Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592369 |
Resumo: | Orientador : Luzia Margareth Rago |
id |
UNICAMP-30_ba10b09d2d93c5447d9e147b693d6e5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::243175 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910RepúblicaFeminismoSubjetividade - FilosofiaImprensa - Brasil - HistóriaMulheres - Educação - BrasilBrasil - História - Império - 1822-1889Orientador : Luzia Margareth RagoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Esta tese deDoutorado tem como objetivo estudar os discursos e as práticas educacionais no Brasil, entre 1870 e 1910, buscando perceber como a partir destes se constituíram os modelos de formação das identidades de gênero em nossa sociedade. A análise desenvolvida aqui se filia ao pós-estruturalismo, tendo como principal matriz teórica os escritos do filósofo Michel Foucault , marcadamente, a analise discursiva desenvolvida por-este autor em A arqueologia do Saber. Costituem também, um importante suporte para o trabalho desenvolvido, nesta tese, as considerações tecidas sobre a história das mulheres pelos estudos de GêneroAbstract: This doctorate thesis has the goal of studying, the speeches and the educational practices in Brazil, among 1870and 1910, aiming to perceive how through these, the gender identity models have been formed in our society. The analysis developed here is affiliated to the post structuralism, having as principal theoretical mold Michel Foucault's writings, the philosopher; markedly the discursive analysis envolved by this author in The archeology koowledge. Constitutes,also, an important support to the work developed in this thesis, the regardings done about women history by the gender studyingDoutoradoDoutor em História[s.n.]Rago, Luzia Margareth, 1948-Muniz, Diva do Couto GontijoStephanou, MariaMott, Maria LuciaLourenço, Fernando AntonioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Ricardo Santa Rita20022002-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf252 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592369OLIVEIRA, Ricardo Santa Rita. Educação, genero e modernidade: discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910. 2002. 252 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592369. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/243175porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:36:47Zoai::243175Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:36:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910 |
title |
Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910 |
spellingShingle |
Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910 Oliveira, Ricardo Santa Rita República Feminismo Subjetividade - Filosofia Imprensa - Brasil - História Mulheres - Educação - Brasil Brasil - História - Império - 1822-1889 |
title_short |
Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910 |
title_full |
Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910 |
title_fullStr |
Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910 |
title_full_unstemmed |
Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910 |
title_sort |
Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910 |
author |
Oliveira, Ricardo Santa Rita |
author_facet |
Oliveira, Ricardo Santa Rita |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rago, Luzia Margareth, 1948- Muniz, Diva do Couto Gontijo Stephanou, Maria Mott, Maria Lucia Lourenço, Fernando Antonio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ricardo Santa Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
República Feminismo Subjetividade - Filosofia Imprensa - Brasil - História Mulheres - Educação - Brasil Brasil - História - Império - 1822-1889 |
topic |
República Feminismo Subjetividade - Filosofia Imprensa - Brasil - História Mulheres - Educação - Brasil Brasil - História - Império - 1822-1889 |
description |
Orientador : Luzia Margareth Rago |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002-07-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592369 OLIVEIRA, Ricardo Santa Rita. Educação, genero e modernidade: discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910. 2002. 252 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592369. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) OLIVEIRA, Ricardo Santa Rita. Educação, genero e modernidade: discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910. 2002. 252 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592369. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/243175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 252 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188870535774208 |