Conhecimento e conhecimento escolar : um estudo de representações sociais de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Nadir N.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613540
Resumo: Orientador: Ângela Fátima Soligo
id UNICAMP-30_b3f34e90ddd37992a3a3daf2bb842560
oai_identifier_str oai::778724
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conhecimento e conhecimento escolar : um estudo de representações sociais de professoresKnowledge and school knowledge : a study of social representations of teachersTeoria do conhecimentoConhecimento escolarRepresentações sociaisFormação de professoresNarrativasKnowledgeSchool knowledgeSocial representationsTeacher trainingNarrativesOrientador: Ângela Fátima SoligoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: No discurso socialmente corrente difunde-se a urgência da implementação de alterações na prática pedagógica de modo que a escola possa dar respostas às demandas impostas pelo processo de globalização e internacionalização da economia, seja capaz de criar condições que favoreçam a participação social e o exercício da cidadania, além de garantir o desenvolvimento de aprendizagens significativas. Nesta perspectiva professores e professoras são vistos como catalisadores das principais mudanças a serem efetivadas, atribuindo-se grande relevância ao seu processo de formação, seja inicial ou continuada. O presente trabalho busca contribuir com as reflexões sobre a formação de professores e professoras a partir da teoria das representações sociais, tendo como principal norteador as contribuições de Serge Moscovici (1978; 2001; 2004). A pesquisa realizada teve como objeto de estudo as representações dos professores sobre conhecimento, uma vez que este tem assumido um papel cada vez mais importante tanto no contexto social, quanto escolar, constituindo-se em um fenômeno social que mobiliza os sujeitos a pensarem sobre sua realidade e sobre si. A investigação se deu a partir da estruturação de uma situação de conversação entre professores e professoras em formação inicial e profissionais que atuavam em uma escola pública, por meio da elaboração de cartas. No processo de análise das narrativas docentes foi possível perceber que ao falar sobre conhecimento professores e professoras o fazem a partir do cotidiano escolar, sendo identificadas duas dimensões nas quais se inserem suas representações, a primeira envolve os conhecimentos que eles julgam relevantes para a sua atuação profissional; a segunda, o papel que assumem no processo de apropriação de conhecimentos pelos alunos e alunas que estão sob sua responsabilidade. Defende-se a tese de que a integração à vida cotidiana de conceitos ou termos que fazem parte do discurso pedagógico, transformando-os em temas de conversação, possibilita a desconstrução de representações sociais, o que abre possibilidades para a promoção de mudanças na prática docente.Abstract: In the socially current speach has been spreaded the urgency of the implementation of amendments in the pedagogical practice so that the school can provide answers to the demands imposed by the process of globalization and internationalization of the economy, is able to create conditions that promote social participation and the exercise of citizenship, in addition ensure the development of significant learning. In this perspective the teachers are seen as catalysts of the main changes to be efectives, great importance is attributed to their training process, whether initial or continuing. This work seeks to contribute with the reflections on the training of teachers from the social representations theory, having as the main reference the contributions of Serge Moscovici (1978; 2001; 2004). The research had as its object of study the representations of teachers about knowledge, since this has assumed an increasingly important both as much as in the social context, as in the school, becoming a social phenomenon which mobilizes the subjects to think about their reality and to itself. The research has been estructured from the creation of a situation of conversation between teachers in initial training and professionals who acted in a public school, through letters. In the process of analysis faculty narratives was possible to realize that when the teachers talk about knowledge, they do it from the school everyday life, being possible to identify two dimensions, the first involves the knowledge that they consider relevant to their professional performance; the second, the role in the process of appropriation of knowledge by the students who are under their responsibility. The thesis defends that the integration in the daily life of concepts or terms which are part of the pedagogical discourse, transforming it into topics of conversation, allows the deconstruction of social representations, creating possibilities for the promotion of changes in teaching practice.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Soligo, Ângela Fátima, 1956-Prado, Guilherme do Val ToledoGallo, Silvio Donizetti de OliveiraUrt, Sonia da CunhaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, Nadir N.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf182 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613540NUNES, Nadir N. Conhecimento e conhecimento escolar: um estudo de representações sociais de professores. 2010. 182 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613540. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/778724porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:03:23Zoai::778724Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento e conhecimento escolar : um estudo de representações sociais de professores
Knowledge and school knowledge : a study of social representations of teachers
title Conhecimento e conhecimento escolar : um estudo de representações sociais de professores
spellingShingle Conhecimento e conhecimento escolar : um estudo de representações sociais de professores
Nunes, Nadir N.
Teoria do conhecimento
Conhecimento escolar
Representações sociais
Formação de professores
Narrativas
Knowledge
School knowledge
Social representations
Teacher training
Narratives
title_short Conhecimento e conhecimento escolar : um estudo de representações sociais de professores
title_full Conhecimento e conhecimento escolar : um estudo de representações sociais de professores
title_fullStr Conhecimento e conhecimento escolar : um estudo de representações sociais de professores
title_full_unstemmed Conhecimento e conhecimento escolar : um estudo de representações sociais de professores
title_sort Conhecimento e conhecimento escolar : um estudo de representações sociais de professores
author Nunes, Nadir N.
author_facet Nunes, Nadir N.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soligo, Ângela Fátima, 1956-
Prado, Guilherme do Val Toledo
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Urt, Sonia da Cunha
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Nadir N.
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria do conhecimento
Conhecimento escolar
Representações sociais
Formação de professores
Narrativas
Knowledge
School knowledge
Social representations
Teacher training
Narratives
topic Teoria do conhecimento
Conhecimento escolar
Representações sociais
Formação de professores
Narrativas
Knowledge
School knowledge
Social representations
Teacher training
Narratives
description Orientador: Ângela Fátima Soligo
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613540
NUNES, Nadir N. Conhecimento e conhecimento escolar: um estudo de representações sociais de professores. 2010. 182 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613540. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613540
identifier_str_mv NUNES, Nadir N. Conhecimento e conhecimento escolar: um estudo de representações sociais de professores. 2010. 182 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613540. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/778724
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
182 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189042352291840