Educação física escolar e relações de gênero : risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uchoga, Liane Aparecida Roveran, 1985-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617273
Resumo: Orientador: Helena Altmann
id UNICAMP-30_b6667d83b9fb4900d939b3cd42a096e4
oai_identifier_str oai::849348
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação física escolar e relações de gênero : risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdosScholar Physical education and gender relationships : risk, trust, organization and sociabilities in different contentGêneroEducação físicaEscolasRelações interpessoaisGenderPhysical educationSchoolInterpersonal relationsOrientador: Helena AltmannDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Este trabalho buscou entender como se dão as relações de gênero nos diferentes conteúdos da educação física escolar. Por meio de uma pesquisa do tipo etnográfica, em três (3) séries de duas (2) escolas pertencentes à Região Metropolitana de Campinas, foram observadas aulas de educação física que apresentavam uma variação de conteúdos ao longo dos bimestres e realizadas entrevistas semiestruturadas, com professores/as e alunos/as das turmas. As análises feitas indicam que, embora no campo dos discursos da educação física haja práticas que são, a priori, generificadas (ginástica é feminina e o futebol masculino), no contexto pesquisado não foram essas determinações que interferiram na aprendizagem de meninos e meninas nas aulas, mas sim uma noção, compartilhada entre os sujeitos, da certeza de que os meninos eram mais aptos e capazes nas atividades independente do conteúdo, como se ser menino por si só já fosse indicativo de maiores habilidades corporais. Assim, de acordo com o campo, os meninos e meninas lidavam de maneiras distintas com aprendizagem de novos movimentos e conteúdos, sendo que eles arriscavamse mais nas aprendizagens e demonstravam mais confiança nas próprias capacidades e habilidades e elas denotavam maiores capacidades de se organizar, as quais foram evidenciadas em alguns momentos nos conteúdos de ginástica. Nos conteúdos esportivos e/ou atividades que envolviam competição, a certeza do sucesso e crença na maior habilidade corporal dos meninos ficava evidenciada dada a situação de competição. Este trabalho permite entender como as construções de gênero influenciam nos modos de participar e aprender nas aulas de educação física, assim como a diversificação de conteúdos desta disciplina, em alguns momentos, pode ser um fator desconcertante das relações de gênero presentes na escolaAbstract: This dissertation aimed at understanding how the gender relationships take place in the different subjects of the scholar physical education. Using an ethnography-like research methodology, it was observed physical education classes from three (3) grades in two (2) schools from the Campinas Metropolitan Region, in which a variety of the content along each scholar bimester were present. It was also performed semi-structured interviews with the teachers and students from the observed grades. The developed analysis indicate that, although within the physical education speech there are practices that are, a priori, gendered (gymnastics is for girls and soccer is for boys), in the analyzed context such determinations did not interfere in the boys and girls learning in class. Nevertheless, a notion of boys being more skilled and capable of performing the activities, no matter the practice, were shared among the individuals, as if the fact of being boys alone indicate better body skills. Therefore, according to the field, boys and girls dealt differently when learning new movements and practices, and the boys used to risk more and seemed more self confident, while the girls denoted better organization skills, being more prominent during some moments at gymnastics classes. During the practices involving sports and competition, the certainty of the boys' success and the belief in their skills were clear. This work shows how the gender relationships influences the ways of participating and learning in physical education classes. It also illustrates how the content diversification, at some moments, could be a destabilizing factor in the gender relationships at schoolMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Altmann, Helena, 1973-Viana, Claudia PereiraDaolio, JocimarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASUchoga, Liane Aparecida Roveran, 1985-20122012-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf190 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617273UCHOGA, Liane Aparecida Roveran. Educação física escolar e relações de gênero: risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos. 2012. 190 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617273. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/849348porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:33:05Zoai::849348Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:33:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar e relações de gênero : risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos
Scholar Physical education and gender relationships : risk, trust, organization and sociabilities in different content
title Educação física escolar e relações de gênero : risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos
spellingShingle Educação física escolar e relações de gênero : risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos
Uchoga, Liane Aparecida Roveran, 1985-
Gênero
Educação física
Escolas
Relações interpessoais
Gender
Physical education
School
Interpersonal relations
title_short Educação física escolar e relações de gênero : risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos
title_full Educação física escolar e relações de gênero : risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos
title_fullStr Educação física escolar e relações de gênero : risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos
title_full_unstemmed Educação física escolar e relações de gênero : risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos
title_sort Educação física escolar e relações de gênero : risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos
author Uchoga, Liane Aparecida Roveran, 1985-
author_facet Uchoga, Liane Aparecida Roveran, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Altmann, Helena, 1973-
Viana, Claudia Pereira
Daolio, Jocimar
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Uchoga, Liane Aparecida Roveran, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Educação física
Escolas
Relações interpessoais
Gender
Physical education
School
Interpersonal relations
topic Gênero
Educação física
Escolas
Relações interpessoais
Gender
Physical education
School
Interpersonal relations
description Orientador: Helena Altmann
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-10-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617273
UCHOGA, Liane Aparecida Roveran. Educação física escolar e relações de gênero: risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos. 2012. 190 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617273. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617273
identifier_str_mv UCHOGA, Liane Aparecida Roveran. Educação física escolar e relações de gênero: risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos. 2012. 190 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617273. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/849348
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
190 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189072162258944