Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Gelse Beatriz Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611604
Resumo: Orientador: Edmea Rita Temporini Nastari
id UNICAMP-30_b7345db5b43ddf63bf0511a52abde760
oai_identifier_str oai::478984
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuaisOptical aids fo low vision : the use of the internet by teachers of people with visual impairmentBaixa visãoInternetEducação em saúdeSaúde - Comportamento humanoLow visionInternetHealth educationHuman halth behaviorOrientador: Edmea Rita Temporini NastariTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: A presente pesquisa teve os objetivos de verificar a viabilidade do uso de internet para transmissão de informações e orientações a professores, a respeito do uso de auxílios ópticos no ambiente escolar; descrever e discutir percepções e condutas de professores em relação ao uso de internet; verificar opiniões sobre apresentação e conteúdo do site "Auxílios Ópticos"; e identificar fatores que influem na receptividade a orientações, divulgadas por internet, sobre o uso de auxílios ópticos para baixa visão. O método consistiu em pesquisa com enfoques quantitativo e qualitativo. A pesquisa quantitativa caracterizou-se como estudo transversal analítico, com aplicação de questionário estruturado disponibilizado on-line. A abordagem qualitativa referiu-se a estudo descritivo-exploratório, com aplicação de técnica de grupo focal. A população foi constituída por 58 professores do sistema estadual de ensino de Campinas. Para análise dos resultados foram avaliados aspectos estatísticos e aplicada a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo, respectivamente. A pesquisa foi realizada a partir de informações fornecidas por site na internet, sob o domínio www.auxiliosopticos.fcm.unicamp.br, construído especificamente para orientação sobre o uso de auxílios ópticos utilizados por pessoas com baixa visão, e dirigido especialmente a professores, alunos e funcionários de escolas. Os dados estatísticos mostraram que os sujeitos consideraram fácil acessar a internet (96,4%) e encontrar informações no site (64,9%); opinaram que o site despertou muito interesse sobre o assunto (77,6%). O fato de o professor lecionar para alunos com deficiência visual não influiu no recebimento de explicações sobre o uso de auxílios ópticos (p=0,829) e na periodicidade do uso de internet na prática educativa (p=0,574) ou na facilidade de acesso à internet (p=0,122). Os resultados qualitativos permitiram perceber que os sujeitos acessam a internet usualmente na busca de informações, embora tenham declarado encontrar restrições de acesso nas escolas; foi reconhecida a necessidade de informações sobre deficiência visual. Observadas as limitações tecnológicas existentes nas escolas incluídas neste estudo, pode-se concluir ter sido considerado viável o uso de internet em programa de disseminação de informações a respeito do uso de auxílios ópticos para baixa visãoAbstract: The aim of this study was to verify the viability of using the Internet to inform and guide teachers regarding the use of optical aids into the school environment; to describe and discuss teachers' perceptions and behaviors related to the use of the Internet; to verify opinions about presentation and content of the site "Optical Aids"; and to identify factors that affect receptivity to orientations spread across the Internet concerning the use of optical aids for low vision. The method consisted of a research with quantitative and qualitative approaches. The quantitative research characterized as an analytical transversal study in which a structured online questionnaire was applied. The qualitative approach referred to a descriptive-exploratory study in which the focus group technique was applied. The population comprised 58 teachers of the state teaching system in the city of Campinas. The analysis included statistical aspects and the collective subject discourse technique. The research was performed from information provided by the Internet site, under the domain name www.auxiliosopticos.fcm.unicamp.br, specifically built for orientation about the use of optical aids by low vision people and especially directed to teachers, students and school employees. The statistical data showed that the subjects considered easy the access to the Internet (96.4%) and to find information on the site (64.9%); others said that the site aroused interest on the subject (77.6%). The fact that the teacher teaches students with visual impairments did not affect the acceptance of explanations about the use of optical aids (p=0.829) and the period of Internet usage in the educative practice (p=0.574) or the easy access to the Internet (p=0.122). The qualitative results allowed to observe that the subjects usually access the Internet in search of information, although they declared having found restrictions in the access to the Internet in schools; it was recognized the need for information regarding visual impairments. After observing the technological limitations of the schools included in this study, we could conclude that the use of the Internet was considered viable in the program for the dissemination of the information concerning the use of optical aids for low visionDoutoradoCiências BiomédicasDoutor em Ciências Médicas[s.n.]Nastari, Edmea Rita TemporiniAlves, Milton RuizGasparetto, Maria Elisabete Rodrigues FreireSchellini, Silvana ArtioliTurato, Egberto RibeiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMonteiro, Gelse Beatriz Martins20102010-09-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf93p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611604MONTEIRO, Gelse Beatriz Martins. Auxilios opticos para baixa visão: uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais. 2010. 93p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611604. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/478984porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:49:13Zoai::478984Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:49:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais
Optical aids fo low vision : the use of the internet by teachers of people with visual impairment
title Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais
spellingShingle Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais
Monteiro, Gelse Beatriz Martins
Baixa visão
Internet
Educação em saúde
Saúde - Comportamento humano
Low vision
Internet
Health education
Human halth behavior
title_short Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais
title_full Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais
title_fullStr Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais
title_full_unstemmed Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais
title_sort Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais
author Monteiro, Gelse Beatriz Martins
author_facet Monteiro, Gelse Beatriz Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nastari, Edmea Rita Temporini
Alves, Milton Ruiz
Gasparetto, Maria Elisabete Rodrigues Freire
Schellini, Silvana Artioli
Turato, Egberto Ribeiro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Gelse Beatriz Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Baixa visão
Internet
Educação em saúde
Saúde - Comportamento humano
Low vision
Internet
Health education
Human halth behavior
topic Baixa visão
Internet
Educação em saúde
Saúde - Comportamento humano
Low vision
Internet
Health education
Human halth behavior
description Orientador: Edmea Rita Temporini Nastari
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-09-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611604
MONTEIRO, Gelse Beatriz Martins. Auxilios opticos para baixa visão: uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais. 2010. 93p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611604. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611604
identifier_str_mv MONTEIRO, Gelse Beatriz Martins. Auxilios opticos para baixa visão: uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais. 2010. 93p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611604. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/478984
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
93p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189026829172736