Simulação virtual na enfermagem : desenvolvimento e avaliação de um serious game na disciplina de saúde da mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Danielle Leite de Lemos, 1988-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8853
Resumo: Orientador: Maria Helena Baena de Moraes Lopes
id UNICAMP-30_ba6631fcc15fb5b49d2501a1827b7cc9
oai_identifier_str oai::1267618
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Simulação virtual na enfermagem : desenvolvimento e avaliação de um serious game na disciplina de saúde da mulherVirtual simulation in nursing : development and evaluation of a serious game in the subject of women's healthEducação em enfermagemTecnologia educacionalVideogamesEsfregaço vaginalEducation, NursingEducation technologyVídeo gamesPapanicolaou testOrientador: Maria Helena Baena de Moraes LopesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EnfermagemResumo: Introdução: A atuação do enfermeiro na assistência à mulher é tão ampla quanto as necessidades dessa população em todos os seus ciclos vitais. Acerca de sua formação, o Ministério da Educação traz como perfil do egresso do curso de enfermagem a capacidade de "conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional", e dentre suas competências gerais, a tomada de decisões. A infecção pelo HPV é tão comum, que se estima que 80% das mulheres terão contato com ele ao longo de suas vidas reprodutivas. O enfermeiro tem protagonismo nas ações de prevenção do câncer de colo uterino, especificamente na realização do exame colpocitológico. O Serious Game (SG) ou "Jogo Sério" tem se mostrado uma forma eficiente de uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) no ensino de profissionais de saúde, geralmente em propostas de simulação, para identificação de fatores de risco e cuidados ao paciente, com objetivo de desenvolvimento de competências, raciocínio crítico e reflexivo. Objetivo: Desenvolver e avaliar um SG para o ensino da técnica de coleta de material para o exame citopatológico de colo uterino. Método: Tratou-se de estudo metodológico. Foi desenvolvido e SG Exame Citopatológico de Colo Uterino seguindo-se conceitos e ferramentas do design instrucional ADDIE e as etapas do Planejamento de Atividades de Aprendizado Apoiadas por Computador – PACO. Fundamentou-se nos princípios da Aprendizagem Baseada em Simulação, com abordagem facilitadora centrada no aluno, orientada pelos objetivos de aprendizagem, segundo a Taxonomia de Bloom. Resultados: por 11 juízes especialistas em Saúde da Mulher, Coletiva ou da Família e em jogos virtuais avaliaram o conteúdo do SG pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC), e usabilidade através da System Usability Scale (Escala SUS). O IVC poderia variar de 0 a 1,0, e obteve-se pontuação 1,0, correspondente a 100% de concordância, em relação a clareza, pertinência e abrangência do conteúdo. Na usabilidade obteve-se pontuação de 92,05, cujo escore pode variar de 0 a 100, considerada a melhor imaginável. O SG foi aplicado a 24 alunos de Enfermagem, que avaliaram sua usabilidade por meio da Escala SUS, com resultado de 86,98, considerada como excelente experiência do usuário. Solicitou-se a opinião dos alunos sobre o SG, dentre os 22 que responderam (91,67% dos participantes), todos concordaram que o SG ajudou no seu aprendizado. Implicações para a prática e pesquisa: O uso do SG se mostrou eficaz para ensino da técnica de coleta do exame citopatológico a estudantes de enfermagem. Pode-se pressupor que possa ser igualmente eficaz para a educação permanente de profissionais já formados que desejem se atualizar sobre a técnica. Conclusão: O SG (link de acesso) mostrou-se apropriado para o ensino do tema proposto, especialmente para desenvolvimento de competências, sendo seu conteúdo claro, pertinente e abrangente e apresentou excelente usabilidade. Para estímulo ao raciocínio clínico, consideramos ainda ser necessário incluir questões para debriefing conduzido pelo docente e autodebriefing ao estudante. Fica evidente o vasto campo para desenvolvimento e validação de outros SG que potencializem a aprendizagem do aluno e promovam a segurança do pacienteAbstract: Introduction: The role of nurses in assisting women is as broad as the needs of this population in all their life cycles. Regarding their training, the Ministry of Education brings as a profile of the graduates of the nursing course the ability to "know and intervene on the most prevalent health-disease problems/situations in the national epidemiological profile", and among its general competences, taking of decisions. HPV infection is so common that it is estimated that 80% of women will have contact with it throughout their reproductive lives. Nurses play a leading role in cervical cancer prevention actions, specifically in carrying out the Pap smear. The Serious Game (SG) or "Serious Game" has been shown to be an efficient way of using information and communication technology (ICT) in the teaching of health professionals, usually in simulation proposals, to identify risk factors and care for the patient. patient, with the objective of developing skills, critical and reflective reasoning. Objective: To develop and evaluate an SG for teaching the technique of collecting material for the cytopathological examination of the cervix. Method: This was a methodological study. It was developed and SG Cervical Cytopathological Examination following ADDIE instructional design concepts and tools and the steps of Computer Supported Learning Activities Planning – PACO. It was based on the principles of Simulation-Based Learning, with a student-centered facilitative approach, guided by learning objectives, according to Bloom's Taxonomy. Results: 11 expert judges in Women's, Collective or Family Health and in virtual games evaluated the SG content by the Content Validity Index (CVI), and usability through the System Usability Scale (SUS Scale). The CVI could range from 0 to 1.0, and a score of 1.0 was obtained, corresponding to 100% agreement, in relation to clarity, relevance and scope of the content. In usability, a score of 92.05 was obtained, whose score can vary from 0 to 100, considered the best imaginable. The SG was applied to 24 Nursing students, who evaluated its usability through the SUS Scale, with a result of 86.98, considered an excellent user experience. The students' opinion about the SG was asked, among the 22 who responded (91.67% of the participants), all agreed that the SG helped in their learning. Implications for practice and research: The use of the SG proved to be effective for teaching the technique of collecting the Pap smear to nursing students. It can be assumed that it can be equally effective for the continuing education of already trained professionals who wish to update themselves on the technique. Conclusion: The SG (access link) proved to be appropriate for teaching the proposed topic, especially for skills development, its content being clear, relevant, and comprehensive and presenting excellent usability. To stimulate clinical reasoning, we also consider it necessary to include questions for debriefing conducted by the professor and self-debriefing for the student. The vast field for the development and validation of other SGs that enhance student learning and promote patient safety is evidentDoutoradoCuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e EnfermagemDoutora em Ciências da SaúdeCAPES001[s.n.]Lopes, Maria Helena Baena de Moraes, 1959-Fonseca, Luciana Mara MontiJensen, RodrigoCarmona, Elenice ValentimDuran, Erika Christiane MaroccoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Danielle Leite de Lemos, 1988-20212021-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (149 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8853OLIVEIRA, Danielle Leite de Lemos. Simulação virtual na enfermagem: desenvolvimento e avaliação de um serious game na disciplina de saúde da mulher. 2021. 1 recurso online (149 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8853. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267618porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-27T11:20:31Zoai::1267618Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-04-27T11:20:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação virtual na enfermagem : desenvolvimento e avaliação de um serious game na disciplina de saúde da mulher
Virtual simulation in nursing : development and evaluation of a serious game in the subject of women's health
title Simulação virtual na enfermagem : desenvolvimento e avaliação de um serious game na disciplina de saúde da mulher
spellingShingle Simulação virtual na enfermagem : desenvolvimento e avaliação de um serious game na disciplina de saúde da mulher
Oliveira, Danielle Leite de Lemos, 1988-
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Videogames
Esfregaço vaginal
Education, Nursing
Education technology
Vídeo games
Papanicolaou test
title_short Simulação virtual na enfermagem : desenvolvimento e avaliação de um serious game na disciplina de saúde da mulher
title_full Simulação virtual na enfermagem : desenvolvimento e avaliação de um serious game na disciplina de saúde da mulher
title_fullStr Simulação virtual na enfermagem : desenvolvimento e avaliação de um serious game na disciplina de saúde da mulher
title_full_unstemmed Simulação virtual na enfermagem : desenvolvimento e avaliação de um serious game na disciplina de saúde da mulher
title_sort Simulação virtual na enfermagem : desenvolvimento e avaliação de um serious game na disciplina de saúde da mulher
author Oliveira, Danielle Leite de Lemos, 1988-
author_facet Oliveira, Danielle Leite de Lemos, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Maria Helena Baena de Moraes, 1959-
Fonseca, Luciana Mara Monti
Jensen, Rodrigo
Carmona, Elenice Valentim
Duran, Erika Christiane Marocco
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Enfermagem
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Danielle Leite de Lemos, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Videogames
Esfregaço vaginal
Education, Nursing
Education technology
Vídeo games
Papanicolaou test
topic Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Videogames
Esfregaço vaginal
Education, Nursing
Education technology
Vídeo games
Papanicolaou test
description Orientador: Maria Helena Baena de Moraes Lopes
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8853
OLIVEIRA, Danielle Leite de Lemos. Simulação virtual na enfermagem: desenvolvimento e avaliação de um serious game na disciplina de saúde da mulher. 2021. 1 recurso online (149 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8853. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8853
identifier_str_mv OLIVEIRA, Danielle Leite de Lemos. Simulação virtual na enfermagem: desenvolvimento e avaliação de um serious game na disciplina de saúde da mulher. 2021. 1 recurso online (149 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8853. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267618
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (149 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189188798513152