Os novos barbaros : escritores e comunismo no Brasil (1928-1948)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palamartchuk, Ana Paula
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594045
Resumo: Orientador: Michael Mc Donald Hall
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spelling Os novos barbaros : escritores e comunismo no Brasil (1928-1948)ComunismoIntelectuais e politicaLiteratura brasileiraEscritores brasileiros - BiografiaBrasil - História - Estado Novo - 1937-1945Orientador: Michael Mc Donald HallTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: O objetivo desta tese é compreender a aproximação dos escritores brasileiros com o movimento comunista, entendido como um conjunto de idéias difusas ligadas à União Soviética, à Internacional Comunista e aos partidos comunistas nacionais, entre 1928 e 1948. O recorte cronológico leva em conta, por um lado, os momentos de "eventos históricos", nos quais há maior visibilidade da aproximação dos intelectuais com o Partido Comunista do Brasil- Seção Brasileira da Internacional Comunista e, por outro, as temáticas da "cultura" que organizam as diferentes intervenções sociais dos escritores e que fornecem outros aspectos dessa aproximação mais difusa e menos orgânica. Essa abordagem permite desviar o olhar da "linha política oficial" do PCB ou da IC em relação aos escritores, direcionando-o para suas temáticas próprias como profissionais e produtores de uma literatura. Uma matriz obreirista da identidade comunista acabou se traduzindo na arrogância e na desconfiança da direção do partido em relação aos intelectuais de uma forma geral, o que resultou numa quase imobilidade vertical deles nos aparelhos de direção. Através da descrição problematizada de Astrojildo Pereira, Caio Prado Júnior, Jorge Amado e Graciliano, procura-se observar a simpatia com a qual recebiam as experiências da União Soviética, a sedução pelo comunismo, a aproximação com o Partido Comunista, as suas relações entre si e com outros intelectuais, as suas produções. Procura-se também indagar as formas como o partido os recebeu e enquadrou ao longo de duas décadas, como se posicionou face à criação intelectual e à sua intervenção política e socialAbstract: This thesis focuses on the involvement of Brazilian writers with the communist movement, understood as a set of diffuse ideas related to the Soviet Union, to the Communist International and to national communist parties, between 1928 and 1948. This period encompasses crucial historical moments of the relationship between intellectuals and the Communist Party of Brazil (Brazilian Section of the Communist International). It also permits an examination of" cultural" themes related to their social interventions that provide other diffuse and less organic aspects of this relationship. This approach allows us to avoid the official political trends of the Communist Party and the Communist International. Instead, it aims at crediting the writers as professionals and producers of a specific literature. By those years, an arrogant and distrustful attitude of the party leadership towards intellectuals in general resulted in their virtual immobilization in the directive apparatus. Through a critical description of the experiences of Astrojildo Pereira, Caio Prado Júnior, Jorge Amado, and Graciliano Ramos, this thesis investigates their empathy towards the Soviet Union experiences, their seduction by communism, their involvement in the Communist Party, their relationship with other intellectuals, as well as their intellectual production itself It also discusses how the Communist Party dealt with them throughout those two decadesDoutoradoDoutor em História[s.n.]Hall, Michael McDonald, 1941-Galvão, Walnice NogueiraSilva, Fernando Teixeira daCunha, Maria Clementina PereiraBatalha, Claudio Henrique de MoraesUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPalamartchuk, Ana Paula20032003-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf383p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594045PALAMARTCHUK, Ana Paula. Os novos barbaros: escritores e comunismo no Brasil (1928-1948). 2003. 383p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594045. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/282022porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:46:25Zoai::282022Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:46:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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