O futebol e os futebolistas do futuro : analise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiengo, Carlos Rogério, 1981-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639984
Resumo: Orientador: Alcides José Scaglia
id UNICAMP-30_bb39ae6d6f96cc91d26cf35a4dedd567
oai_identifier_str oai::1157396
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O futebol e os futebolistas do futuro : analise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de casoThe football and footballers of the future : curriculum analysis present in the high-perfomance football players'developement based on a case of studyFutebolCategorias de baseCurrículosSoccerAcademyCurriculumOrientador: Alcides José ScagliaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar o currículo destinado ao processo de formação de futebolistas, na etapa de especialização esportiva, de uma instituição responsável pela formação de futebolistas de alto rendimento, e, como objetivos específicos: averiguar a influência dos aspectos históricos, culturais e sociais na concepção, planejamento, organização e realização do currículo presente da instituição investigada; analisar a relação entre o currículo estabelecido pelo clube e a intervenção dos profissionais responsáveis pelo processo de formação de futebolistas de alto rendimento; e verificar as concepções sobre a origem da capacidade do futebolista atuar em alto rendimento e como estas influenciam os processos de seleção, ensino, aprendizagem e treinamento ao longo do processo de formação de futebolistas de alto rendimento. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica intencional, com o objetivo de promover o entendimento acerca dos aspectos gerais relacionados à formação de futebolistas e ao conceito de currículo, bem como a aproximação da literatura referente à sistematização e organização do processo de formação de futebolista. A pesquisa bibliográfica subsidiou a discussão dos resultados obtidos nas etapas da pesquisa de campo. Esta foi realizada na Ferroviária Futebol S. A., instituição localizada na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo/Brasil. Para o cumprimento dos objetivos propostos foi realizada a coleta dos dados em quatro etapas distintas, com suas respectivas técnicas de pesquisa, sendo elas: a pesquisa documental (site, estatuto e currículo); a observação direta extensiva (questionário); a observação direta intensiva (entrevistas semiestruturadas); e a observação participante (sistemática e assistemática). O material coletado foi analisado mediante o emprego da Análise de Conteúdo. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta e análise dos dados possibilitaram resultados do tipo quali-quantitativo. Pelo seu caráter interpretativo, a investigação assumiu características de uma pesquisa de natureza qualitativa, que, pela abordagem naturalística de uma instituição específica, em um período delimitado, também se circunscreve como um estudo de caso. Os resultados foram organizados e apresentados a partir dos objetivos específicos delineados e discutidos à luz da literatura, os quais permitiram compreender como ocorre a influência dos aspectos históricos, culturais e sociais no currículo, e como estes se manifestam e compõem a complexa construção promovida por seus integrantes, que serve como parâmetro para a eleição dos valores que sustentam a intervenção da instituição no que tange à formação de futebolistas de alto rendimento. Além disso, constatou-se que, para a superação da concepção inatista acerca da origem da capacidade do futebolista atuar em alto rendimento, faz-se necessário um "esforço institucional", no sentido de uma transformação paradigmática. No que se refere à análise da relação entre o currículo estabelecido pela instituição e a intervenção dos profissionais responsáveis pelo processo de formação de futebolistas de alto rendimento, cabe destacar a natureza complexa que se estabelece entre as diferentes dimensões que compõem o rendimento esportivo, como a estratégica, tática, técnica e física, que se manifestam nos aspectos emocionais e cognitivos (dimensão psicológica). Esta, por sua vez, se constitui nos aspectos sociais e culturais nos quais a instituição e os seus futebolistas estão inseridos, e que são construídos historicamente. E, para os distanciamentos observados entre os conteúdos apresentados no currículo e as prioridades atribuídas e observadas na intervenção dos profissionais da instituição, sugere-se como alternativa para a adequação dos conteúdos ministrados frente ao proposto pelo currículo a adoção, pela instituição, de práticas de monitoramento e controle dos conteúdos ministrados durante o processo de formação dos futebolistas de alto rendimento. Por fim, foram apresentados encaminhamentos e as implicações práticas da pesquisa para as instituições que desejam construir os currículos destinados à formação de futebolistas de alto rendimentoAbstract: The present study has as its general purpose to analyze the curriculum destined to the formation process of soccer players, in the sports specialization stage, of an institution responsible for the formation of high-performance soccer players, and as specific objectives: to ascertain the influence of the historical, cultural and social aspects in the conception, planning, organization and accomplishment of the present curriculum of the investigated institution; to analyze the relationship between the curriculum established by the club and the intervention of the professionals responsible for the formation process of high-performance soccer players; and to verify the conceptions about the origin of the capacity of the soccer player to act in high-performance and how they influence the selection, teaching, learning and training processes along the formation process of high-performance soccer players. At first, an intentional bibliographic research was conducted, with the aim of promoting understanding about the general aspects related to the formation of soccer players and the concept of curriculum as well as the approach of the literature pertaining to the systematization and organization of the formation process of soccer players. The bibliographic research subsidized the discussion of the results obtained in the field research stages. This was held at Ferroviária Futebol S. A. [Railway Soccer SA], institution located in the city of Araraquara, interior of the state of São Paulo/Brazil. For the fulfillment of the proposed objectives was carried out data collection in four distinct stages, with their relative research techniques, namely: documentary research (website, statute and curriculum); extensive direct observation (questionnaire); intensive direct observation (semi-structured interviews); and participant observation (systematic and unsystematic). The collected material was analyzed using Content Analysis. The methodological procedures used for data collection and analysis allowed results of quali-quantitative type. For its interpretative character, the investigation assumed characteristics of a qualitative nature research, which, by the naturalistic approach of a specific institution, for a limited period, is also restrained as a case study. The results were organized and presented from the outlined specific goals and discussed in light of the literature, which allowed to understand how occurs the influence of historical, cultural and social aspects in the curriculum, and how they manifest themselves and make up the complex construction promoted by its members, which serves as a parameter for the election of the values that support the intervention of the institution regarding the formation of high-performance soccer players. Besides that, it¿s been determined that, to overcome the innatist design about the origin of the soccer player's ability to act in high-performance, it is necessary an "institutional effort" towards a paradigmatic shift. Regarding the analysis of the relationship between the curriculum established by the institution and the intervention of professionals responsible for the formation process of high-performance soccer players, it is worth highlighting the complex nature that is established between the different dimensions that make up sports performance, such as strategic, tactical, technical and physical, which manifest themselves in the emotional and cognitive aspects (psychological dimension). This, in turn, constitutes the social and cultural aspects in which the institution and its soccer players are inserted and which are historically constructed. And to the distances observed between the contents presented in the curriculum and the assigned and observed priorities in the intervention of the institution¿s professionals, it is suggested as an alternative to the adequacy of the contents taught across the curriculum proposed by the adoption, by the institution, of monitoring and control practices of the contents taught during the formation process of the high-performance soccer players. Finally, referrals and practical implications of the research, for institutions wishing to build curricula for the formation of high-performance soccer players, were presentedDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutor em Educação FísicaCAPES001[s.n.]Scaglia, Alcides José, 1972-Borin, João PauloGiglio, Sérgio SettaniReverdito, Riller SilvaSantana, Wilton Carlos deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASThiengo, Carlos Rogério, 1981-20192019-08-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (240 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639984THIENGO, Carlos Rogério. O futebol e os futebolistas do futuro: analise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso. 2019. 1 recurso online (240 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639984. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157396Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-17T19:47:55Zoai::1157396Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-17T19:47:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O futebol e os futebolistas do futuro : analise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso
The football and footballers of the future : curriculum analysis present in the high-perfomance football players'developement based on a case of study
title O futebol e os futebolistas do futuro : analise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso
spellingShingle O futebol e os futebolistas do futuro : analise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso
Thiengo, Carlos Rogério, 1981-
Futebol
Categorias de base
Currículos
Soccer
Academy
Curriculum
title_short O futebol e os futebolistas do futuro : analise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso
title_full O futebol e os futebolistas do futuro : analise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso
title_fullStr O futebol e os futebolistas do futuro : analise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso
title_full_unstemmed O futebol e os futebolistas do futuro : analise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso
title_sort O futebol e os futebolistas do futuro : analise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso
author Thiengo, Carlos Rogério, 1981-
author_facet Thiengo, Carlos Rogério, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaglia, Alcides José, 1972-
Borin, João Paulo
Giglio, Sérgio Settani
Reverdito, Riller Silva
Santana, Wilton Carlos de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiengo, Carlos Rogério, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Categorias de base
Currículos
Soccer
Academy
Curriculum
topic Futebol
Categorias de base
Currículos
Soccer
Academy
Curriculum
description Orientador: Alcides José Scaglia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639984
THIENGO, Carlos Rogério. O futebol e os futebolistas do futuro: analise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso. 2019. 1 recurso online (240 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639984. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639984
identifier_str_mv THIENGO, Carlos Rogério. O futebol e os futebolistas do futuro: analise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso. 2019. 1 recurso online (240 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639984. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157396
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (240 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189166971355136