-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf115 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606685OLIVEIRA, Fernando Bonadia de. O lugar da educação na filosofia de Espinosa. 2008. 115 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606685. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421189porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:07:50Zoai::421189Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:07:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da educação na filosofia de Espinosa
The place of the education in the Espinosa's philosophy
title O lugar da educação na filosofia de Espinosa
spellingShingle O lugar da educação na filosofia de Espinosa
Oliveira, Fernando Bonadia de
Spinoza, Benedictus de, 1632-1677
Educação
Educação - Filosofia
Education
Philosophy of education
title_short O lugar da educação na filosofia de Espinosa
title_full O lugar da educação na filosofia de Espinosa
title_fullStr O lugar da educação na filosofia de Espinosa
title_full_unstemmed O lugar da educação na filosofia de Espinosa
title_sort O lugar da educação na filosofia de Espinosa
author Oliveira, Fernando Bonadia de
author_facet Oliveira, Fernando Bonadia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Santiago, Homero
Rodrigo, Lidia Maria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fernando Bonadia de
dc.subject.por.fl_str_mv Spinoza, Benedictus de, 1632-1677
Educação
Educação - Filosofia
Education
Philosophy of education
topic Spinoza, Benedictus de, 1632-1677
Educação
Educação - Filosofia
Education
Philosophy of education
description Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606685
OLIVEIRA, Fernando Bonadia de. O lugar da educação na filosofia de Espinosa. 2008. 115 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606685. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OLIVEIRA, Fernando Bonadia de. O lugar da educação na filosofia de Espinosa. 2008. 115 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606685. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
115 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188981257011200