Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Diana Terezinha, 1991-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633780
Resumo: Orientador: Henrique Nogueira de Sá Earp
id UNICAMP-30_b89c7e57aaecdc2c591fa01fa6a524db
oai_identifier_str oai::1014556
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médioSegment arithmetic : a proposed approach to number sets in high schoolGeometriaAxiomas de HilbertNúmeros reaisReta realGeometryHilbert axiomsReal numbersReal lineOrientador: Henrique Nogueira de Sá EarpDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: A literatura aponta que a abordagem dos números reais é problemática não só no Ensino Fundamental e Médio, mas também nos cursos de Licenciatura em Matemática e outros cursos superiores das Ciências Exatas. Apesar de sua relevância dentro do currículo de Matemática, a pesquisa sobre os números reais com ênfase na educação básica é relativamente escassa, sobretudo no Brasil. Com base no estudo de Hartshorne (2000), esta pesquisa propõe uma abordagem para os conjuntos numéricos via Aritmética de Segmentos voltada para alunos do Ensino Médio, em que propriedades e operações envolvendo números reais são exploradas por meio da Geometria. Para uma análise quali-quantitativa, esta abordagem será aplicada a duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Os resultados serão confrontados, segundo as competências e habilidades apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, com a abordagem-controle da apostila de um sistema renomado de ensino da rede particular adotada em uma turma do mesmo nívelAbstract: The literature points out that approaches to real numbers are problematic not only in Elementary and Middle School, but also in undergraduate courses of Mathematics and other Sciences. Despite its relevance inside the mathematics curriculum, research on the real numbers with an emphasis on basic education is relatively scarce, and particularly so in Brazil. Based on Hartshorne's (2000) study, we propose an approach to number sets by way of Segment Arithmetic aimed at high school students, in which properties and operations involving real numbers are explored through Geometry. For a qualitative-quantitative analysis, this approach will be applied to two classes of the first year of High School. With respect to the skills and abilities presented in the National curricular parameters and in the state-wide Curricular Proposal of São Paulo, results will be compared with a control approach stemming from the textbook of a renowned local private school franchise, adopted in classes of the same levelMestradoMatemática em Rede NacionalMestra[s.n.]Sá Earp, Henrique Nogueira de, 1981-Leão, Rafael de FreitasAmaral-Schio, Rúbia BarcelosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmaro, Diana Terezinha, 1991-20182018-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 159 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633780AMARO, Diana Terezinha. Aritmética de segmentos: uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio. 2018. 1 recurso online ( 159 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633780. Acesso em: 8 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014556Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T15:41:28Zoai::1014556Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-06-26T15:41:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio
Segment arithmetic : a proposed approach to number sets in high school
title Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio
spellingShingle Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio
Amaro, Diana Terezinha, 1991-
Geometria
Axiomas de Hilbert
Números reais
Reta real
Geometry
Hilbert axioms
Real numbers
Real line
title_short Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio
title_full Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio
title_fullStr Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio
title_full_unstemmed Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio
title_sort Aritmética de segmentos : uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio
author Amaro, Diana Terezinha, 1991-
author_facet Amaro, Diana Terezinha, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá Earp, Henrique Nogueira de, 1981-
Leão, Rafael de Freitas
Amaral-Schio, Rúbia Barcelos
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Diana Terezinha, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Axiomas de Hilbert
Números reais
Reta real
Geometry
Hilbert axioms
Real numbers
Real line
topic Geometria
Axiomas de Hilbert
Números reais
Reta real
Geometry
Hilbert axioms
Real numbers
Real line
description Orientador: Henrique Nogueira de Sá Earp
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633780
AMARO, Diana Terezinha. Aritmética de segmentos: uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio. 2018. 1 recurso online ( 159 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633780. Acesso em: 8 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633780
identifier_str_mv AMARO, Diana Terezinha. Aritmética de segmentos: uma proposta de abordagem dos conjuntos numéricos no ensino médio. 2018. 1 recurso online ( 159 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633780. Acesso em: 8 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014556
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 159 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1798511762582011904