A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1021 |
Resumo: | Orientador: Camila Loureiro Dias |
id |
UNICAMP-30_b8fbd528296b1e2296c0782d1d21064b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1232576 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoriaThe indigene thematic at school : possibilities and challenges between practice and theoryEnsinoHistóriaIndígenasCurrículosMaterial didáticoTeachingHistoryIndigenesCurriculumTeaching materialOrientador: Camila Loureiro DiasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A presente pesquisa visa refletir sobre a importância de práticas pedagógicas voltadas à valorização da pluralidade cultural nas aulas de história no Ensino Médio, problematizando as representações sociais em relação às temáticas indígenas, após a aprovação da Lei 11.645/08. Esta dissertação analisa o tema das representações sociais dos indígenas ao longo da história do Brasil e as recentes reformulações curriculares nacionais que buscaram garantir princípios constitucionais de promoção de igualdade e respeito à diversidade cultural. Assim, este estudo, buscou compreender se essas políticas públicas atingem seus objetivos, analisando-se a prática escolar assistida pelos materiais didáticos utilizados nas escolas públicas do Estado de São Paulo, entre 2008-2018 (Cadernos do Professor e do Aluno). Para isso, analisou-se seu conteúdo, sob a perspectiva de vários autores do campo do currículo. Como proposta de intervenção pedagógica, foi apresentada uma Sequência Didática com a temática da participação dos indígenas na elaboração da atual Constituição brasileiraAbstract: The present search aims to consider about the importance of pedagogical practices directed to the valorization of cultural plurality in the History classes of High School, problematizing social representations in relation to the indigene thematic, after the approval of the law 11.645/08. This dissertation analyses the topic of social representations of the indigenes along of Brazil history and the recent national curriculum reformulations which sought to guarantee constitutional principles of the equality promotion and the respect to the cultural diversity. Thus, this study sought to understand if these public politics achieve the goals, analyzing the school practice supported by teaching materials used in public school of São Paulo state, between 2008-2018 (Cadernos do Professor e do Aluno). For this, its content was analyzed from the perspective of several authors in the field of curriculum. As a proposal of pedagogical intervention, it was presented a Didactic Sequence with the thematic of indigenes participation in the elaboration of the current Brazilian ConstitutionMestradoEnsino de HistóriaMestra em Ensino de História[s.n.]Dias, Camila Loureiro, 1981-Fernandes, Antonia Terra de CalazansFreitas Neto, José Alves deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZanon, Leny Russi, 1969-20212021-09-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (119 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1021ZANON, Leny Russi. A temática indígena na escola: possibilidades e desafios entre a prática e a teoria. 2021. 1 recurso online (119 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1021. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232576Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-22T10:54:07Zoai::1232576Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-11-22T10:54:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria The indigene thematic at school : possibilities and challenges between practice and theory |
title |
A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria |
spellingShingle |
A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria Zanon, Leny Russi, 1969- Ensino História Indígenas Currículos Material didático Teaching History Indigenes Curriculum Teaching material |
title_short |
A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria |
title_full |
A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria |
title_fullStr |
A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria |
title_full_unstemmed |
A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria |
title_sort |
A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria |
author |
Zanon, Leny Russi, 1969- |
author_facet |
Zanon, Leny Russi, 1969- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Camila Loureiro, 1981- Fernandes, Antonia Terra de Calazans Freitas Neto, José Alves de Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Ensino de História UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanon, Leny Russi, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino História Indígenas Currículos Material didático Teaching History Indigenes Curriculum Teaching material |
topic |
Ensino História Indígenas Currículos Material didático Teaching History Indigenes Curriculum Teaching material |
description |
Orientador: Camila Loureiro Dias |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-09-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1021 ZANON, Leny Russi. A temática indígena na escola: possibilidades e desafios entre a prática e a teoria. 2021. 1 recurso online (119 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1021. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1021 |
identifier_str_mv |
ZANON, Leny Russi. A temática indígena na escola: possibilidades e desafios entre a prática e a teoria. 2021. 1 recurso online (119 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1021. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232576 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (119 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189178057949184 |