AUXILIAR : uma ferramenta computacional inteligente que potencializa a ação docente em modulos de ensino de engenharia em cursos online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piva Junior, Dilermando
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604111
Resumo: Orientador: Mauro Sergio Miskulin, Rosana G. S. Miskulin
id UNICAMP-30_bd0c6b49fe4a21a1a715f3483c5d2500
oai_identifier_str oai::391078
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling AUXILIAR : uma ferramenta computacional inteligente que potencializa a ação docente em modulos de ensino de engenharia em cursos onlineAUXILIAR: an intelligent computacional tool that enhancing the professor action in the engineeing teaching modules in online coursesInteligência artificialRaciocínio baseado em casosAvaliação educacionalEngenharia - Estudo e ensinoEnsino a distânciaArtificial intelligenceCase-based reasoningEducational assessmentEngineering - Study and teachingDistance educationOrientador: Mauro Sergio Miskulin, Rosana G. S. MiskulinTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: Este trabalho apresenta a arquitetura computacional AUXILIAR, que foi especificada com o objetivo de potencializar a ação docente em módulos de Ensino de Engenharia. Para tanto foi implementado um mecanismo que, além de facilitar o processo de avaliação, procura por casos similares ocorridos com outros alunos em situações passadas semelhantes. Esta busca permite que o sistema possa redefinir o conteúdo que o aluno deve ser submetido e eliminar as deficiências detectadas durante a avaliação formativa, sem a necessidade de uma maior intervenção do professor no processo educativo. Para atingir tais objetivos foram utilizados conceitos de Inteligência Artificial, especificamente Raciocínio Baseado em Casos aplicado à Educação, e conceitos de Avaliação Formativa, buscando, com essa abordagem e com a utilização de metodologia específica para construção de cursos Online (AUXILIARCONSTRUTOR), facilitar a organização dos conteúdos pedagógicos a serem disponibilizados em cursos Online. Ao final, são apresentados resultados preliminares da utilização da arquitetura computacional AUXILIAR, em uma primeira implementação, em dois momentos, 1º e 2º semestres de 2005, e envolvendo disciplinas e turmas distintas de cursos específicos de Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Tecnologia em Informática. Com essas perspectivas esta pesquisa procura investigar o desenvolvimento de uma ferramenta computacional inteligente utilizando a metodologia de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) que potencializará a ação docente no gerenciamento, condução e redirecionamento dos alunos em módulos de ensino em cursos Online na área de Engenharia, proporcionando uma melhoria na aprendizagemAbstract: This study presents the AUXILIAR computational architecture, which was specified with the objective of enhancing the professor action in the Engineering Teaching modules. To carry this out, it was implemented a mechanism that, besides facilitating the evaluation process, it looks for similar cases occurred with students on past similar situation. This search allows the system to redefine the content¿s student that must be submitted and eliminates the detected deficiencies during the formative evaluation without the professor¿s intervention in the educative process. To reach these proposals, have been used concepts on Artificial Intelligence, specifically Case-Based Reasoning applied to Education, and concepts of Formative Evaluation aiming with this focus and also with the usage of specific methodology applied to online courses assembling (called, AUXILIAR-CONTRUTOR), to facilitate the pedagogical contents organization to be available in online courses. At the end of the study, preliminary results of AUXILIAR computational architecture usage are presented, in a first implementation, in two moments (first and second half of 2005), involving distinct disciplines and classes of the Computing Engineering, Computer Science and Information Technology courses. With these perspectives, this research looks to investigate the development of an intelligent computational tool using the methodology of Case Based Reasoning (CBR) that enhances the teaching action in the management, conduction and redirection of the students in modules of education in online courses of Engineering area, providing an improvement in the learningDoutoradoAutomaçãoDoutor em Engenharia Elétrica[s.n.]Miskulin, Mauro Sérgio, 1947-Miskulin, Rosana Giaretta SguerraBatista, Gustavo Enrique de Almeida Prado AlvesPannain, RicardoBianchini, DavidDamiani, FurioMurari, Carlos Alberto FavarinSwart, Jacobus WillibrordusUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPiva Junior, Dilermando20062006-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf161p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604111PIVA JUNIOR, Dilermando. AUXILIAR: uma ferramenta computacional inteligente que potencializa a ação docente em modulos de ensino de engenharia em cursos online. 2006. 161p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604111. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/391078porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:44:36Zoai::391078Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:44:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv AUXILIAR : uma ferramenta computacional inteligente que potencializa a ação docente em modulos de ensino de engenharia em cursos online
AUXILIAR: an intelligent computacional tool that enhancing the professor action in the engineeing teaching modules in online courses
title AUXILIAR : uma ferramenta computacional inteligente que potencializa a ação docente em modulos de ensino de engenharia em cursos online
spellingShingle AUXILIAR : uma ferramenta computacional inteligente que potencializa a ação docente em modulos de ensino de engenharia em cursos online
Piva Junior, Dilermando
Inteligência artificial
Raciocínio baseado em casos
Avaliação educacional
Engenharia - Estudo e ensino
Ensino a distância
Artificial intelligence
Case-based reasoning
Educational assessment
Engineering - Study and teaching
Distance education
title_short AUXILIAR : uma ferramenta computacional inteligente que potencializa a ação docente em modulos de ensino de engenharia em cursos online
title_full AUXILIAR : uma ferramenta computacional inteligente que potencializa a ação docente em modulos de ensino de engenharia em cursos online
title_fullStr AUXILIAR : uma ferramenta computacional inteligente que potencializa a ação docente em modulos de ensino de engenharia em cursos online
title_full_unstemmed AUXILIAR : uma ferramenta computacional inteligente que potencializa a ação docente em modulos de ensino de engenharia em cursos online
title_sort AUXILIAR : uma ferramenta computacional inteligente que potencializa a ação docente em modulos de ensino de engenharia em cursos online
author Piva Junior, Dilermando
author_facet Piva Junior, Dilermando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miskulin, Mauro Sérgio, 1947-
Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra
Batista, Gustavo Enrique de Almeida Prado Alves
Pannain, Ricardo
Bianchini, David
Damiani, Furio
Murari, Carlos Alberto Favarin
Swart, Jacobus Willibrordus
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Piva Junior, Dilermando
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência artificial
Raciocínio baseado em casos
Avaliação educacional
Engenharia - Estudo e ensino
Ensino a distância
Artificial intelligence
Case-based reasoning
Educational assessment
Engineering - Study and teaching
Distance education
topic Inteligência artificial
Raciocínio baseado em casos
Avaliação educacional
Engenharia - Estudo e ensino
Ensino a distância
Artificial intelligence
Case-based reasoning
Educational assessment
Engineering - Study and teaching
Distance education
description Orientador: Mauro Sergio Miskulin, Rosana G. S. Miskulin
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604111
PIVA JUNIOR, Dilermando. AUXILIAR: uma ferramenta computacional inteligente que potencializa a ação docente em modulos de ensino de engenharia em cursos online. 2006. 161p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604111. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PIVA JUNIOR, Dilermando. AUXILIAR: uma ferramenta computacional inteligente que potencializa a ação docente em modulos de ensino de engenharia em cursos online. 2006. 161p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604111. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/391078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
161p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188957772054528