Analise do acumulo da demanda logistica no final do periodo de comercialização : um modelo de dinamicas de sistema para o setor de bens de consumo brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610666 |
Resumo: | Orientador: Orlando Fontes Lima Junior |
id |
UNICAMP-30_bd667e44d5cbede57da0e8eae2d0cf11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::470535 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Analise do acumulo da demanda logistica no final do periodo de comercialização : um modelo de dinamicas de sistema para o setor de bens de consumo brasileiroAnalysis of logistics demand peak in the end of the sales period : a system dynamics model for the Brazilian consumer products goods segmentDinâmica de sistemasLogísticaAdministraçãoTransporteDescontoSystem dynamicsLogisticsBusiness administrationTransportationDiscountsOrientador: Orlando Fontes Lima JuniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: O problema desta tese é a concentração da demanda logística no final do período de comercialização no segmento de bens de consumo não-durável. O objetivo deste estudo é analisar tanto as causas, quanto os impactos deste fenômeno nas diferentes organizações envolvidas na cadeia de valor. Para isto, será feito um estudo em uma empresa que possui esta concentração, de tal forma que se possa gerar elementos que ajudem as organizações a entenderem e lidarem com este fenômeno. O método adotado foi a modelagem matemática baseada na simulação de Dinâmicas de Sistema (System Dynamics). Esta abordagem permitiu estudar o problema de uma forma holística e integrada. Após a realização do estudo, pôde-se concluir que a concentração da demanda logística no final do mês pode ter sido provocada por uma série de fatores, sendo que a maioria absoluta deles são fatores endógenos aos agentes. A concentração da demanda provoca impacto negativo no resultado financeiro da indústria no longo prazo e impacto neutro no varejo. Foram testadas diversas políticas capazes de eliminar a concentração da demanda, sendo que algumas delas apresentaram resultados positivos no longo prazo. Entretanto, todas as políticas que foram eficazes na eliminação da concentração provocavam impactos negativos no curto prazo e afetavam um ou mais objetivos departamentais dos agentes. O estudo contribui para a análise dos efeitos sistêmicos da política de descontos temporários com freqüência e duração conhecida. Contribui também para o entendimento da importância de adotar uma abordagem interdisciplinar para lidar com os problemas da gestão da cadeia de suprimentos e a adequação do uso da Dinâmicas de Sistema como método para este tipo de problema.Abstract: The problem of this thesis is the "peak" of logistics service demand which typically occurs at the end of the sales period in the consumer products goods segment known as hockey-stick demand. The objetive is to analyze the cause and impact of this phenomenon in the different companies involved through the value chain. To accomplish this goal, the study focused on a particular company where this business activity occurs on a regular basis in order identify and understand the underlying factors behind the end of the cycle peak, and how to avoid this behavior. The research methodology utilized in the thesis was based on the application of mathematical simulation modeling by using System Dynamics. This approach enabled to achieve a holistic and integrated view of the problem. From the results of the study it was possible to conclude that the end of the sales period demand peak could be caused by a series of factors, the absolute majority of them being endogenous to the agents. The results of the study show that in the long run, the demand peak has negative impacts in the financial results of the industry and is neutral for the retailers. Many alternative policies were identified and simulated to demonstrate the possibility of eliminating the deman peak. Some of the evaluated policies generated positive financial results in the long run; however, all of the evaluated policies caused negative impacts on the short term financial results and affected one or more of the functional objectives of the agents departments. The research also contributed insight into the holistic effects of temporary price discounts with known frequency and duration. Utilizing mathematical simulation modeling and System Dynamics in an interdisciplinary approach to analyzing supply chain management issues was shown to be beneficial to this thesis and the findings.DoutoradoTransportesDoutor em Engenharia Civil[s.n.]Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-Novaes, Antônio GalvãoBacic, Miguel JuanGalves, Maria LuciaDuarte, Andre Luis de Castro MouraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSanches, Lars Meyer, 1973-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf287 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610666SANCHES, Lars Meyer. Analise do acumulo da demanda logistica no final do periodo de comercialização: um modelo de dinamicas de sistema para o setor de bens de consumo brasileiro. 2009. 287 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610666. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/470535porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:42:19Zoai::470535Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:42:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analise do acumulo da demanda logistica no final do periodo de comercialização : um modelo de dinamicas de sistema para o setor de bens de consumo brasileiro Analysis of logistics demand peak in the end of the sales period : a system dynamics model for the Brazilian consumer products goods segment |
title |
Analise do acumulo da demanda logistica no final do periodo de comercialização : um modelo de dinamicas de sistema para o setor de bens de consumo brasileiro |
spellingShingle |
Analise do acumulo da demanda logistica no final do periodo de comercialização : um modelo de dinamicas de sistema para o setor de bens de consumo brasileiro Sanches, Lars Meyer, 1973- Dinâmica de sistemas Logística Administração Transporte Desconto System dynamics Logistics Business administration Transportation Discounts |
title_short |
Analise do acumulo da demanda logistica no final do periodo de comercialização : um modelo de dinamicas de sistema para o setor de bens de consumo brasileiro |
title_full |
Analise do acumulo da demanda logistica no final do periodo de comercialização : um modelo de dinamicas de sistema para o setor de bens de consumo brasileiro |
title_fullStr |
Analise do acumulo da demanda logistica no final do periodo de comercialização : um modelo de dinamicas de sistema para o setor de bens de consumo brasileiro |
title_full_unstemmed |
Analise do acumulo da demanda logistica no final do periodo de comercialização : um modelo de dinamicas de sistema para o setor de bens de consumo brasileiro |
title_sort |
Analise do acumulo da demanda logistica no final do periodo de comercialização : um modelo de dinamicas de sistema para o setor de bens de consumo brasileiro |
author |
Sanches, Lars Meyer, 1973- |
author_facet |
Sanches, Lars Meyer, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958- Novaes, Antônio Galvão Bacic, Miguel Juan Galves, Maria Lucia Duarte, Andre Luis de Castro Moura Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Lars Meyer, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dinâmica de sistemas Logística Administração Transporte Desconto System dynamics Logistics Business administration Transportation Discounts |
topic |
Dinâmica de sistemas Logística Administração Transporte Desconto System dynamics Logistics Business administration Transportation Discounts |
description |
Orientador: Orlando Fontes Lima Junior |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610666 SANCHES, Lars Meyer. Analise do acumulo da demanda logistica no final do periodo de comercialização: um modelo de dinamicas de sistema para o setor de bens de consumo brasileiro. 2009. 287 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610666. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610666 |
identifier_str_mv |
SANCHES, Lars Meyer. Analise do acumulo da demanda logistica no final do periodo de comercialização: um modelo de dinamicas de sistema para o setor de bens de consumo brasileiro. 2009. 287 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610666. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/470535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 287 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189018804420608 |