Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos : com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ragazzi, Alexandre
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613975
Resumo: Orientador: Luiz Cesar Marques Filho
id UNICAMP-30_b7294106931f20cbf12e0bb5df7ab689
oai_identifier_str oai::782224
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos : com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artísticaThe auxiliary plastic models and their functions among Italian painters : with the listing of the passages on the theme taken from the artistic literatureArte italianaPinturaEsculturaItalian artPaintingSculptureOrientador: Luiz Cesar Marques FilhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Procedimento surgido na Itália central durante o Quatrocentos, o uso de modelos plásticos auxiliares estava entre as diversas etapas que compunham o longo processo de realização de uma pintura. Essa prática artística consistia na elaboração de estatuetas de argila ou cera que deveriam atuar como modelos para o pintor. Podiam ser vestidos ou não, utilizados como figuras isoladas ou em uma composição. Devido aos frágeis materiais com os quais eram feitos e ao desinteresse dos contemporâneos em preservá-los pouquíssimos resistiram à ação do tempo, e os meios agora disponíveis para atestar sua existência são sobretudo a análise de pinturas e desenhos, de inventários e da literatura artística. Com efeito, embora dispersos, há um grande número de testemunhos a respeito dessa prática nos escritos sobre arte, e através desses registros é possível compreender as funções e o valor atribuídos a esses modelos no processo criativo dos pintores. O momento de maior difusão dessa prática parece ter se dado durante o século XVI. Os testemunhos existentes apontam para um uso disseminado de tais modelos entre os artistas italianos, tanto em ambiente romano-toscano quanto setentrional. Entretanto, a partir do final daquele século também é possível perceber que seu emprego começou a ser questionado, ora sendo incentivado, ora reprovado. A análise desse período, portanto, oferece a possibilidade de demarcar essa prática artística e, ao mesmo tempo, aquilatar sua extensão e seu alcance.Abstract: Procedure emerged in central Italy during the Quattrocento, the use of auxiliary plastic models was among the various stages that made up the long process of creating a painting. This practice consisted in developing artistic figurines of clay or wax, which should act as models for the painter. They could be dressed up or not, used as isolated figures or in a composition. Due to the fragile materials with which they were made and the lack of interest of the contemporaries in preserving them, just a few could resist the action of time, and the resources now available to attest to their existence are primarily the analysis of paintings and drawings, of inventories and of the artistic literature. Actually, although sparse, there are a lot of testimonies about this practice in the writings on art, and through these records it is possible to understand the functions and the value attributed to these models in the creative process of painters. The moment of greatest diffusion of this practice seems to have taken place during the sixteenth century. The existing evidences point to a widespread use of such models among Italian artists, both in central and northern Italy. However, from the end of the century it is also possible to notice that this practice came into question, sometimes being encouraged and sometimes disapproved. The analysis of this period, therefore, offers the possibility of demarcating this artistic practice and, at the same time, assessing its extent and scope.DoutoradoDoutor em História[s.n.]Marques Filho, Luiz Cesar, 1952-Migliaccio, LucianoMattos, Claudia ValladaoBaumgarten, Jens MichaelMello, Magno MoraesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRagazzi, Alexandre20102010-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf304 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613975RAGAZZI, Alexandre. Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos: com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística. 2010. 304 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613975. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/782224porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:07:15Zoai::782224Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:07:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos : com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística
The auxiliary plastic models and their functions among Italian painters : with the listing of the passages on the theme taken from the artistic literature
title Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos : com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística
spellingShingle Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos : com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística
Ragazzi, Alexandre
Arte italiana
Pintura
Escultura
Italian art
Painting
Sculpture
title_short Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos : com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística
title_full Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos : com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística
title_fullStr Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos : com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística
title_full_unstemmed Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos : com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística
title_sort Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos : com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística
author Ragazzi, Alexandre
author_facet Ragazzi, Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques Filho, Luiz Cesar, 1952-
Migliaccio, Luciano
Mattos, Claudia Valladao
Baumgarten, Jens Michael
Mello, Magno Moraes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ragazzi, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Arte italiana
Pintura
Escultura
Italian art
Painting
Sculpture
topic Arte italiana
Pintura
Escultura
Italian art
Painting
Sculpture
description Orientador: Luiz Cesar Marques Filho
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613975
RAGAZZI, Alexandre. Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos: com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística. 2010. 304 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613975. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613975
identifier_str_mv RAGAZZI, Alexandre. Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos: com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística. 2010. 304 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613975. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/782224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
304 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189044812251136