Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ricardo Santa Rita
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592369
Resumo: Orientador : Luzia Margareth Rago
id UNICAMP-30_ba10b09d2d93c5447d9e147b693d6e5d
oai_identifier_str oai::243175
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910RepúblicaFeminismoSubjetividade - FilosofiaImprensa - Brasil - HistóriaMulheres - Educação - BrasilBrasil - História - Império - 1822-1889Orientador : Luzia Margareth RagoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Esta tese deDoutorado tem como objetivo estudar os discursos e as práticas educacionais no Brasil, entre 1870 e 1910, buscando perceber como a partir destes se constituíram os modelos de formação das identidades de gênero em nossa sociedade. A análise desenvolvida aqui se filia ao pós-estruturalismo, tendo como principal matriz teórica os escritos do filósofo Michel Foucault , marcadamente, a analise discursiva desenvolvida por-este autor em A arqueologia do Saber. Costituem também, um importante suporte para o trabalho desenvolvido, nesta tese, as considerações tecidas sobre a história das mulheres pelos estudos de GêneroAbstract: This doctorate thesis has the goal of studying, the speeches and the educational practices in Brazil, among 1870and 1910, aiming to perceive how through these, the gender identity models have been formed in our society. The analysis developed here is affiliated to the post structuralism, having as principal theoretical mold Michel Foucault's writings, the philosopher; markedly the discursive analysis envolved by this author in The archeology koowledge. Constitutes,also, an important support to the work developed in this thesis, the regardings done about women history by the gender studyingDoutoradoDoutor em História[s.n.]Rago, Luzia Margareth, 1948-Muniz, Diva do Couto GontijoStephanou, MariaMott, Maria LuciaLourenço, Fernando AntonioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Ricardo Santa Rita20022002-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf252 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592369OLIVEIRA, Ricardo Santa Rita. Educação, genero e modernidade: discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910. 2002. 252 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592369. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/243175porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:36:47Zoai::243175Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:36:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910
title Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910
spellingShingle Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910
Oliveira, Ricardo Santa Rita
República
Feminismo
Subjetividade - Filosofia
Imprensa - Brasil - História
Mulheres - Educação - Brasil
Brasil - História - Império - 1822-1889
title_short Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910
title_full Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910
title_fullStr Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910
title_full_unstemmed Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910
title_sort Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910
author Oliveira, Ricardo Santa Rita
author_facet Oliveira, Ricardo Santa Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rago, Luzia Margareth, 1948-
Muniz, Diva do Couto Gontijo
Stephanou, Maria
Mott, Maria Lucia
Lourenço, Fernando Antonio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ricardo Santa Rita
dc.subject.por.fl_str_mv República
Feminismo
Subjetividade - Filosofia
Imprensa - Brasil - História
Mulheres - Educação - Brasil
Brasil - História - Império - 1822-1889
topic República
Feminismo
Subjetividade - Filosofia
Imprensa - Brasil - História
Mulheres - Educação - Brasil
Brasil - História - Império - 1822-1889
description Orientador : Luzia Margareth Rago
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-07-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592369
OLIVEIRA, Ricardo Santa Rita. Educação, genero e modernidade: discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910. 2002. 252 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592369. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OLIVEIRA, Ricardo Santa Rita. Educação, genero e modernidade: discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910. 2002. 252 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592369. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/243175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
252 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188870535774208