Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633780 |
Resumo: | Orientador: Henrique Nogueira de Sá Earp |
id |
UNICAMP-30_b89c7e57aaecdc2c591fa01fa6a524db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1014556 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médioSegment arithmetic : a proposed approach to number sets in high schoolGeometriaAxiomas de HilbertNúmeros reaisReta realGeometryHilbert axiomsReal numbersReal lineOrientador: Henrique Nogueira de Sá EarpDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: A literatura aponta que a abordagem dos números reais é problemática não só no Ensino Fundamental e Médio, mas também nos cursos de Licenciatura em Matemática e outros cursos superiores das Ciências Exatas. Apesar de sua relevância dentro do currículo de Matemática, a pesquisa sobre os números reais com ênfase na educação básica é relativamente escassa, sobretudo no Brasil. Com base no estudo de Hartshorne (2000), esta pesquisa propõe uma abordagem para os conjuntos numéricos via Aritmética de Segmentos voltada para alunos do Ensino Médio, em que propriedades e operações envolvendo números reais são exploradas por meio da Geometria. Para uma análise quali-quantitativa, esta abordagem será aplicada a duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Os resultados serão confrontados, segundo as competências e habilidades apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, com a abordagem-controle da apostila de um sistema renomado de ensino da rede particular adotada em uma turma do mesmo nívelAbstract: The literature points out that approaches to real numbers are problematic not only in Elementary and Middle School, but also in undergraduate courses of Mathematics and other Sciences. Despite its relevance inside the mathematics curriculum, research on the real numbers with an emphasis on basic education is relatively scarce, and particularly so in Brazil. Based on Hartshorne's (2000) study, we propose an approach to number sets by way of Segment Arithmetic aimed at high school students, in which properties and operations involving real numbers are explored through Geometry. For a qualitative-quantitative analysis, this approach will be applied to two classes of the first year of High School. With respect to the skills and abilities presented in the National curricular parameters and in the state-wide Curricular Proposal of São Paulo, results will be compared with a control approach stemming from the textbook of a renowned local private school franchise, adopted in classes of the same levelMestradoMatemática em Rede NacionalMestra[s.n.]Sá Earp, Henrique Nogueira de, 1981-Leão, Rafael de FreitasAmaral-Schio, Rúbia BarcelosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmaro, Diana Terezinha, 1991-20182018-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 159 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633780AMARO, Diana Terezinha. Aritmética de segmentos: uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio. 2018. 1 recurso online ( 159 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633780. Acesso em: 8 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014556Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T15:41:28Zoai::1014556Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-06-26T15:41:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio Segment arithmetic : a proposed approach to number sets in high school |
title |
Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio |
spellingShingle |
Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio Amaro, Diana Terezinha, 1991- Geometria Axiomas de Hilbert Números reais Reta real Geometry Hilbert axioms Real numbers Real line |
title_short |
Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio |
title_full |
Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio |
title_fullStr |
Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio |
title_sort |
Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio |
author |
Amaro, Diana Terezinha, 1991- |
author_facet |
Amaro, Diana Terezinha, 1991- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá Earp, Henrique Nogueira de, 1981- Leão, Rafael de Freitas Amaral-Schio, Rúbia Barcelos Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaro, Diana Terezinha, 1991- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Axiomas de Hilbert Números reais Reta real Geometry Hilbert axioms Real numbers Real line |
topic |
Geometria Axiomas de Hilbert Números reais Reta real Geometry Hilbert axioms Real numbers Real line |
description |
Orientador: Henrique Nogueira de Sá Earp |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-02-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633780 AMARO, Diana Terezinha. Aritmética de segmentos: uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio. 2018. 1 recurso online ( 159 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633780. Acesso em: 8 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633780 |
identifier_str_mv |
AMARO, Diana Terezinha. Aritmética de segmentos: uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio. 2018. 1 recurso online ( 159 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633780. Acesso em: 8 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014556 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 159 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1798511762582011904 |