Diálogos com professores(as) : união e dissensão entre vida e cultura na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634435 |
Resumo: | Orientador: Adriana Varani |
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Diálogos com professores(as) : união e dissensão entre vida e cultura na escolaDialogues with teachers : union and dissension between life and culture at schoolProfessores - Narrativas pessoaisOrganização do espaço escolarÉticaEstéticaTeaching narrativesSchool organizationEthicsAestheticsOrientador: Adriana VaraniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente dissertação de mestrado é a composição de uma pesquisa narrativa em que busco evidenciar um processo investigativo vivido por mim, cujo objetivo foi procurar compreender as relações e dissensões entre o mundo da vida e o mundo da cultura na escola, a partir das minhas memórias e dos sentidos produzidos nas narrativas dos professores que entrevistei. Tal objetivo provem de inquietações advindas de estudos realizados no campo da relação entre mundo da vida e mundo da cultura em Bakhtin (2012), bem como dos processos de exclusão, no campo da educação escolar, vividos por diferentes sujeitos com quem dialoguei ao longo da pesquisa e da minha própria história pessoal. Os professores envolvidos atuam no ensino fundamental de redes públicas de ensino e narraram situações de seu cotidiano. A metodologia da pesquisa narrativa foi informada por Clandinin e Connelley (2015), Prado, Serodio, Proença, Rodrigues, Simas (2015, 2017), Lima, Geraldi e Geraldi (2015). Como referencial teórico, a presente pesquisa se fundamenta em estudos bakhtinianos sobre ética e estética, bem como aspectos do pensamento de Paulo Freire e Miguel Arroyo sobre a relação escola, cultura e vida. A dissertação foi desenvolvida como uma narrativa autobiográfica. No contexto que aqui colocado, mundo da vida se refere à realidade da nossa existência, fundada nas diferentes vivências intersubjetivas, históricas e culturais que formam o cotidiano pessoal de cada participante do ambiente da escola, que o constituem e o permeiam. Um dos tema desta dissertação é compreender como a presença de uma hegemonia cultural e da burocratização das relações humanas dentro da escola acabaram por criar momentos em que educadores(as) e educandos(as) não são reconhecidos e nem se reconhecem em suas diferenças culturais e especificidade de vida. É neste não reconhecimento que muitas vezes o mundo vivido da concretude histórica desses atores centrais ao processo de educação, se vê tolhido de estar presente ou ser fonte de conhecimento no meio escolar. Característica importante dessa metodologia, conforme Lima, Geraldi e Geraldi (2015), está em reconhecer que as pesquisas narrativas não se pautam pela enunciação de alguma verdade, mas sim de lições que podem ser reconhecidas como conhecimentos produzidos a partir do embate entre os estudos teóricos e a experiência narrada. Uma importante lição objetivada por mim no processo de construção dessa dissertação é que passei a ver com mais nitidez que há na escola aqueles profissionais de educação que não se conformam ao reprodutivismo e que avançam produtivamente na denúncia, no diálogo com seus pares, no inconformismo, na apresentação contínua de outros paradigmas culturais, éticos e estéticos. Profissionais que ainda carregam um sentido de beleza e grandiosidade na e para a educação. Assim sendo, a partir da minha pesquisa, não me é mais possível idealizar a escola somente em conformidade com este ou aquele paradigma, mas sonhá-la tendo como base o que ela me apresenta de histórico e concreto, vivendo-a plenamente em suas contradições. Recusar essas contradições seria separar vida e cultura, seria idealizar uma escola que não se faz históricaAbstract: This following essay of master¿s degree presents the composition of a narrative research where I seek to evince an analytical process lived by me, and the purpose was to comprehend the relations and dysfunctions between the living world and the school culture world, taken from my memories and created meanings in the narrative of the teachers who were interviewed. This purpose came from the restlessness those released studies created in the relation of the living world and the culture world in Bakhtin (2012), and the rejection processes as well, in the field of the scholar education, lived by different people who I talked to during the research and my own personal history. Teachers involved work on elementary school from the public service and they narrate their daily on schools. The methodology of the narrative research was informed to Clandinin and Connelley (2015), Prado, Serodio, Proença, Rodrigues, Simas (2015, 2017), Lima, Geraldi and Geraldi (2015). Bakhtin¿s studies about ethics and aesthetics were used to develop this essay, and Paulo Freire¿s and Miguel Arroyo¿s thoughts about school as well, the research was developed as an autobiography narrative. In this context, the living world refers to the reality of our existence, founded in the different experiences, which are intersubjective, historical and cultural, they make the personal daily of each member of the school environment, permeating and getting inside them. The purpose of this essay is to comprehend how the cultural supremacy and the bureaucratization of the human relations inside the school ended to create moments where teachers and students don¿t recognize the cultural differences and the particularity of each other. It¿s this lack of recognition that many times the living world of the factual history of these central actors to the teaching process, get blocked to be present or to be source of knowledge in the school environment. An important attribute of this methodology, as in Lima, Geraldi and Geraldi (2015), is to recognize that the narrative researches don¿t intent to enunciate any truth, but lessons that can be recognized as knowledges made from the shock between the studies developed posteriorly and the experience told. An important lesson embodied by me, in the process of the construction of this essay, is that I started seeing brighter that in schools some teachers don¿t conform to the reproductive and they evolve the complaints, in the dialog of their pairs, the disagreement, in the uninterrupted adduction of others cultural, ethics and aesthetics paradigms. Professionals that still carry a sense of beauty and majesty to educate. Therefore, from my research, it¿s not possible for me anymore to idealize the school just conforming to this or that paradigm, but dream it basing myself in what it has of factual and in its history, and living it fully in its contradictions. When you refuse these contradictions you separate life and culture, you idealize a school that doesn¿t make itself historicalMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES[s.n.]Varani, Adriana, 1972-Prado, Guilherme do Val ToledoChaluh, Laura NoemiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Antonio Marcelo, 1966-20182018-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (192 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634435CAMPOS, Antonio Marcelo. Diálogos com professores(as): união e dissensão entre vida e cultura na escola. 2018. 1 recurso online (192 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634435. 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