O uso da argila como meio expressivo e de autoconhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pellegrini, Darly
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614761
Resumo: Orientadores: Elisabeth Bauch Zimmermann, Ernesto Giovanni Boccara
id UNICAMP-30_b73d2e4a55f832cec5725f5d789a6c1f
oai_identifier_str oai::787827
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O uso da argila como meio expressivo e de autoconhecimentoThe use of clay as an expressive way and self knowledgeArgilaCerâmicaPsicologia junguianaAutoconhecimentoImaginaçãoClayCeramicsPsychologySelfknowledgeImaginaryOrientadores: Elisabeth Bauch Zimmermann, Ernesto Giovanni BoccaraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Jung possibilitou um olhar sobre a criatividade e a imaginação que fazem dele uma referência importante para quem se lança na aventura criativa. Para ele, a vivência simbólica é fundamental para o crescimento psíquico. O que proponho neste trabalho é uma reflexão teórica baseada na minha experiência plástica com argila e o entrelaçamento de dois campos do saber: Arte e Psicologia. Tento definir o enfoque que me faz sentido quando me refiro a arte e criação, e levanto algumas questões sobre o que motivaria o artista a produzir nos dias de hoje. Beuys desenvolveu um trabalho onde arte não se refere a criação nos processos tradicionais, mas se estende a todas as criações da vida. Uso o pioneirismo e a relevância de seu pensamento como ponto de apoio para fundamentar a idéia de que a realidade interna e a vivência psíquica no processo de criação têm um valor muito grande. O que Jung chamou de Imaginação Ativa é um método de assimilação de conteúdos do inconsciente. Consiste em relacionarmo-nos com nossos sentimentos, pensamentos, atitudes e emoções e objetivá-las através de diferentes formas. As experiências internas têm uma linguagem própria e são uma fonte inesgotável de conteúdos, que podem ser explorados não só através dos sonhos, mas também através da expressão plástica, do movimento na dança, da poesia, etc. A visão de mundo alquímica não estabelecia separações entre sujeito e objeto. Ao se falar das transmutações da matéria falava-se do processo de transformação que ocorria no próprio homem, que, por não ter conhecimento exato da matéria fazia dela um espelho para o que ocorria em sua própria alma. Foi possível traçar um paralelo interessante entre três etapas do processo alquímico: nigredo, albedo, e rubedo e três etapas do trabalho em cerâmica: limpeza da argila, produção da peça e queima. Esta pesquisa busca estabelecer uma relação analógica entre a vivência com o trabalho em argila e sua transformação em cerâmica; a experiência de algumas etapas da "Imaginação Ativa"; e o processo alquímico na concepção JunguianaAbstract: Jung made eyes at creativity and imagination; both become him an important reference to whom throws itself into the creative world. From his point of view, symbolic experience is an essential tool to psychic growth. Through this job, I purpose a theorist reflection based on my plastique know-how with clay and on mix of two knowledge fields: Art and Psychology. I try to define an approach, which give me a sense when make reference to art and creation. Some questions show up about what could stimulate artists to produce their work nowadays. Beuys developed a work, where art has none reference with traditional process creations. On the other hand, it achieves all life's creations. By using pioneering and relevance of its thought, it is possible to fundament the idea that an internal reality and psychic experience from creation process have a great value. Jung called assimilation method of unconscious contents as "Active Imagination". It consists of capacity to relate our feelings, thoughts, attitudes and emotions, objectifying them by several forms. Internal experiences have their proper languages and represent an inexhaustible source of contents. They can be explored not by dreams only, but through plastique expressions, dance movement, poetry and others. Alchemical world vision didn't establish divisions between subject and object. When matter transmutation denominates some speech, actually it refers to transformation process occurred with the man himself. Once he didn't have enough matter knowledge, he turned it in a mirror to reflect all events of his soul. Then, it was possible to draw an interesting perception between three alchemical process phases: nigredo, albedo and rubedo as well as between three clay work stages: clay cleaning, piece production and fire processes. This research looks for to establish an analogical relation between experiences with clay work and its transformation into ceramic; experience of some "Active Imagination" phases; and alchemical process from Junguiana conceptionMestradoMestre em Artes[s.n.]Zimmermann, Elisabeth Bauch, 1946-Boccara, Ernesto Giovanni, 1948-Passos, Antônio Fernando da ConceiçãoGiglio, Joel SalesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPellegrini, Darly2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf86 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614761PELLEGRINI, Darly. O uso da argila como meio expressivo e de autoconhecimento. 2005. 86 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614761. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/787827porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-23T15:20:44Zoai::787827Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-23T15:20:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da argila como meio expressivo e de autoconhecimento
The use of clay as an expressive way and self knowledge
title O uso da argila como meio expressivo e de autoconhecimento
spellingShingle O uso da argila como meio expressivo e de autoconhecimento
Pellegrini, Darly
Argila
Cerâmica
Psicologia junguiana
Autoconhecimento
Imaginação
Clay
Ceramics
Psychology
Selfknowledge
Imaginary
title_short O uso da argila como meio expressivo e de autoconhecimento
title_full O uso da argila como meio expressivo e de autoconhecimento
title_fullStr O uso da argila como meio expressivo e de autoconhecimento
title_full_unstemmed O uso da argila como meio expressivo e de autoconhecimento
title_sort O uso da argila como meio expressivo e de autoconhecimento
author Pellegrini, Darly
author_facet Pellegrini, Darly
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zimmermann, Elisabeth Bauch, 1946-
Boccara, Ernesto Giovanni, 1948-
Passos, Antônio Fernando da Conceição
Giglio, Joel Sales
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pellegrini, Darly
dc.subject.por.fl_str_mv Argila
Cerâmica
Psicologia junguiana
Autoconhecimento
Imaginação
Clay
Ceramics
Psychology
Selfknowledge
Imaginary
topic Argila
Cerâmica
Psicologia junguiana
Autoconhecimento
Imaginação
Clay
Ceramics
Psychology
Selfknowledge
Imaginary
description Orientadores: Elisabeth Bauch Zimmermann, Ernesto Giovanni Boccara
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614761
PELLEGRINI, Darly. O uso da argila como meio expressivo e de autoconhecimento. 2005. 86 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614761. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614761
identifier_str_mv PELLEGRINI, Darly. O uso da argila como meio expressivo e de autoconhecimento. 2005. 86 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614761. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/787827
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
86 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189049926156288