Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615691 |
Resumo: | Orientador: Dario Fiorentini |
id |
UNICAMP-30_b8346e01255fa981541af292efedfb92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::800665 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativasInitiation into algebraic literacy practices in mathemathics investigative classesEducação matemáticaMatemáticaLetramentoÁlgebra - Estudo e ensinoMathematics educationMathematicsLiteracyAlgebra - Study and teachingOrientador: Dario FiorentiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo principal desta pesquisa foi compreender como se dá o desenvolvimento do letramento algébrico de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do estado de São Paulo. Foram escolhidas duas classes, nas quais eu era o professor responsável. Trata-se de uma pesquisa sobre a própria prática desenvolvida em um ambiente exploratório-investigativo, de natureza qualitativa, sobretudo interpretativa. A coleta de dados contou com a participação de uma auxiliar de pesquisa. O material de campo foi constituído pelo diário de campo do pesquisador e narrativas produzidas pela auxiliar de pesquisa, relatórios e cartazes produzidos pelos alunos e gravações em áudio e vídeo, sendo algumas delas transcritas. Como categorias de análise, temos (i) a mediação realizada pelo professor em diferentes momentos das aulas, dando atenção especial ao momento de socialização/sistematização das apresentações no processo de letramento algébrico; (ii) a constituição de um letramento algébrico, tendo como foco de análise e interpretação as crenças, valores e saberes mobilizados pelos alunos e a produção de sentidos e a negociação de significados desenvolvidas por eles durante a atividade investigativa e a socialização/sistematização de suas produções. Podemos afirmar a aprendizagem não se restringiu às tarefas contempladas. Além de os alunos se apropriarem de um modo de produzir sentido e estabelecer relação com a atividade algébrica, concebida como prática social de leitura e escrita de textos que mobilizam signos próprios da álgebra, também se apropriaram do modo de relacionar-se com o conhecimento matemático, mediante a uma dinâmica exploratório-investigativa.Abstract: The main objective of this research was to understand how the literacy development of students in algebraic seventh year of elementary school of the public school in the state of Sao Paulo. Two classes were chosen, in which I was the teacher. This is a survey about their own practice developed in an exploratory environment, investigative, qualitative, interpretive above. Data collection included the participation of a research assistant. The field material was created by the diary of the narratives produced by the researcher and research assistant, reports and posters produced by students and in audio and video recordings and some of them transcribed. As categories of analysis, we have (i) mediation carried out by teacher at different times of the classes, giving special attention to the moment of socialization / systematization of the presentations in the literacy process algebraic, (ii) to establish an algebraic literacy, focusing on analysis and interpretation of the beliefs, values and knowledge mobilized by the students and the production of meaning and negotiation of meanings carried by them during the research activity and socialization / systematization of their productions. We affirm the learning was not restricted to tasks covered. Besides the students take ownership of a way to produce meaning and establish relationship with the algebraic activity, conceived as a social practice of reading and writing texts that mobilize themselves signs of algebra, also seized on the way to relate with mathematical knowledge, through a exploratory-investigatory dynamic.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Fiorentini, Dario, 1950-Carvalho, Dione Lucchesi deManhão, Maria Cristina Souza de AlbuquerqueMoura, Anna Regina Lanner desouza, Maria do Carmo deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Fernando Luís Pereira2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615691FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615691. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/800665porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:19:10Zoai::800665Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:19:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas Initiation into algebraic literacy practices in mathemathics investigative classes |
title |
Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas |
spellingShingle |
Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas Fernandes, Fernando Luís Pereira Educação matemática Matemática Letramento Álgebra - Estudo e ensino Mathematics education Mathematics Literacy Algebra - Study and teaching |
title_short |
Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas |
title_full |
Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas |
title_fullStr |
Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas |
title_full_unstemmed |
Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas |
title_sort |
Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas |
author |
Fernandes, Fernando Luís Pereira |
author_facet |
Fernandes, Fernando Luís Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiorentini, Dario, 1950- Carvalho, Dione Lucchesi de Manhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque Moura, Anna Regina Lanner de souza, Maria do Carmo de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Fernando Luís Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Matemática Letramento Álgebra - Estudo e ensino Mathematics education Mathematics Literacy Algebra - Study and teaching |
topic |
Educação matemática Matemática Letramento Álgebra - Estudo e ensino Mathematics education Mathematics Literacy Algebra - Study and teaching |
description |
Orientador: Dario Fiorentini |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615691 FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615691. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615691 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas. 2011. 131 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615691. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/800665 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 131 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1822248901161254912 |