A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanon, Leny Russi, 1969-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1021
Resumo: Orientador: Camila Loureiro Dias
id UNICAMP-30_b8fbd528296b1e2296c0782d1d21064b
oai_identifier_str oai::1232576
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoriaThe indigene thematic at school : possibilities and challenges between practice and theoryEnsinoHistóriaIndígenasCurrículosMaterial didáticoTeachingHistoryIndigenesCurriculumTeaching materialOrientador: Camila Loureiro DiasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A presente pesquisa visa refletir sobre a importância de práticas pedagógicas voltadas à valorização da pluralidade cultural nas aulas de história no Ensino Médio, problematizando as representações sociais em relação às temáticas indígenas, após a aprovação da Lei 11.645/08. Esta dissertação analisa o tema das representações sociais dos indígenas ao longo da história do Brasil e as recentes reformulações curriculares nacionais que buscaram garantir princípios constitucionais de promoção de igualdade e respeito à diversidade cultural. Assim, este estudo, buscou compreender se essas políticas públicas atingem seus objetivos, analisando-se a prática escolar assistida pelos materiais didáticos utilizados nas escolas públicas do Estado de São Paulo, entre 2008-2018 (Cadernos do Professor e do Aluno). Para isso, analisou-se seu conteúdo, sob a perspectiva de vários autores do campo do currículo. Como proposta de intervenção pedagógica, foi apresentada uma Sequência Didática com a temática da participação dos indígenas na elaboração da atual Constituição brasileiraAbstract: The present search aims to consider about the importance of pedagogical practices directed to the valorization of cultural plurality in the History classes of High School, problematizing social representations in relation to the indigene thematic, after the approval of the law 11.645/08. This dissertation analyses the topic of social representations of the indigenes along of Brazil history and the recent national curriculum reformulations which sought to guarantee constitutional principles of the equality promotion and the respect to the cultural diversity. Thus, this study sought to understand if these public politics achieve the goals, analyzing the school practice supported by teaching materials used in public school of São Paulo state, between 2008-2018 (Cadernos do Professor e do Aluno). For this, its content was analyzed from the perspective of several authors in the field of curriculum. As a proposal of pedagogical intervention, it was presented a Didactic Sequence with the thematic of indigenes participation in the elaboration of the current Brazilian ConstitutionMestradoEnsino de HistóriaMestra em Ensino de História[s.n.]Dias, Camila Loureiro, 1981-Fernandes, Antonia Terra de CalazansFreitas Neto, José Alves deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZanon, Leny Russi, 1969-20212021-09-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (119 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1021ZANON, Leny Russi. A temática indígena na escola: possibilidades e desafios entre a prática e a teoria. 2021. 1 recurso online (119 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1021. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232576Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-22T10:54:07Zoai::1232576Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-11-22T10:54:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria
The indigene thematic at school : possibilities and challenges between practice and theory
title A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria
spellingShingle A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria
Zanon, Leny Russi, 1969-
Ensino
História
Indígenas
Currículos
Material didático
Teaching
History
Indigenes
Curriculum
Teaching material
title_short A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria
title_full A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria
title_fullStr A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria
title_full_unstemmed A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria
title_sort A temática indígena na escola : possibilidades e desafios entre a prática e a teoria
author Zanon, Leny Russi, 1969-
author_facet Zanon, Leny Russi, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Camila Loureiro, 1981-
Fernandes, Antonia Terra de Calazans
Freitas Neto, José Alves de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanon, Leny Russi, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
História
Indígenas
Currículos
Material didático
Teaching
History
Indigenes
Curriculum
Teaching material
topic Ensino
História
Indígenas
Currículos
Material didático
Teaching
History
Indigenes
Curriculum
Teaching material
description Orientador: Camila Loureiro Dias
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-09-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1021
ZANON, Leny Russi. A temática indígena na escola: possibilidades e desafios entre a prática e a teoria. 2021. 1 recurso online (119 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1021. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1021
identifier_str_mv ZANON, Leny Russi. A temática indígena na escola: possibilidades e desafios entre a prática e a teoria. 2021. 1 recurso online (119 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1021. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232576
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (119 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138566044909568