A composição e o corpo cênico : um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbrida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Gustavo Antonio Valezi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619054
Resumo: Orientadores: Verônica Fabrini Machado de Almeida, Holly Elizabeth Cavrell
id UNICAMP-30_b1cda7143c21a9e53b205e1a51698e36
oai_identifier_str oai::895587
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A composição e o corpo cênico : um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbridaComposition and the performing body : a study of the performing body in hybrid scene compositionDançaTeatroCorpo - ComposiçãoDanceTheaterBody compositionOrientadores: Verônica Fabrini Machado de Almeida, Holly Elizabeth CavrellDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa realiza uma análise reflexiva sobre a construção poética da movimentação corporal dentro de uma "cena híbrida", esta entendida como uma cena que busca integrar diferentes linguagens artísticas. O estudo contempla três frentes sequenciais: a primeira, um estudo teórico a partir da investigação sobre a vida e a obra dos artistas Vsevolod Meyerhold, Rudolf Von Laban, Kurt Jooss e Doris Humphrey - que desenvolveram estudos sobre a poética da movimentação do corpo em cena. O diálogo com os quatro artistas se deve à necessidade artística comum de problematizar o corpo em cena, compondo com as demais linguagens e movidos pelo contexto de sua época. Vsevolod Meyerhold (Rússia) por recuperar a teatralidade da cena como um todo e pelo conceito de trabalho corporal apoiado na precisão biomecânica do movimento. Rudolf Von Laban (Alemanha) pelo estudo minucioso sobre as qualidades do movimento, seus significados e seu desenvolvimento no espaço, os quais Kurt Jooss, seu discípulo, herda e compõe o paradigmático balé com tema político, A mesa verde. Doris Humphrey (Estados Unidos) também foi inovadora em relação à arte de seus antecessores ao buscar, no corpo dos seus bailarinos, uma movimentação legítima que pudesse responder às questões do seu local e de sua época, assim como incorpora na dança a noção estrutural de composição para organização da cena. A partir desta noção, surge a segunda frente da pesquisa: A investigação se desenvolve sobre os princípios gerais da composição, e referentes a cada uma das linguagens expressivas escolhidas (teatro, dança, narração, música e iluminação) e sobre sua aplicação em uma cena híbrida. Para desenvolver o conceito de composição em outras linguagens expressivas, foram estudados compositores como Schoenberg na música, Humphrey na dança, Horst em ambos e Williams no design gráfico. E, por fim, a terceira frente de caráter práxico, desenvolvida concomitantemente com as outras duas, onde foram levantadas cenas da História do Soldado (1918), de Igor Stravinsky e C.F. Ramuz, com a finalidade de problematizar e entender a composição e o desenvolvimento corporal e composicional em uma cena híbrida pelo viés do intérprete que compõe de dentro da cenaAbstract: This research develops a reflexive analysis of the poetic construction of the body's movement within a "hybrid composition", understood as a scene that is composed from different artistic languages. It contains three sequential parts: The first part, a theoretical study of the life and work of Vsevolod Meyerhold, Rudolf Von Laban, Kurt Jooss and Doris Humphrey - all of whom developed studies of poetical construction of body movement. The dialog with these four artists comes from a need to reflect about the body within the scene, composing with other languages and inspired by the context of their time. Vsevolod Meyerhold (Russia) for the recovery of the theatricality of the scene as a whole, and for the concept of a body training as supported by the biomechanical precision of the movement. Rudolf Von Laban (Germany) for the thorough study about the qualities of movement, their meanings and development in space, which Kurt Jooss, his disciple, inherited and composed the paradigmatic ballet with a political subject, The Green Table. Doris Humphrey (United States) is also innovative in relation to the art of her predecessors when she searches for original movements from her dancers that would seek to address the issues of their times in addition to incorporating the notion of composition as the organizing factor in structuring dance. From this notion, the second part of the research arises: An investigation into the general principles of composition, related to each one of the chosen expressive languages (theater, dance, narration, music and lighting) and how this is applied in a hybrid scene. To develop composition in relation to other expressive languages, other kinds of composers were studied, such as Schoenberg in music, Humphrey in dance, Horst in both and Williams in graphic design. And, at last, the research's praxical third part, concomitantly developed with the other two, where scenes from Igor Stravinsky and C.F. Ramuz's, A Soldier's Tale were selected, so that a hybrid scene's body and compositional development were investigated and understood from the point of view of the performer who composes from inside the sceneMestradoMestre em Artes da Cena[s.n.]Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-Silva, Eduardo OsorioGatti, DanielaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVeloso, Gustavo Antonio Valezi2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed177 p. : il. + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619054VELOSO, Gustavo Antonio Valezi. A composição e o corpo cênico: um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbrida. 2012. 177 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619054. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895587https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895587porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-08T16:14:18Zoai::895587Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-08T16:14:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A composição e o corpo cênico : um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbrida
Composition and the performing body : a study of the performing body in hybrid scene composition
title A composição e o corpo cênico : um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbrida
spellingShingle A composição e o corpo cênico : um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbrida
Veloso, Gustavo Antonio Valezi
Dança
Teatro
Corpo - Composição
Dance
Theater
Body composition
title_short A composição e o corpo cênico : um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbrida
title_full A composição e o corpo cênico : um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbrida
title_fullStr A composição e o corpo cênico : um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbrida
title_full_unstemmed A composição e o corpo cênico : um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbrida
title_sort A composição e o corpo cênico : um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbrida
author Veloso, Gustavo Antonio Valezi
author_facet Veloso, Gustavo Antonio Valezi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-
Silva, Eduardo Osorio
Gatti, Daniela
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Gustavo Antonio Valezi
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Teatro
Corpo - Composição
Dance
Theater
Body composition
topic Dança
Teatro
Corpo - Composição
Dance
Theater
Body composition
description Orientadores: Verônica Fabrini Machado de Almeida, Holly Elizabeth Cavrell
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619054
VELOSO, Gustavo Antonio Valezi. A composição e o corpo cênico: um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbrida. 2012. 177 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619054. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619054
identifier_str_mv VELOSO, Gustavo Antonio Valezi. A composição e o corpo cênico: um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbrida. 2012. 177 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619054. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895587
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895587
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed
177 p. : il. + 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138504201994240