Designações de texto na educação básica : as políticas públicas entre teorias e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Wagner, 1984-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637318
Resumo: Orientador: Eduardo Roberto Junqueira Guimarães
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spelling Designações de texto na educação básica : as políticas públicas entre teorias e práticaDesignations of text in basic education : public policies between theories and practiceSemânticaEnsino médio - CurrículosProfessoresEscolasSemanticsHigh school - CurriculumTeachersSchoolsOrientador: Eduardo Roberto Junqueira GuimarãesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese se inscreve na área da Semântica do Acontecimento, que considera que os sentidos são constituídos no acontecimento enunciativo, que é sempre político e histórico. O objetivo é analisar as designações da palavra texto nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio ¿ PCNEM ¿ (1999). Consideramos esse documento como uma política pública produtora de consensos sobre o que e como ensinar na Escola. As análises observaram o funcionamento designativo da palavra texto nas três áreas que compõem o documento, abrangendo, assim, todas as disciplinas do ensino médio. Tomamos também como corpus, entrevistas com professores das diversas disciplinas do ensino médio de uma escola pública municipal na cidade de Pouso Alegre, MG. O procedimento de análise considerou como a palavra texto articulava-se e se reescriturava em enunciados que integravam os respectivos textos acima. Com isso, percebemos que o funcionamento político da enunciação produz a instabilidade da designação da palavra texto. Para os PCNEM, texto aparece, principalmente, como parte do que se reescritura por competência. Ler um texto é uma competência a ser desenvolvida no aluno. A palavra texto não ocorre em todas as disciplinas do documento. Nas que o fazem, texto é predicado por função comunicativa. Comunicar, via texto, está em rede parafrástica com Ensinar esta deriva para passar uma informação. Nas disciplinas que não citam o texto há a prevalência do ensino de um conteúdo disciplinar. Apenas as disciplinas de Artes e Filosofia predicam para o texto uma função além da comunicativa. Nas entrevistas com os professores, separamos as disciplinas em três grupos de acordo com os sentidos comuns à palavra texto. No primeiro grupo, estão as disciplinas que veem o texto como meio de transmitir uma informação ou conteúdo disciplinar. No segundo grupo, inserimos as disciplinas que compreendem o texto como conjunto de palavras ou ideias. No terceiro grupo, inserimos as disciplinas que o compreendem como o reflexo de uma situação. Ou seja, o texto está na relação com um contexto visto como pano de fundo de um acontecimento. Em geral, as disciplinas visam ensinar um conteúdo disciplinar descarnado de sua história, o que acaba por colocar o ensino do texto como um aspecto secundário na EscolaAbstract: This thesis is in the Semantics of the Events area, which considers that the meanings are constituted in the enunciative event, which is always political and historical. The objective is to analyze the designations of the word text in the National Curricular Parameters of High School - PCNEM - (1999). We consider this document as a public policy that produces consensus on what and how to teach in the School. The analyzes observed the designative functioning of the word text in the three areas that make up the document, thus covering all high school subjects. We also took as corpus, interviews with teachers from the various high school disciplines of a municipal public school in the city of Pouso Alegre, MG. The analysis procedure considered how the word text was articulated and rewritten in statements that integrated the respective texts above. With this, we perceive that the political functioning of the enunciation produces the instability of the designation of the word text. For PCNEM, text appears mainly as part of what is rewritten by competence. Reading a text is a competence to be developed in the student. The word text does not occur in all disciplines of the document. In those who do, text is predicated by communicative function. Communicate, via text, is in paraphrastic network with Teach this drift to pass information. In disciplines that do not cite the text there is the prevalence of the teaching of a disciplinary content. Only the disciplines of Arts and Philosophy predicate to the text a function beyond communicative. In the interviews with the teachers, we separate the disciplines into three groups according to the meanings common to the word text. In the first group are the disciplines that see the text as a means of transmitting information or disciplinary content. In the second group, we insert the disciplines that comprise the text as a set of words or ideas. In the third group, we insert the disciplines that understand it as the reflection of a situation. That is, the text is in relation to a context seen as the background of an event. In general, the disciplines aim to teach a disciplined content, which ends up putting the teaching of the text as a secondary aspect in the SchoolDoutoradoLingüísticaDoutor em Linguística[s.n.]Guimarães, Eduardo, 1948-Castellanos Pfeiffer, Claudia ReginaMassmann, Débora Raquel HettwerMachado, Carolina de PaulaReis, Claudia FreitasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFranco, Wagner, 1984-20192019-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (162 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637318FRANCO, Wagner. Designações de texto na educação básica: as políticas públicas entre teorias e prática. 2019. 1 recurso online (162 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637318. 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