Estudo de aduelas pré-moldadas de concreto com fibras de aço utilizadas no revestimento de túneis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634628 |
Resumo: | Orientador: Luiz Carlos Marcos Vieira Junior |
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Estudo de aduelas pré-moldadas de concreto com fibras de aço utilizadas no revestimento de túneisStudy of tunnel lining of pre-cast steel fiber reinforced concrete voussoirEstruturas de concretoTuneisConfiabilidadeAnálise de estruturasEstabilidade estruturalConcrete structuresTunnelsReliabilityStructural analysisStructural stabilityOrientador: Luiz Carlos Marcos Vieira JuniorDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: Túneis escavados de seção transversal circular são usualmente revestidos por um conjunto de aduelas, também conhecidas como segmentos pré-moldados, que resistem ao carregamento hidrostático, ação do solo e forças de empuxo da tuneladora durante a fase da construção. O conjunto de aduelas, as quais compõem o anel de revestimento, são predominantemente submetidas a esforços de compressão axial e compressão excêntrica (compressão e flexão), sendo a sua integridade estrutural garantida pela adição de fibras de aço à mistura do concreto, além da já existente armadura longitudinal e transversal. No entanto, tal composição conduz a um sistema estrutural de comportamento complexo, o qual é analisado nesta pesquisa. Resultados de ensaios experimentais e numéricos de flexo-compressão e compressão axial de duas aduelas de concreto com fibras de aço são reportadas, com um teor de fibras de 40 kg/m3. Uma análise em elementos finitos da campanha experimental é apresentada. Esta pesquisa tem como enfoque: i) particularidades dos elementos finitos sólidos, ii) sua interação com outros elementos, e iii) o modelo do dano plástico do material que considera a comportamento não-linear do concreto reforçado com fibras de aço. Além disso, um estudo de confiabilidade é desenvolvido para estimar a probabilidade de colapso do sistema estrutural que reveste o túnel, assim como avaliar a metologia de dimensionamento utilizada. Sendo que, observa-se no estudo apresentado o alto nível de segurança do sistema estrutural e da metodologia de dimensionamentoAbstract: Tunnels excavated with a circular cross section are usually lined with a combination of pre-cast concrete segments, also known as voussoir elements, which resist to the hydrostatic loading, soil pressure and tunnel machine thrust jack forces during construction process. The combination of voussoir elements, which form a tunnel lining ring, are predominantly under axial compressive stress and eccentric compression (bending and compression), and its structural integrity is guaranteed by adding steel fibers to the concrete mixture in addition to the already existing longitudinal and transverse steel reinforcement. This combination, however, lead to a structural system with complex behavior, which this thesis aims to analyze. Experimental results for axial compressive and flexural-compression experiments of two pre-cast concrete voussoir of steel fiber reinforced concrete are reported herein, with fibers of 40 kg/m3. A finite element numerical analysis of the experimental campaign is presented. The presentation is focused on: (i) particularities of the solid finite elements, (ii) their interaction with other elements, and (iii) the damage plasticity material model that takes into account the non-linear behavior of the steel fiber reinforced concrete. Moreover, a reliability study is performed to estimate the tunnel lining probability of collapse and to evaluate its design method. Thus, the study presented herein indicates that the structural system and design method provide high structural safety levelMestradoEstruturas e GeotécnicaMestra em Engenharia CivilCAPES01-P-03713/2017[s.n.]Vieira Junior, Luiz Carlos Marcos, 1982-Dalfré, Gláucia MariaSousa, José Luiz Antunes de Oliveira eUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASIrreño Palomo, Ingrid Rocio, 1993-20182018-08-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (153 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634628IRREÑO PALOMO, Ingrid Rocio. Estudo de aduelas pré-moldadas de concreto com fibras de aço utilizadas no revestimento de túneis. 2018. 1 recurso online (153 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634628. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060825Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-01T15:40:09Zoai::1060825Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-11-01T15:40:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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