Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586242 |
Resumo: | Orientador: Maria Augusta Bastos de Mattos |
id |
UNICAMP-30_b60d2d10526a6c99057bb2aeecc80ecf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::132272 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolarDiáriosImaginárioSubjetividadeEscritaOrientador: Maria Augusta Bastos de MattosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho tem como foco de análise a expressão individual revelada através da linguagem escrita produzida fora do contexto coercitivo da educação formal. Os dados consistem de diários íntimos produzidos(e, gentilmente cedidos para esta investigação)por adolescentes do sexo feminino, cujos conflitos são basicamente iguais, mas que, entretanto, se diferenciam por sua forma de expressão. Embora haja o reconhecimento de que as adolescentes estejam imersas em outros inúmeros estímulos sociais coercitivos, a observação dos aspectos relativos à afetividade e de toda vivência emocional, existentes nos diários íntimos, produzidos fora da coerção direta da escola, permite analisar a subjetividade quando esta abre espaço para o elemento estético e para as marcas dos índices de pessoa, tempo e espaço na interlocução do eu com o eu. Tais reflexões tiveram sua origem ao se repensar a escola como centro disseminador de ideologias, bem como a visão de que teoricamente se trata de uma instituição que capacita o aluno a se manifestar esteticamente dentro de parâmetros socialmente aceitáveis. Se de fato a escola prepara o aluno para que ele consiga se manifestar discursivamente, sua escrita em diários, nos quais ele tem ampla liberdade para exercitar a subjetividade, deixaria em evidência as marcas de sua concepção de mundo se construindo. A adoção de uma perspectiva discursiva na análise dos dados possibilitou o encontro de uma escrita mais livre das regras gramaticais, mas que por sua vez apresentava princípios discursivos que, aliados a um princípio de construção estética, desvelaram o conflito vivido pelo adolescente ao constituir as categorias simbólicas com as quais ele operará. O resultado deste trabalho mostrou interpretações da linguagem escrita produzida nos diários de adolescentes do sexo feminino, cujas etapas progressivas de construção da realidade surgem da oscilação do eu ao se deparar com a intermitência de seu olhar: ora subjetivo, ora objetivo ou ainda um amálgama de ambosAbstract: This study has as focus of analysis, individual expression revealed through written language produced out of formal educational coercive contexto The data consist of intimate diaries kept/written (and, gent1y granted for this investigation) by female adolescents whose conflicts are basically similar though different in the way of expressing them. Although there is a c1ear recognition of the fact that adolescents are under other several social coercive stimuli, the observation of aspects related to affectivity and emotional existence, used in intimate diary entries, i.e., produced outside educational coercion, allows us to examine subjectivity when it opens space for aesthetic e1ements and for indication signs of person, time, and space, in the interlocution between two ego faces. Such reflections had their origins through the process of rethinking school as a place for ideology spreading, as well as an institution that theoretically prepares the students to aesthetically manifest themselves within socially accepted parameters. If school really enables the students for discursive manifestation, then the written language produced by them in the diaries where they have freedom for exercising subjectivity, should reflect their world view building process. The adoption of a discursive perspective in the data analy~is allowed us to search for samples of written language that, revealing discursive principIes allied to principIes of aesthetic unity, could provide insights about the conflicts faced by adolescents in the constitution of symbolic categories with which they will function. As a result this study will show interpretations of written language produced in the diaries by female adolescents whose progressive steps of building their conception of reality arise from ego oscillation when facing intermittency of their look: sometimes subjective; sometimes objective, or yet, an amalgam of bothMestradoMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Mattos, Maria Augusta Bastos de, 1955-Fiad, Raquel SalekCorrea, Manoel Luiz GonçalvesSignorini, InêsUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Carmen Ferreira da19981998-08-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf104f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586242SILVA, Carmen Ferreira da. Dialogos pertinentes: uma analise de diarios fora da coercitividade escolar. 1998. 104f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586242. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/132272porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:47:43Zoai::132272Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:47:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar |
title |
Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar |
spellingShingle |
Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar Silva, Carmen Ferreira da Diários Imaginário Subjetividade Escrita |
title_short |
Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar |
title_full |
Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar |
title_fullStr |
Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar |
title_full_unstemmed |
Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar |
title_sort |
Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar |
author |
Silva, Carmen Ferreira da |
author_facet |
Silva, Carmen Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mattos, Maria Augusta Bastos de, 1955- Fiad, Raquel Salek Correa, Manoel Luiz Gonçalves Signorini, Inês Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carmen Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diários Imaginário Subjetividade Escrita |
topic |
Diários Imaginário Subjetividade Escrita |
description |
Orientador: Maria Augusta Bastos de Mattos |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 1998-08-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586242 SILVA, Carmen Ferreira da. Dialogos pertinentes: uma analise de diarios fora da coercitividade escolar. 1998. 104f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586242. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SILVA, Carmen Ferreira da. Dialogos pertinentes: uma analise de diarios fora da coercitividade escolar. 1998. 104f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586242. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/132272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 104f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188812561055744 |