A mediação do professor na interação do aprendiz com o material didatico em contextos pedagogicos distintos : o presencial e o virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Lúcia Alves, 1950-
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591036
Resumo: Orientador : Denise Bertoli Braga
id UNICAMP-30_bd5405ceb57f457b2801d0f3625d8386
oai_identifier_str oai::219076
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A mediação do professor na interação do aprendiz com o material didatico em contextos pedagogicos distintos : o presencial e o virtualEnsino a distânciaEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalMaterial didáticoOrientador : Denise Bertoli BragaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O foco desta dissertação é o estudo das interações do aprendiz com o material didático em contextos pedagógicos presenciais e virtuais. Tendo como base as diretrizes da pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, o presente estudo estabeleceu como objetivo conduzir uma análise contrastiva de ensino de leitura em língua estrangeira concretizada em contextos pedagógicos distintos: o presencial e o virtual, em duas situações: uma delas semipresencial, que prevê encontros presenciais e também interações virtuais através de e-mails, chats e jóruns de discussão; a outra, de estudo independente automonitorado, que prevê a interação somente entre aluno e material didático, sem a intermediação do professor. Nos contextos mediados pelo professor (presencial e semipresencial) há em comum uma proposta colaborativa de construção de conhecimento sobre leitura, ao passo que na proposta de aprendizagem automonitorada há a concepção de estudo reflexivo. A análise dos dados aponta para o fato de que as aulas presenciais tendem a ser lugares padronizados e rotinizados, onde o professor tem um papel central, assumindo o papel de mediador nas interações, encorajando a participação dos aprendizes, e fazendo as intervenções e ajustes necessários à construção do conhecimento. As diferenças entre os contextos pedagógicos presencial e virtual fazem com que o processo de transição entre eles não seja fácil. Professores e aprendizes encontram-se fortemente influenciados pela cultura de ensinar e aprender do contexto presencial. No contexto virtual, apesar da instrução mediada pelo computador favorecer tanto a aprendizagem independente quanto a aprendizagem colaborativa, não há nada inerente ao meio virtual que conduza os aprendizes a construírem o conhecimento a partir de interações com outros aprendizes, ou mesmo a partir da interação com o material didático disponibilizado eletronicamente. O uso pedagógico dos espaços interativos síncronos, como os chats, e assíncronos, como e-mails e fóruns de discussão, precisa ser estimulado e orientado pelo professor, que, por vezes, tem dificuldade em planejar e estruturar tarefas colaborativas, já que nem sempre essa é uma prática do ensino presencial. As atividades de chat, especificamente, têm aspectos semelhantes e diferentes das aulas presenciais, uma questão que merece ser melhor entendida pelos professores engajados no ensino virtual. Com relação ao contexto de estudo automonitorado, os dados apontam que essa nova modalidade de ensino/aprendizagem apresenta a vantagem de poder adequar-se às características individuais dos aprendizes, tais como ritmo, disponibilidade de tempo e espaço. Por outro lado, a interatividade do material pedagógico veiculado no meio eletrônico pode favorecer o estudo autônomo e reflexivo, já que permite uma maior flexibilidade de escolhas por parte do aprendizAbstract: The focus of this dissertation is the study of new modes of teaching and learning introduced by the use of technology in education through the investigation of the characteristics of interaction vis-à-vis on line pedagogical materiaIs and the extent to which such interaction differs from the interaction with classroom materiaIs. An analysis was made contrasting the reading of English as a foreign language in face-to-face interactions with on line interactions in two different contexts - a mixed-mode course with classroom meetings and on line interactions, and a self-monitoring course. The findings reveal that classroom meetings tend to be standardized places where the teacher plays an important role in encouraging students' participation, making interventions and promoting the necessary adaptations in order to foster knowledge construction and cooperative learning. The data analysis of on line interactions indicate how they may be influenced by the teaching-Iearning culture of face-to-face meetings. The pedgogical use of synchronous interactive tools, such as chats, and asynchronous ones, such as e-mails and discussion forums, must be estimulated by the teacher, who sometimes finds it difficult to structure and manage collaborative tasks, once this is not a common practice in classroom interactions. The findings about the self-monitoring context indicate the role that certain individuallearning features play in successful pedagogical interactions in this kind of environment. It meets specific needs of students in terms of pace of learning and availability of time and space but it requires autonomous and reflexive learners. On the other hand, the interactivity of on line leaming materiais promotes students' independence and the Web navigation facilities allow learners to adapt the materiais to their individual needsMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Braga, Denise Bértoli, 1953-Amarante, Maria de Fátima SilvaFreire, Maximina MariaBusnardo Neto, Joanne Marie MccaffreyUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Lúcia Alves, 1950-20012001-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf186 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591036COSTA, Lúcia Alves. A mediação do professor na interação do aprendiz com o material didatico em contextos pedagogicos distintos: o presencial e o virtual. 2001. 186 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591036. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/219076porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-15T14:11:36Zoai::219076Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-15T14:11:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação do professor na interação do aprendiz com o material didatico em contextos pedagogicos distintos : o presencial e o virtual
title A mediação do professor na interação do aprendiz com o material didatico em contextos pedagogicos distintos : o presencial e o virtual
spellingShingle A mediação do professor na interação do aprendiz com o material didatico em contextos pedagogicos distintos : o presencial e o virtual
Costa, Lúcia Alves, 1950-
Ensino a distância
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Material didático
title_short A mediação do professor na interação do aprendiz com o material didatico em contextos pedagogicos distintos : o presencial e o virtual
title_full A mediação do professor na interação do aprendiz com o material didatico em contextos pedagogicos distintos : o presencial e o virtual
title_fullStr A mediação do professor na interação do aprendiz com o material didatico em contextos pedagogicos distintos : o presencial e o virtual
title_full_unstemmed A mediação do professor na interação do aprendiz com o material didatico em contextos pedagogicos distintos : o presencial e o virtual
title_sort A mediação do professor na interação do aprendiz com o material didatico em contextos pedagogicos distintos : o presencial e o virtual
author Costa, Lúcia Alves, 1950-
author_facet Costa, Lúcia Alves, 1950-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Denise Bértoli, 1953-
Amarante, Maria de Fátima Silva
Freire, Maximina Maria
Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Lúcia Alves, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Material didático
topic Ensino a distância
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Material didático
description Orientador : Denise Bertoli Braga
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-12-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591036
COSTA, Lúcia Alves. A mediação do professor na interação do aprendiz com o material didatico em contextos pedagogicos distintos: o presencial e o virtual. 2001. 186 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591036. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591036
identifier_str_mv COSTA, Lúcia Alves. A mediação do professor na interação do aprendiz com o material didatico em contextos pedagogicos distintos: o presencial e o virtual. 2001. 186 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591036. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/219076
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
186 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188858543210496