Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carmen Ferreira da
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586242
Resumo: Orientador: Maria Augusta Bastos de Mattos
id UNICAMP-30_b60d2d10526a6c99057bb2aeecc80ecf
oai_identifier_str oai::132272
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolarDiáriosImaginárioSubjetividadeEscritaOrientador: Maria Augusta Bastos de MattosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho tem como foco de análise a expressão individual revelada através da linguagem escrita produzida fora do contexto coercitivo da educação formal. Os dados consistem de diários íntimos produzidos(e, gentilmente cedidos para esta investigação)por adolescentes do sexo feminino, cujos conflitos são basicamente iguais, mas que, entretanto, se diferenciam por sua forma de expressão. Embora haja o reconhecimento de que as adolescentes estejam imersas em outros inúmeros estímulos sociais coercitivos, a observação dos aspectos relativos à afetividade e de toda vivência emocional, existentes nos diários íntimos, produzidos fora da coerção direta da escola, permite analisar a subjetividade quando esta abre espaço para o elemento estético e para as marcas dos índices de pessoa, tempo e espaço na interlocução do eu com o eu. Tais reflexões tiveram sua origem ao se repensar a escola como centro disseminador de ideologias, bem como a visão de que teoricamente se trata de uma instituição que capacita o aluno a se manifestar esteticamente dentro de parâmetros socialmente aceitáveis. Se de fato a escola prepara o aluno para que ele consiga se manifestar discursivamente, sua escrita em diários, nos quais ele tem ampla liberdade para exercitar a subjetividade, deixaria em evidência as marcas de sua concepção de mundo se construindo. A adoção de uma perspectiva discursiva na análise dos dados possibilitou o encontro de uma escrita mais livre das regras gramaticais, mas que por sua vez apresentava princípios discursivos que, aliados a um princípio de construção estética, desvelaram o conflito vivido pelo adolescente ao constituir as categorias simbólicas com as quais ele operará. O resultado deste trabalho mostrou interpretações da linguagem escrita produzida nos diários de adolescentes do sexo feminino, cujas etapas progressivas de construção da realidade surgem da oscilação do eu ao se deparar com a intermitência de seu olhar: ora subjetivo, ora objetivo ou ainda um amálgama de ambosAbstract: This study has as focus of analysis, individual expression revealed through written language produced out of formal educational coercive contexto The data consist of intimate diaries kept/written (and, gent1y granted for this investigation) by female adolescents whose conflicts are basically similar though different in the way of expressing them. Although there is a c1ear recognition of the fact that adolescents are under other several social coercive stimuli, the observation of aspects related to affectivity and emotional existence, used in intimate diary entries, i.e., produced outside educational coercion, allows us to examine subjectivity when it opens space for aesthetic e1ements and for indication signs of person, time, and space, in the interlocution between two ego faces. Such reflections had their origins through the process of rethinking school as a place for ideology spreading, as well as an institution that theoretically prepares the students to aesthetically manifest themselves within socially accepted parameters. If school really enables the students for discursive manifestation, then the written language produced by them in the diaries where they have freedom for exercising subjectivity, should reflect their world view building process. The adoption of a discursive perspective in the data analy~is allowed us to search for samples of written language that, revealing discursive principIes allied to principIes of aesthetic unity, could provide insights about the conflicts faced by adolescents in the constitution of symbolic categories with which they will function. As a result this study will show interpretations of written language produced in the diaries by female adolescents whose progressive steps of building their conception of reality arise from ego oscillation when facing intermittency of their look: sometimes subjective; sometimes objective, or yet, an amalgam of bothMestradoMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Mattos, Maria Augusta Bastos de, 1955-Fiad, Raquel SalekCorrea, Manoel Luiz GonçalvesSignorini, InêsUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Carmen Ferreira da19981998-08-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf104f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586242SILVA, Carmen Ferreira da. Dialogos pertinentes: uma analise de diarios fora da coercitividade escolar. 1998. 104f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586242. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/132272porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:47:43Zoai::132272Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:47:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar
title Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar
spellingShingle Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar
Silva, Carmen Ferreira da
Diários
Imaginário
Subjetividade
Escrita
title_short Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar
title_full Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar
title_fullStr Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar
title_full_unstemmed Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar
title_sort Dialogos pertinentes : uma analise de diarios fora da coercitividade escolar
author Silva, Carmen Ferreira da
author_facet Silva, Carmen Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Maria Augusta Bastos de, 1955-
Fiad, Raquel Salek
Correa, Manoel Luiz Gonçalves
Signorini, Inês
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carmen Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Diários
Imaginário
Subjetividade
Escrita
topic Diários
Imaginário
Subjetividade
Escrita
description Orientador: Maria Augusta Bastos de Mattos
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-08-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586242
SILVA, Carmen Ferreira da. Dialogos pertinentes: uma analise de diarios fora da coercitividade escolar. 1998. 104f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586242. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SILVA, Carmen Ferreira da. Dialogos pertinentes: uma analise de diarios fora da coercitividade escolar. 1998. 104f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586242. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/132272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
104f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138334292836352