Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611604 |
Resumo: | Orientador: Edmea Rita Temporini Nastari |
id |
UNICAMP-30_b7345db5b43ddf63bf0511a52abde760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::478984 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuaisOptical aids fo low vision : the use of the internet by teachers of people with visual impairmentBaixa visãoInternetEducação em saúdeSaúde - Comportamento humanoLow visionInternetHealth educationHuman halth behaviorOrientador: Edmea Rita Temporini NastariTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: A presente pesquisa teve os objetivos de verificar a viabilidade do uso de internet para transmissão de informações e orientações a professores, a respeito do uso de auxílios ópticos no ambiente escolar; descrever e discutir percepções e condutas de professores em relação ao uso de internet; verificar opiniões sobre apresentação e conteúdo do site "Auxílios Ópticos"; e identificar fatores que influem na receptividade a orientações, divulgadas por internet, sobre o uso de auxílios ópticos para baixa visão. O método consistiu em pesquisa com enfoques quantitativo e qualitativo. A pesquisa quantitativa caracterizou-se como estudo transversal analítico, com aplicação de questionário estruturado disponibilizado on-line. A abordagem qualitativa referiu-se a estudo descritivo-exploratório, com aplicação de técnica de grupo focal. A população foi constituída por 58 professores do sistema estadual de ensino de Campinas. Para análise dos resultados foram avaliados aspectos estatísticos e aplicada a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo, respectivamente. A pesquisa foi realizada a partir de informações fornecidas por site na internet, sob o domínio www.auxiliosopticos.fcm.unicamp.br, construído especificamente para orientação sobre o uso de auxílios ópticos utilizados por pessoas com baixa visão, e dirigido especialmente a professores, alunos e funcionários de escolas. Os dados estatísticos mostraram que os sujeitos consideraram fácil acessar a internet (96,4%) e encontrar informações no site (64,9%); opinaram que o site despertou muito interesse sobre o assunto (77,6%). O fato de o professor lecionar para alunos com deficiência visual não influiu no recebimento de explicações sobre o uso de auxílios ópticos (p=0,829) e na periodicidade do uso de internet na prática educativa (p=0,574) ou na facilidade de acesso à internet (p=0,122). Os resultados qualitativos permitiram perceber que os sujeitos acessam a internet usualmente na busca de informações, embora tenham declarado encontrar restrições de acesso nas escolas; foi reconhecida a necessidade de informações sobre deficiência visual. Observadas as limitações tecnológicas existentes nas escolas incluídas neste estudo, pode-se concluir ter sido considerado viável o uso de internet em programa de disseminação de informações a respeito do uso de auxílios ópticos para baixa visãoAbstract: The aim of this study was to verify the viability of using the Internet to inform and guide teachers regarding the use of optical aids into the school environment; to describe and discuss teachers' perceptions and behaviors related to the use of the Internet; to verify opinions about presentation and content of the site "Optical Aids"; and to identify factors that affect receptivity to orientations spread across the Internet concerning the use of optical aids for low vision. The method consisted of a research with quantitative and qualitative approaches. The quantitative research characterized as an analytical transversal study in which a structured online questionnaire was applied. The qualitative approach referred to a descriptive-exploratory study in which the focus group technique was applied. The population comprised 58 teachers of the state teaching system in the city of Campinas. The analysis included statistical aspects and the collective subject discourse technique. The research was performed from information provided by the Internet site, under the domain name www.auxiliosopticos.fcm.unicamp.br, specifically built for orientation about the use of optical aids by low vision people and especially directed to teachers, students and school employees. The statistical data showed that the subjects considered easy the access to the Internet (96.4%) and to find information on the site (64.9%); others said that the site aroused interest on the subject (77.6%). The fact that the teacher teaches students with visual impairments did not affect the acceptance of explanations about the use of optical aids (p=0.829) and the period of Internet usage in the educative practice (p=0.574) or the easy access to the Internet (p=0.122). The qualitative results allowed to observe that the subjects usually access the Internet in search of information, although they declared having found restrictions in the access to the Internet in schools; it was recognized the need for information regarding visual impairments. After observing the technological limitations of the schools included in this study, we could conclude that the use of the Internet was considered viable in the program for the dissemination of the information concerning the use of optical aids for low visionDoutoradoCiências BiomédicasDoutor em Ciências Médicas[s.n.]Nastari, Edmea Rita TemporiniAlves, Milton RuizGasparetto, Maria Elisabete Rodrigues FreireSchellini, Silvana ArtioliTurato, Egberto RibeiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMonteiro, Gelse Beatriz Martins20102010-09-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf93p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611604MONTEIRO, Gelse Beatriz Martins. Auxilios opticos para baixa visão: uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais. 2010. 93p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611604. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/478984porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:49:13Zoai::478984Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:49:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais Optical aids fo low vision : the use of the internet by teachers of people with visual impairment |
title |
Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais |
spellingShingle |
Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais Monteiro, Gelse Beatriz Martins Baixa visão Internet Educação em saúde Saúde - Comportamento humano Low vision Internet Health education Human halth behavior |
title_short |
Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais |
title_full |
Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais |
title_fullStr |
Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais |
title_full_unstemmed |
Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais |
title_sort |
Auxilios opticos para baixa visão : uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais |
author |
Monteiro, Gelse Beatriz Martins |
author_facet |
Monteiro, Gelse Beatriz Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nastari, Edmea Rita Temporini Alves, Milton Ruiz Gasparetto, Maria Elisabete Rodrigues Freire Schellini, Silvana Artioli Turato, Egberto Ribeiro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Gelse Beatriz Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Baixa visão Internet Educação em saúde Saúde - Comportamento humano Low vision Internet Health education Human halth behavior |
topic |
Baixa visão Internet Educação em saúde Saúde - Comportamento humano Low vision Internet Health education Human halth behavior |
description |
Orientador: Edmea Rita Temporini Nastari |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-09-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611604 MONTEIRO, Gelse Beatriz Martins. Auxilios opticos para baixa visão: uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais. 2010. 93p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611604. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611604 |
identifier_str_mv |
MONTEIRO, Gelse Beatriz Martins. Auxilios opticos para baixa visão: uso de internet na orientação de professores de deficientes visuais. 2010. 93p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611604. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/478984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 93p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189026829172736 |