Filmeducação : um cinema possível na escola contemporânea = Filmeducation: a cinema possible in contemporary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Pâmela de Bortoli, 1987-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638298
Resumo: Orientador:
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spelling Filmeducação : um cinema possível na escola contemporânea = Filmeducation: a cinema possible in contemporary schoolFilmeducation : a cinema possible in contemporary schoolCinema na educaçãoAmbiente de sala de aulaCurrículosMetodologiaCinema - Produção e direçãoMotion pictures in educationClassroom environmentCurriculumMethodologyMotion pictures - Production and directionOrientador:Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente tese propõe uma metodologia que se desenvolve por meio de três apostas de oficinas. Partindo de valores como comunicação, colaboração, criatividade e criticidade, propomos projetos de aulas que têm como norte a aplicação prática em sala de aula, independente da área do currículo. Temos conhecimento da longa trajetória da relação entre cinema e educação no Brasil e, neste sentido, não nos detemos em embasamentos unicamente teóricos. A tese parte da hipótese de que, a partir das oficinas aqui propostas e dos relatos de vivências enquanto formadora de escolas públicas em Campinas, SP, é possível uma reflexão sobre como o cinema pode ser inserido em sala de aula enquanto encontro com a produção fílmica. Considerando-se a problemática de uma aplicação plausível em escolas, tendo em vista os obstáculos relativos aos equipamentos tecnológicos e à necessidade de uma formação para o conhecimento da linguagem cinematográfica, construímos oficinas que avaliam essas lacunas e se propõem a sanar essas dificuldades. Nosso objetivo se deteve na formulação de aulas que pudessem ser replicadas pelos respectivos participantes da formação, de maneira que se tornassem replicadores dessa metodologia junto aos alunos. A prática envolve não somente uma sala de aula isolada, como também a reação em cadeia e a transformação da rotina escolar como um todo. A tese apresenta os resultados vividos a partir da metodologia proposta nas apostas de oficinas, elucidando como o currículo vivido se transforma no encontro com um cinema que não se define como fruição de um produto audiovisual pronto em uma sala escura, mas pelo desenrolar das relações humanas construídas ao longo da trajetória, ou seja, no encontro entre professor e alunos que realizam produções fílmicas a partir dessas oficinas. Um cinema possível, que chamamos como sendo o encontro da escola e produção fílmica, bem como as relações construídas nesse encontro pelos envolvidos e que tem a escola contemporânea como local de atravessamentoAbstract: The present thesis proposes a methodology that is developed through three bets of workshops. Based on values such as communication, collaboration, creativity and criticality, we propose projects of classes that have as a practical application in the classroom, regardless of the area of the curriculum. We are aware of the long trajectory of the relationship between cinema and education in Brazil and, in this sense, we do not dwell on purely theoretical foundations. The thesis is based on the hypothesis that, from the workshops proposed here and from experience reports as a teacher of public schools in Campinas, SP, it is possible to reflect on how cinema can be inserted in the classroom. Considering the problem of a plausible application in schools, in view of the obstacles related to technological equipment and the need for training in the knowledge of cinematographic language, we have built workshops that assess these gaps and propose to remedy these difficulties. Our goal was to formulate lessons that could be replicated by the respective participants in the training, so that they became replicators of this methodology with the students. The practice involves not only an isolated classroom, but also the chain reaction and the transformation of the school routine as a whole. The thesis presents the results obtained from the methodology proposed in the workshops, elucidating how the lived curriculum turns into the encounter with a cinema that is not defined as an audiovisual product in a dark room, but by the development of relations between human beings built along the trajectory, in which the school is crossed by this cinema. A possible cinema that has contemporary school as a crossing pointDoutoradoMultimeiosDoutora em MultimeiosCAPES[s.n.]Akhras, Fábio Nauras, 1954-Freire, MarciusMiranda, Carlos Eduardo AlbuquerqueLeite, Cesar Donizetti PereiraMogadouro, Cláudia de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMachado, Pâmela de Bortoli, 1987-20192019-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638298MACHADO, Pâmela de Bortoli. Filmeducação: um cinema possível na escola contemporânea = Filmeducation: a cinema possible in contemporary school. 2019. 1 recurso online (160 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638298. 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