Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gannam, Abdala
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578258
Resumo: Orientador: Sergio A. Lorenzato
id UNICAMP-30_b376853348f3ff6c1fbfa2e400bf556d
oai_identifier_str oai::48609
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviçoMatemática - Ensino de segundo grauProfessores - FormaçãoEducação matemáticaOrientador: Sergio A. LorenzatoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da ComputaçãoResumo: Neste trabalho o autor apresenta a descrição de resultados de um curso de treinamento de professores de Matemática do 2º grau, vinculados à rede estadual de ensino e em serviço no interior do Estado de Minas Gerais. O curso, de caráter metodológico, favoreceu a coleta de elementos que permitiram diagnosticar condições de trabalho do professor-aluno. As atividades compreenderam três fases: duas etapas de curso, realizadas em dois períodos distintos de férias escolares, perfazendo um total de 120 horas-aula, e mais uma fase de viagens a 46 cidades do interior de Minas Gerais, cujo objetivo foi acompanhar o trabalho de 49 professores que concluiram o curso em suas duas etapas. A primeira etapa do curso compreendeu 3 unidades distribuídas num total de 40 horas-aula, enquanto que, na segunda, "foram abordadas mais quatro unidades (80 horas-aula), perfazendo um total de sete unidades. Em cada unidade de um a seis, utilizou-se um pré-teste e um pós-teste, cujos resultados foram interpretados a partir da estatística do teste t de Studant. A sétima unidade do curso foi dedicada à elaboração de um mini-projeto de ensino de Matemática, que posteriormente foi aplicado e acompanhado na terceira fase, ocasião em que foram observados vários aspectos das condições de trabalho do professor em serviço.Abstract: Not informed.O exemplar da FE pertence a Coleção de Teses do Circulo de Estudos, Memoria e Pesquisa em Educação Matematica (CEMPEM)MestradoMestre em Matemática[s.n.]Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGannam, Abdala1981info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf176f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578258GANNAM, Abdala. Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço. 1981. 176f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578258. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48609porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T10:59:05Zoai::48609Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-19T10:59:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço
title Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço
spellingShingle Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço
Gannam, Abdala
Matemática - Ensino de segundo grau
Professores - Formação
Educação matemática
title_short Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço
title_full Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço
title_fullStr Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço
title_full_unstemmed Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço
title_sort Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço
author Gannam, Abdala
author_facet Gannam, Abdala
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorenzato, Sergio Apparecido, 1936-
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação
Programa de Pós-Graduação em Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gannam, Abdala
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Ensino de segundo grau
Professores - Formação
Educação matemática
topic Matemática - Ensino de segundo grau
Professores - Formação
Educação matemática
description Orientador: Sergio A. Lorenzato
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578258
GANNAM, Abdala. Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço. 1981. 176f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578258. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578258
identifier_str_mv GANNAM, Abdala. Uma proposta metodologica para treinamento de professores de matematica do 2o. grau, em serviço. 1981. 176f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578258. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48609
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
176f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188736542441472