Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1981 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578258 |
Resumo: | Orientador: Sergio A. Lorenzato |
id |
UNICAMP-30_b376853348f3ff6c1fbfa2e400bf556d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::48609 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviçoMatemática - Ensino de segundo grauProfessores - FormaçãoEducação matemáticaOrientador: Sergio A. LorenzatoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da ComputaçãoResumo: Neste trabalho o autor apresenta a descrição de resultados de um curso de treinamento de professores de Matemática do 2º grau, vinculados à rede estadual de ensino e em serviço no interior do Estado de Minas Gerais. O curso, de caráter metodológico, favoreceu a coleta de elementos que permitiram diagnosticar condições de trabalho do professor-aluno. As atividades compreenderam três fases: duas etapas de curso, realizadas em dois períodos distintos de férias escolares, perfazendo um total de 120 horas-aula, e mais uma fase de viagens a 46 cidades do interior de Minas Gerais, cujo objetivo foi acompanhar o trabalho de 49 professores que concluiram o curso em suas duas etapas. A primeira etapa do curso compreendeu 3 unidades distribuídas num total de 40 horas-aula, enquanto que, na segunda, "foram abordadas mais quatro unidades (80 horas-aula), perfazendo um total de sete unidades. Em cada unidade de um a seis, utilizou-se um pré-teste e um pós-teste, cujos resultados foram interpretados a partir da estatística do teste t de Studant. A sétima unidade do curso foi dedicada à elaboração de um mini-projeto de ensino de Matemática, que posteriormente foi aplicado e acompanhado na terceira fase, ocasião em que foram observados vários aspectos das condições de trabalho do professor em serviço.Abstract: Not informed.O exemplar da FE pertence a Coleção de Teses do Circulo de Estudos, Memoria e Pesquisa em Educação Matematica (CEMPEM)MestradoMestre em Matemática[s.n.]Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGannam, Abdala1981info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf176f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578258GANNAM, Abdala. Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço. 1981. 176f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578258. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48609porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T10:59:05Zoai::48609Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-19T10:59:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço |
title |
Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço |
spellingShingle |
Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço Gannam, Abdala Matemática - Ensino de segundo grau Professores - Formação Educação matemática |
title_short |
Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço |
title_full |
Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço |
title_fullStr |
Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço |
title_full_unstemmed |
Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço |
title_sort |
Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço |
author |
Gannam, Abdala |
author_facet |
Gannam, Abdala |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936- Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação Programa de Pós-Graduação em Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gannam, Abdala |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Ensino de segundo grau Professores - Formação Educação matemática |
topic |
Matemática - Ensino de segundo grau Professores - Formação Educação matemática |
description |
Orientador: Sergio A. Lorenzato |
publishDate |
1981 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1981 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578258 GANNAM, Abdala. Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço. 1981. 176f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578258. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578258 |
identifier_str_mv |
GANNAM, Abdala. Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço. 1981. 176f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578258. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 176f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188736542441472 |