O papel do processo inferencial na compreensão de textos escritos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Marco Antônio Rosa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602394
Resumo: Orientador: Anna Christina Bentes da Silva
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spelling O papel do processo inferencial na compreensão de textos escritosThe role of the inferential process in written texts comprehensionInferencia (Linguistica)Processamento textualCompreensão na leituraCogniçãoInference (Linguistic)Reding comprehensionText processingCognitionOrientador: Anna Christina Bentes da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação investiga o processo de compreensão de textos escritos, focalizando mais especificamente o processo de geração de inferências realizado pelos leitores. Para isso investigamos as inferências que alunas do curso de Letras fazem (em comentários escritos) a partir de um texto literário narrativo. O corpus analisado neste trabalho é constituído por comentários escritos produzidos por alunas do segundo ano do curso de Letras de uma universidade pública do interior de Goiás, feitos a partir de três contatos (audição, leitura e comentário/leitura) com um texto literário narrativo: o conto ¿A gaivota¿, de Augusta Faro. Partimos do pressuposto de que a compreensão de textos depende tanto dos processos de decodificação como da realização de inferências, pois acreditamos ser muito difícil haver compreensão sem inferências. Inferência é tomada aqui como uma estratégia cognitiva pela qual o leitor gera uma informação semântica nova, a partir de uma informação semântica dada, em um determinado contexto. Tendo isto em mente, buscamos investigar (i) quais inferências são produzidas ao longo dos comentários escritos, considerando os diferentes contextos - audição/leitura - de recepção de um texto literário escrito; (ii) de que forma a exibição desta ¿competência inferencial¿ por parte destes sujeitos relaciona-se aos diferentes tipos de contexto. Além disso, buscamos relacionar o processo de compreensão dos elementos constitutivos da narrativa e as inferências realizadas nos comentários dos sujeitos. Percebemos que o processo inferencial está relacionado tanto aos esquemas mentais dos sujeitos como ao seu contexto pessoal, de modo que, utilizando-se destas duas fontes de informação extratextual, os sujeitos buscam estabelecer o sentido do texto com a realização de inferências lógicas, informativas e elaborativas. E, no caso específico do conto utilizado em nossa pesquisa, percebemos que as inferências giraram em torno dos elementos constitutivos desta narrativa, especialmente da personagem e da açãoAbstract: This dissertation examines the process of written texts comprehension, focusing specifically on the readers¿ production of inferences. We investigate the inferences that Languages undergraduate students make (in terms of written comments) from a literary narrative text. The analyzed corpus comprises written comments made by undergraduate students of the second year of the Language course at a State University from the countryside of Goiás. The comments were uttered from three types of contact (listening, reading and commenting/reading) with a literary narrative text: the short story ¿A gaivota¿, by Augusta Faro. We depart from the assumption that the comprehension of texts depends both on processes of decoding and inferring, regarding that there must not be comprehension if one draws no inferences. Inference is conceived here as a cognitive strategy by which the reader generates new semantic information, from a given piece of semantic information, in a given context. Thus, we intend to depict (i) which inferences are made (in terms of written comments) in different contexts (listening/reading), after reading a literary written text and (ii) in which terms the fact of such subjects display a ¿inferential competence¿ has to do to the different kinds of contexts. Besides, we intend to relate the process of comprehension of narrative text constitutive elements and the inferences made in the subjects¿ comments. We realized that the inferential process relates both to the subjects¿ mental schemes and to their personal context, so that the subjects, once based on these two sources of extra-textual information, engage on giving meaning to the text by making logical, informative and elaborative inferences. And, in the specific case of the short story applied to the research, we realized that the inferences encompass the constitutive elements of such narrative, specially the character and the actionMestradoMestre em Linguística[s.n.]Bentes, Anna Christina, 1963-Bentes, Anna Christina, 1963-Koch, Ingedore Grunfeld VillaçaElias, Vanda Maria da SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMachado, Marco Antônio Rosa20052005-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf187p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602394MACHADO, Marco Antônio Rosa. O papel do processo inferencial na compreensão de textos escritos. 2005. 187p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602394. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/365133porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:29:23Zoai::365133Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:29:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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