Voz e comunicação de porta-vozes "media" treinadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ietto, Fabiola, 1972-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637849
Resumo: Orientador: Ana Carolina Constantini
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spelling Voz e comunicação de porta-vozes "media" treinadasVoice and communication of speakers women media trainedsPorta-vozesVozComunicaçãoMulheresTreinamento de mídiaSpeakersVoiceCommunicationWomenMedia trainingOrientador: Ana Carolina ConstantiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Essa dissertação tem o propósito de discutir a preparação vocal e sua pertinência para porta-vozes, que buscam conhecimentos específicos para conceder entrevistas, aos meios de comunicação de massa (rádio, tv, jornais, revistas, portais e outros). O estudo considera modelos tradicionais de programas media training como ferramentas reconhecidas na preparação de porta-vozes, e lança um olhar específico à qualidade vocal, demonstrada por um grupo de mulheres-líderes (submetidas ao mesmo programa de treinamento de mídia), representantes de entidades de grande porte, da área varejista, comercial e sindical, sediadas na cidade de Campinas. Objetivo: Caracterizar a dinâmica vocal e a comunicação de porta-vozes, em situações reais, ou seja, durante a concessão de entrevistas para a imprensa, considerando percepções fonoaudiológicas e jornalísticas. Método: pesquisa de caráter quantitativa e qualitativa para uma discussão pactuada sob dois crivos: a voz como objeto de estudo, na subjetivação e nos critérios de eficiência das mensagens pretendidas pelas porta-vozes, a partir da avaliação dos parâmetros de sentidos e de elementos perceptivoauditivos, de dinâmica vocal, conforme análise de 6 juízes (3 jornalistas e 3 fonoaudiólogos), em pontuações extraídas de protocolos de pesquisa. As amostras trazem como recorte 3 trechos de áudios de entrevistas reais, concedidas pelas participantes de pesquisa (P1 e P2), a um veículo de TV (V1) e a emissora de rádio (V2), no período máximo de 3 meses após a realização do media training, oferecido às porta-vozes, ou seja, até dezembro de 2017. Resultados: Há importante convergência entre a dinâmica vocal e os descritores semânticos (de sentidos) das porta-vozes media treinadas. Os fonoaudiólogos apontaram problemas nos aspectos de Recursos de Ênfase, Pausas e Duração das Pausas para P1 e deficiências nos critérios de Controle Emocional e de Domínio do Assunto, no mesmo trecho. Domínio do Assunto possui uma conexão direta com a credibilidade, que se complementa com pontuações negativas relativas ao Controle Emocional. De acordo com a literatura, os problemas de ritmo de fala, avaliados pelos fonoaudiólogos, apontam para nervosismo ou despreparo para aquela circunstância. A análise de sentidos, realizada pelos jornalistas das amostras de fala de P2 evidenciam inadequações na Objetividade, Clareza, Credibilidade e Domínio do Assunto (aspecto também apontado para P1). P2 traz também um item a mais em ponderações feitas pelos fonoaudiólogos: além de deficiências em Ênfase, Uso e Duração das Pausas, o aspecto de Ressonância foi julgado como inadequado. A literatura relaciona aspectos emocionais com uso adequado de ressonância, quando há alteração, o objetivo emocional do discurso não se completa. Os achados de expressividade oral e dos descritores semânticos conectam-se a aspectos psicoemocionais (estresse, nervosismo) e ao modo de produção conferido às circunstancias (pauta, tempo e entrevista gravada, ou, ao vivo) e ao ambiente (próprio escritório da entrevistada e estúdio). Conclusão: Aspectos de dinâmica vocal devem ser trabalhados, de forma recorrente, em programas de media training, haja vista que podem influenciar diretamente na credibilidade do discurso. Essa reavaliação para treinamentos de mídia inclui olhar mais aguçado para a voz e a expressividade da fala e requer a formulação de protocolos de atuação colaborativa entre jornalistas e profissionais da voz, fonoaudiólogos. Além disso, em pesquisas futuras há a possibilidade de incluir análise do público final para entender se há conexão entre o sentido desejado e o alcançado com as duas entrevistas, em relação aos enunciados e suas questões ideológicas e políticasAbstract: This dissertation intend to illuminate the discussion about vocal trainig and its relevance to spokespersons, which seek specific knowledge in the continuous exercise of giving interviews to mass media (radio, TV, newspapers, magazines, online news, other digital media). This study considers traditional models of media training programs, such as tools recognized in the preparation of speakers, and launches a specific look at vocal quality, demonstrated by a group of women-leaders (submitted by the same media training), as representatives of institutions, non-companies. Objective: To characterize the vocal dynamics and the communication of spokeswomen in real situations, that is, during the concession of interviews to the press, considering speech-language, journalistic and discursive perceptions. Method: Research of quantitative and qualitative character for a agreed discussion under different sieves: The voice as object of study, the subjectivities and the production of senses, evaluation of parameters Semantics and Vocal elements. These last two, according to the analysis of 6 judges (3 journalists and 3 audiologists), in scores extracted from research protocols. The samples bring audio excerpts from real interviews, provided by the research participants (P1 and P2), a TV (P1) and radio station (P2), on later dates (from 1 to 3 months), until 2017 december. Results: The intersection of the analysis suggests important points of convergence in the oral, vocal and semantic expressiveness of the speakers, media trained, at the time of the interview. Features of emphasis, use and duration of pauses (pointed out by audiologists) present correlations in the aspects of emotional control and subject matter (punctuated by most journalists), in the analysis of P1. The analysis of the P2 sample brings more weights Vocal order (audiologist) e Semantic order (journalists). Emphasis, pauses and subject matter represent the repeat points of attention in P1 and P2. Besides them, the vocal aspects: resonance, of P2, receives score of not suitable. Clarity, credibility, and objectivity complete the semantic issues highlighted, in the sample of participant 2. At first, two perspectives call attention as factors of psychoemotional influence in P1 and P2: 1) The P1's interview was recorded, at the headquarters of the institution (of the speaker), and composes a TV subject, which results in more favorable psychoemotional characteristics, to the speaker with: more restricted time of exposure, possibility of editing, and realization in a familiar place to the speakers; 2) The P2's interview was performed, live, and granted within the radio station studio, also counting with the physical presence of the speaker. The psychoemotional factors gain weight in this sample by the place (studio), mode (live) and exposure (more time). Conclusion: Specific aspects of oral expressiveness should be recurrently worked in media training programs, especially for speakers, since they can directly influence the credibility of the discourse. This revaluation for media trainings includes a more keen look at voice and speech expressiveness and requires the formulation of collaborative actuation protocols between journalists and voice professionals, speech therapists. Moreover, in future research there is the possibility of including analysis of the final public to understand if there is connection between the desired meaning and the achieved with the two interviews, in relation to the utterances and their ideological and political issuesMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Constantini, Ana Carolina, 1985-Chun, Regina Yu ShonFerreira, Leslie PiccolottoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASIetto, Fabiola, 1972-20192019-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (113 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637849IETTO, Fabiola. Voz e comunicação de porta-vozes "media" treinadas. 2019. 1 recurso online (113 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637849. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096901Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T11:00:19Zoai::1096901Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-01-16T11:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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