A perspectiva de uma ciência sem erros na constituição da Física como disciplina escolar : um estudo no contexto do IFSP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, João Henrique Cândido de, 1987-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/41
Resumo: Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
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spelling A perspectiva de uma ciência sem erros na constituição da Física como disciplina escolar : um estudo no contexto do IFSPThe perspective of a science without errors in the constitution of Physics as a school subject : a study in the context of IFSPInstituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São PauloDisciplina escolarLicenciatura - FísicaConhecimento escolarFísica (Ensino médio)Federal Institute of Education, Science and Technology of São PauloSchool disciplineDegree in PhysicsSchool knowledgePhysics (High school)Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos RosaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Inspirados principalmente em trabalhos de Ivor Goodson e Gaston Bachelard, elaboramos um quadro teórico para compreender a natureza da disciplina escolar Física e os movimentos que levam a sua estabilização no currículo. Consideramos que a disciplina escolar é diferente da respectiva disciplina acadêmica, do mesmo modo que o conhecimento escolar é distinto do científico. Apesar da perenidade das disciplinas escolares na organização curricular da educação básica brasileira, aquelas que se estabilizam e efetivamente permanecem no currículo carregam o nome do respectivo campo acadêmico-científico, como a Física, por exemplo. No caso da Física escolar, argumentamos que os conhecimentos abordados privilegiam sobremaneira um caráter teórico-matemático absoluto, que apresenta uma Física inquestionável, contribuindo para a construção da ideia de uma ciência infalível, que não erra. Os conhecimentos escolares da Física adquirem assim a condição de universalmente corretos e aceitos, conferindo maior status a ela, o que contribuiu para a permanência dela no currículo. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar em que medida esta perspectiva de uma ciência sem erros contribui para a estabilização da Física no currículo escolar. Através de entrevistas com docentes que atuam em cursos de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo e da análise de documentos institucionais que compreendemos como narrativas sistêmicas, buscamos pistas que evidenciem o cunho eminentemente teórico, abstrato e acadêmico da Física escolar, influenciados por essa perspectiva de uma ciência sem erros. Elege-se como princípio metodológico a narrativa inspirada em escritos de Walter Benjamin, de onde emerge a ideia de mônada para constituir o quadro empírico, a partir da transcrição e textualização das entrevistas realizadas. As mônadas são apresentadas através de retratos narrativos de oito professores. As histórias contadas por eles acenam para diferentes possibilidades de se pensar e problematizar o conhecimento escolar da Física. Uma das questões destacadas que tensionam a estabilização dessa disciplina é o papel da Física moderna na conformação dos conhecimentos escolares. Além disso, as licenciaturas do IFSP parecem configurar potentes espaços para discussões sobre o âmbito da Física escolar, considerando as especificidades institucionais. Salienta-se que esses cursos surgiram descolados dos tradicionais bacharelados. Outras questões – como o modus operandi das disciplinas práticas nas licenciaturas e o grau de complexidade do tratamento matemático dos problemas da Física nesses cursos e no ensino médio – reverberam na trama que dá contornos à Física enquanto disciplina escolarAbstract: Inspired mainly by the works of Ivor Goodson and Gaston Bachelard, we developed a theoretical framework to understand the nature of Physics as a school subject and the movements that lead to its stabilization in the curriculum. We consider that a school subject is different from its academic discipline, just as school knowledge is unequal scientific. Despite the perennity of school subjects in Brazil’s curricular organization, those that stabilize and effectively remain in the curriculum bear the name of the respective academic-scientific field, such as Physics, for example. In the case of secondary physics, we argue that the privileged knowledge has a great absolute theoretic-mathematical character, which contributes to an unquestionable view of physics, which leads to the construction of an infallible science’s idea, which does not make mistakes. The physics’ school knowledge thus acquires the condition of universally correct and accepted, conferring to it a higher status, which is imperative to its permanence in the curriculum. Thereby, this research aims to investigate how this perspective of a science without errors influences the stabilization of physics in the Brazilian’s high school curriculum. Through interviews with professors working in Physics’ teachers training courses at the Federal Institute of São Paulo and the analysis of institutional documents that we understand as systemic narratives, we seek clues that may evidence the eminently theoretical, abstract, and academic nature of secondary physics, outlined by this perspective of a science without errors. The methodological principle is the narrative inspired by the writings of Walter Benjamin, from which the idea of monada emerges to constitute the empirical framework, from the transcription and textualization of the interviews conducted. The monadas are presented through narrative portrayals of eight teachers. The stories told by them beckon to different possibilities of thinking and problematizing the school knowledge of physics. One of the highlighted issues that strain the stabilization of this school subject is the modern physics’ role in the configuration of secondary physics. In addition, IFSP teachers training courses seem to be fruitful spaces for discussions on the scope of secondary physics, considering institutional specificities. It should be noted that these courses has not been created from the traditional bachelor's degrees. Other issues – such as the modus operandi of practical disciplines and mathematical complexity’s degree in studies of physics problems in these courses and in high school – reverberate in the plot that gives boundaries to secondary physicsDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Gurgel, IvãMattos, Cristiano Rodrigues deAlmeida, Maria José Pereira Monteiro deBarolli, ElisabethUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoura, João Henrique Cândido de, 1987-20212021-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (247 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/41MOURA, João Henrique Cândido de. A perspectiva de uma ciência sem erros na constituição da Física como disciplina escolar: um estudo no contexto do IFSP. 2021. 1 recurso online (247 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/41. 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