Contação de histórias e palhaçaria : caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Rosane, 1972-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639991
Resumo: Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernández
id UNICAMP-30_b9f502c316a769af292ec87467f62cfb
oai_identifier_str oai::1157404
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Contação de histórias e palhaçaria : caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básicaStorytelling and clowning : ways for the sensitive development of children in basic educationArte de contar históriasPalhaçariaEducação das sensibilidadesStorytellingClowningSensitive educationOrientador: Márcia Maria Strazzacappa HernándezDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente dissertação teve como objetivo pesquisar como as linguagens artísticas da Contação de Histórias e Palhaçaria podem ser recursos para um trabalho pedagógico significativo e de envolvimento das crianças. A intenção de pesquisar sobre esse tema surgiu da prática pessoal ao longo dos últimos 13 anos, com alunos e ex-alunos, que possibilitou observar o envolvimento destes com temas/conteúdos disciplinares trabalhados que geraram curiosidade e assimilação de conceitos que, de outras maneiras, não eram captados com tamanha e significativa fluência. Ao pensarmos nestas manifestações corpóreo-artísticas como lídimo do ser/corpo humano, do corpo criador, principalmente quando criança, onde a brincadeira, a sonoridade, o lúdico, a imaginação, a fantasia e o ridículo apresentam-se naturalmente no seu desenvolvimento emocional e social, traz à tona a reflexão do quanto elas podem ser responsáveis por aprendizagens significativas ao longo da vida que, infelizmente, se perde quando chega à idade escolar, por conta de uma escolarização rígida e de conteúdos fechados e desconectados, muitas vezes, de interesses da realidade da criança. O prazeroso torna-se uma obrigatoriedade que nem sempre é compreendida pela criança do Ciclo I do Ensino Fundamental que ingressa no mundo escolar, gerando conflitos e problemas com o que se supõe indisciplina. Obviamente que outros motivos são fatores para tais problemas e as linguagens artísticas ¿ como, sem pretensão, também as reconheço - estudadas não são solução para o caos que se apresenta no ensino da atualidade, mas são, provavelmente, um forte savoir faire para o aprendizado de valores, descobertas, desenvolvimento de habilidades que ajudarão no processo ensino¿aprendizagem de maneira mais lúdica, prazerosa, sensível e humanizadora. Buscando integrar teoria e experiência pessoal, pretende-se refletir sobre este processo no desenvolvimento da criança e aprimoramento da prática pedagógica do professor, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais humanizado, corporal, artístico e sensívelAbstract: This dissertation aimed to research how the artistic languages of Storytelling and Clowning can be resources for meaningful pedagogical work and for the involvement of children. The intention to research on this topic arose from personal practice over the last 13 years, with students and alumni, which made it possible to observe their involvement with subjects / disciplinary contents worked that generated curiosity and assimilation of concepts that, in other ways, they were not captured with such significant fluency. When we think of these bodily-artistic manifestations as a liquid of the human being / body, the creative body, especially as a child, where play, sound, play, imagination, fantasy and ridicule are naturally present in their emotional and social, brings up the reflection of how much they can be responsible for significant lifelong learning that, unfortunately, gets lost when they reach school age, due to rigid schooling and closed and disconnected content, often of interests the child's reality. Pleasurable becomes an obligation that is not always understood by the child of Cycle I of Elementary School who enters the school world, generating conflicts and problems with what is supposed to be indiscipline. Obviously, other reasons are factors for such problems and the artistic languages - as, without pretension, I also recognize them - studied are not a solution to the chaos that is present in teaching today, but they are probably a strong savoir faire for learning values, discoveries, skills development that will help in the teaching ¿ learning process in a more playful, pleasant, sensitive and humanizing way. Seeking to integrate theory and personal experience, we intend to reflect on this process in the child's development and improvement of the teacher's pedagogical practice, making the teaching-learning process more humanized, corporal, artistic and sensitiveMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-Prado, Guilherme do Val ToledoBaptistella, RosanaFigueiredo, Valeria Maria Chaves deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTrindade, Rosane, 1972-20202020-09-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 100 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639991TRINDADE, Rosane. Contação de histórias e palhaçaria: caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica. 2020. 1 recurso online ( 100 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639991. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157404Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T09:38:51Zoai::1157404Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-18T09:38:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contação de histórias e palhaçaria : caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica
Storytelling and clowning : ways for the sensitive development of children in basic education
title Contação de histórias e palhaçaria : caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica
spellingShingle Contação de histórias e palhaçaria : caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica
Trindade, Rosane, 1972-
Arte de contar histórias
Palhaçaria
Educação das sensibilidades
Storytelling
Clowning
Sensitive education
title_short Contação de histórias e palhaçaria : caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica
title_full Contação de histórias e palhaçaria : caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica
title_fullStr Contação de histórias e palhaçaria : caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica
title_full_unstemmed Contação de histórias e palhaçaria : caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica
title_sort Contação de histórias e palhaçaria : caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica
author Trindade, Rosane, 1972-
author_facet Trindade, Rosane, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Strazzacappa Hernandez, Marcia Maria, 1965-
Prado, Guilherme do Val Toledo
Baptistella, Rosana
Figueiredo, Valeria Maria Chaves de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Rosane, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Arte de contar histórias
Palhaçaria
Educação das sensibilidades
Storytelling
Clowning
Sensitive education
topic Arte de contar histórias
Palhaçaria
Educação das sensibilidades
Storytelling
Clowning
Sensitive education
description Orientador: Márcia Maria Strazzacappa Hernández
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-09-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639991
TRINDADE, Rosane. Contação de histórias e palhaçaria: caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica. 2020. 1 recurso online ( 100 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639991. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639991
identifier_str_mv TRINDADE, Rosane. Contação de histórias e palhaçaria: caminhos para o desenvolvimento sensível da criança na educação básica. 2020. 1 recurso online ( 100 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639991. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157404
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 100 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189166986035200