Atitudes de professores em relação aos alunos com epilepsia, TEA e TDAH : relações entre conhecimento, percepção e saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferro, Thaís Pilon, 1993-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637545
Resumo: Orientador: Li Li Min
id UNICAMP-30_bc927a0585ef094a418c51f11e625e1b
oai_identifier_str oai::1095088
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Atitudes de professores em relação aos alunos com epilepsia, TEA e TDAH : relações entre conhecimento, percepção e saúde mentalTeacher attitudes related to students with epilepsy, ASD and ADHD : relationship between knowledge, perception and mental healthEpilepsiaAutismoTranstorno do deficit de atenção com hiperatividadeAtitudesTeoria do conhecimentoEpilepsyAutismAttention deficit disorder with hyperactivityAttitudeKnowledgeOrientador: Li Li MinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Introdução: Alunos com Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e epilepsia podem apresentar dificuldades de aprendizagem, socialização e são marcados por estigmas sociais. O papel do professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Algumas variáveis, por sua vez, parecem estar relacionadas aos comportamentos dos professores que favorecem, ou não, a inclusão desses alunos. Objetivo: avaliar os tipos de atitudes dos professores frente às crises epilépticas de alunos com epilepsia e crises comportamentais de alunos com TEA e TDAH. Os objetivos específicos foram avaliar os níveis de conhecimentos e percepções sobre esses assuntos, estado da saúde mental dos professores e as possíveis relações entre essas variáveis. Método: Delineada como pesquisa transversal qualitativa. Os dados foram coletados presencialmente através de questionários construídos para uso próprio no estudo e instrumentos psicológicos previamente validados. Os resultados foram analisados por meio de testes estatísticos e as análises qualitativas por meio da categorização prevista e emergente das respostas. Resultados: 150 professores participaram da coleta de dados. As atitudes descritas diante das crises de alunos com epilepsia, TEA e TDAH foram analisadas em quatro categorias diferentes, entre elas: proativas desejáveis, proativas indesejáveis, inadequadas e de fuga-esquiva. Sendo na categoria proativa desejável a maior prevalência diante de crises epilépticas (36,1%). Enquanto na categoria proativa indesejável observou-se uma maior prevalência de atitudes diante de crises comportamentais de alunos com TEA (50%). Na categoria inadequada verificou-se que atitudes diante crises comportamentais de alunos com TDAH foram mais frequentes (8,4%) e, por fim, as atitudes de fuga esquiva também foram mais prevalentes em casos de crises epilépticas em salas de aula (33,7%). As categorias de atitudes possuem uma relação positiva aos níveis de conhecimento dos professores sobre epilepsia (p=0.011), TEA (p=0.004) e TDAH (p=0.015). Entretanto, não foi observada diferença significativa das categorias de atitudes em relação aos níveis de percepção e variáveis de saúde mental. Conclusões: O presente estudo sinaliza a importância de ações que promovam aquisição de conhecimento sobre epilepsia, TEA e TDAH para os professores a fim de auxiliar no processo inclusivo, respeitando as individualidades de cada alunoAbstract: Introduction: Students with Autistic Spectrum Disorder, Attention Deficit Hyperactivity Disorder and epilepsy may have learning disabilities, socialization difficulty, and they are marked by social stigmas. The teacher's role is fundamental in the teaching-learning process. Some variables, in turn, seem to be related to teachers' behaviors that favor or not the inclusion of these students. Objective: To evaluate teachers' attitudes toward epileptic seizures in students with epilepsy and behavioral seizures in students with ASD and ADHD. The specific objectives were to evaluate the levels of knowledge and perceptions on these subjects, teachers' mental health status and the possible relationships between these variables. Method: Outlined as qualitative cross-sectional research. The data were collected in person through questionnaires built for their own use in the study and previously validated psychological instruments. Results were analyzed using statistical tests and qualitative analyzes through predicted and emerging categorization of responses. Results: 150 teachers participated in the data collection. The attitudes described in the seizures of students with epilepsy, ASD and ADHD were analyzed in four different categories, among them: desirable proactive, undesirable proactive, inadequate and to avoid. In the desirable proactive category the highest prevalence in the face of epileptic seizures (36.1%). While in the undesirable proactive category there was a higher prevalence of attitudes towards behavioral crises of students with ASD (50%). In the inadequate category it was found that attitudes towards behavioral crises of students with ADHD were more frequent (8.4%) and, finally, the avoiding category was also more prevalent in cases of epileptic seizures in the classroom (33, 7%). Attitude categories are positively related to teachers' levels of knowledge about epilepsy (p = 0.011), ASD (p = 0.004) and ADHD (p = 0.015). However, no significant differences were observed between the attitudes categories regarding the perception levels and mental health variables. Conclusions: The present study indicates the importance of actions that promote the acquisition of knowledge about epilepsy, ASD and ADHD for teachers in order to assist in the inclusive process, respecting the individualities of each studentMestradoFisiopatologia MédicaMestra em CiênciasCNPQ[s.n.]Li, Li Min, 1964-Coan, Ana CarolinaBetting, Luiz EduardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Fisiopatologia MédicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerro, Thaís Pilon, 1993-20192019-08-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (88 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637545FERRO, Thaís Pilon. Atitudes de professores em relação aos alunos com epilepsia, TEA e TDAH: relações entre conhecimento, percepção e saúde mental. 2019. 1 recurso online (88 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637545. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095088Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-21T11:03:47Zoai::1095088Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-21T11:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes de professores em relação aos alunos com epilepsia, TEA e TDAH : relações entre conhecimento, percepção e saúde mental
Teacher attitudes related to students with epilepsy, ASD and ADHD : relationship between knowledge, perception and mental health
title Atitudes de professores em relação aos alunos com epilepsia, TEA e TDAH : relações entre conhecimento, percepção e saúde mental
spellingShingle Atitudes de professores em relação aos alunos com epilepsia, TEA e TDAH : relações entre conhecimento, percepção e saúde mental
Ferro, Thaís Pilon, 1993-
Epilepsia
Autismo
Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Atitudes
Teoria do conhecimento
Epilepsy
Autism
Attention deficit disorder with hyperactivity
Attitude
Knowledge
title_short Atitudes de professores em relação aos alunos com epilepsia, TEA e TDAH : relações entre conhecimento, percepção e saúde mental
title_full Atitudes de professores em relação aos alunos com epilepsia, TEA e TDAH : relações entre conhecimento, percepção e saúde mental
title_fullStr Atitudes de professores em relação aos alunos com epilepsia, TEA e TDAH : relações entre conhecimento, percepção e saúde mental
title_full_unstemmed Atitudes de professores em relação aos alunos com epilepsia, TEA e TDAH : relações entre conhecimento, percepção e saúde mental
title_sort Atitudes de professores em relação aos alunos com epilepsia, TEA e TDAH : relações entre conhecimento, percepção e saúde mental
author Ferro, Thaís Pilon, 1993-
author_facet Ferro, Thaís Pilon, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Li, Li Min, 1964-
Coan, Ana Carolina
Betting, Luiz Eduardo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Médica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferro, Thaís Pilon, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Epilepsia
Autismo
Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Atitudes
Teoria do conhecimento
Epilepsy
Autism
Attention deficit disorder with hyperactivity
Attitude
Knowledge
topic Epilepsia
Autismo
Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Atitudes
Teoria do conhecimento
Epilepsy
Autism
Attention deficit disorder with hyperactivity
Attitude
Knowledge
description Orientador: Li Li Min
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637545
FERRO, Thaís Pilon. Atitudes de professores em relação aos alunos com epilepsia, TEA e TDAH: relações entre conhecimento, percepção e saúde mental. 2019. 1 recurso online (88 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637545. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637545
identifier_str_mv FERRO, Thaís Pilon. Atitudes de professores em relação aos alunos com epilepsia, TEA e TDAH: relações entre conhecimento, percepção e saúde mental. 2019. 1 recurso online (88 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637545. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095088
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (88 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189152331137024