O terceiro corpo : um dialogo entre a vestimento e o corpo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607883 |
Resumo: | Orientador: Ernesto Giovanni Boccara |
id |
UNICAMP-30_ba52b00b0d314a110ba3f92faea08f8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::432712 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O terceiro corpo : um dialogo entre a vestimento e o corpoThe third body : a dialogue between body and vestmentsCorpoVestimentaPerformance (Arte)Improvisação (Representação teatral)Instalações (Arte)Artes plásticasBodyClothesPerformance artImprovisation (Acting)Installations (Art)Fine artsOrientador: Ernesto Giovanni BoccaraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A criação do figurino/vestimenta para a performance, forma de expressão escolhida para esta proposição de trabalho, foi o subsídio para esta dissertação de mestrado, tendo todo seu processo documentado. O foco está no processo de criação, o qual poderá contribuir para futuros trabalhos que envolvam a criação de figurinos, seja para o teatro, a dança, performance ou qualquer forma de expressão que pressuponha uma ação cênica. Partindo da relação existente entre vestimenta-figurino e corpoator/performer, tendo como fundamentação a investigação da artista plástica Lygia Clark, onde o espectador interage com os objetos e esta intervenção se torna a obra e, a filosofia mestiça de Michel Serres, que enuncia que o corpo é um campo de forças onde fica impresso a aprendizagem, este trabalho pretende enquanto processo, imprimir uma concepção holística de criação em que não exista separação entre a parte e o todo, ou entre figurino-ator-personagem. O que se configura no terceiro corpo. Esta pesquisa visa a convergência entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas através da vestimenta-figurino, território expressivo a ser estudado. A vestimenta-figurino vai sendo esculpida através das ações do corpo: sujeito na criação e objeto do criador. As vestimentas serão expostas em uma instalação onde a perfomer interferirá com as mesmas. Trata-se aqui de reconstituir e totalizar o corpo através da ação artística, de contaminar de arte o espaço social. Um exercício para desenvolver um sentido expressivo, um despertar da percepção da vitalidade criadoraAbstract: Creating patterns/garment for performance, way of expression chosen for the proposition of this work, was the subsidy for this master's thesis, which reports all the process of creation. The focus is on the creation process, which will make contribution to future researches that involve creation of patterns, either for the theater, the dance, performance or any other way of expression that presuppose some scene action. Starting from the relationship between garment-patterns and bodyactor/ performer, and being based firstly upon the researches of the plastic artist Lygia Clark, in which the spectator interacts with the objects and this intervention turns into the work of art, and secondly upon Michel Serres's "blended" philosophy, which suggests that the body is a field of strengths where learning is inculcated, this work, as a process, intends to establish a holistic conception of creation in which there is no separation between the part and the whole, or between patterns-actor-character, which is configured in the "third instructed". This research aims to the convergence between Scene Arts and Plastic Arts through the garment-patterns, which is the expressive field to be studied. The garmentpatterns is sculpted through body actions: subject in the creation and object in the creator. The garments will be exhibited in an art installation where the performer will interfere with them. It is a matter of recomposing and expressing the body as a whole through artistic action, or of infecting the social space with art. An exercise to develop expressive sense, an awakening of the creative vitalityMestradoMestre em Artes[s.n.]Boccara, Ernesto Giovanni, 1948-Borges, Fernanda CarlosPires, Beatriz Helena Fonseca FerreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAncelmo, Ozenir20072007-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf96 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607883ANCELMO, Ozenir. O terceiro corpo: um dialogo entre a vestimento e o corpo. 2007. 96 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607883. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/432712porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:18:50Zoai::432712Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:18:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O terceiro corpo : um dialogo entre a vestimento e o corpo The third body : a dialogue between body and vestments |
title |
O terceiro corpo : um dialogo entre a vestimento e o corpo |
spellingShingle |
O terceiro corpo : um dialogo entre a vestimento e o corpo Ancelmo, Ozenir Corpo Vestimenta Performance (Arte) Improvisação (Representação teatral) Instalações (Arte) Artes plásticas Body Clothes Performance art Improvisation (Acting) Installations (Art) Fine arts |
title_short |
O terceiro corpo : um dialogo entre a vestimento e o corpo |
title_full |
O terceiro corpo : um dialogo entre a vestimento e o corpo |
title_fullStr |
O terceiro corpo : um dialogo entre a vestimento e o corpo |
title_full_unstemmed |
O terceiro corpo : um dialogo entre a vestimento e o corpo |
title_sort |
O terceiro corpo : um dialogo entre a vestimento e o corpo |
author |
Ancelmo, Ozenir |
author_facet |
Ancelmo, Ozenir |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boccara, Ernesto Giovanni, 1948- Borges, Fernanda Carlos Pires, Beatriz Helena Fonseca Ferreira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ancelmo, Ozenir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Vestimenta Performance (Arte) Improvisação (Representação teatral) Instalações (Arte) Artes plásticas Body Clothes Performance art Improvisation (Acting) Installations (Art) Fine arts |
topic |
Corpo Vestimenta Performance (Arte) Improvisação (Representação teatral) Instalações (Arte) Artes plásticas Body Clothes Performance art Improvisation (Acting) Installations (Art) Fine arts |
description |
Orientador: Ernesto Giovanni Boccara |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-06-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607883 ANCELMO, Ozenir. O terceiro corpo: um dialogo entre a vestimento e o corpo. 2007. 96 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607883. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607883 |
identifier_str_mv |
ANCELMO, Ozenir. O terceiro corpo: um dialogo entre a vestimento e o corpo. 2007. 96 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607883. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/432712 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 96 f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188992668663808 |