O brincar em grupos de crianças com alterações visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Letícia Coelho, 1980-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616896
Resumo: Orientador: Cecília Guarnieri Batista
id UNICAMP-30_be4589bdb81d1e368b8c87f0bfcd80a9
oai_identifier_str oai::842127
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O brincar em grupos de crianças com alterações visuaisChildren with visual alterations at playBrincadeirasDeficiência visualCrianças - DesenvolvimentoEducação especialPlayVisual impairmentsChild developmentSpecial educationOrientador: Cecília Guarnieri BatistaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: O brincar tem sido abordado sob diversos aspectos e reconhecido como um indicador de desenvolvimento infantil. Alguns autores discutem o brincar em crianças com alterações no desenvolvimento, e sua contribuição para o desenvolvimento. Com base nesses estudos, esta pesquisa analisa questões referentes ao brincar em grupos de crianças na faixa etária de 5 a 8 anos, com diagnósticos de deficiência visual ou alteração visual. As crianças foram organizadas em dois grupos e o material foi coletado por meio de videogravações de oito sessões em cada um dos grupos e registros em diário de campo. A análise qualitativa de episódios propiciou a discussão sobre a interação dos participantes entre si, com os brinquedos e a atuação do adulto na relação com o grupo. Observou-se a organização de brincadeiras conjuntas e a elaboração de enredos de faz de conta, que se tornaram mais complexos e envolveram maior atividade conjunta entre as crianças ao longo das sessões. Considerou-se que o contexto de brincadeira relativamente livre propiciou o aparecimento de habilidades pouco relatadas nas entrevistas com as mães e nas descrições diagnósticas do serviço. Na análise dos resultados, foram descritos e discutidos incentivos e estratégias do pesquisador, de forma a propiciar essas brincadeiras e de superar os obstáculos identificados para a interação entre crianças com alterações visuais. A pesquisa traz subsídios para a intervenção educacional, especialmente no que se refere à situação de brincadeira em grupo, ao destacar seu papel para o processo de desenvolvimentoAbstract: Play has been approached in several ways and recognized as an indicator of child development. Some authors discuss the role of play among children with developmental alterations, and its contribution to development. Based on these studies, this research aims to discuss issues related to play (with focus on make-believe play) in groups of children aged 5-8 years, with diagnoses of visual impairment or visual alterations. The children were organized into two groups and the material was collected by means of video recordings of eight sessions in each group and entries in a field diary. Qualitative analysis of episodes led the discussion on the interaction among the participants themselves, with toys and adults action inside the group There was the organization of joint play and development of make-believe scenarios that have become more complex and involved greater joint activity among children throughout the sessions. It was considered that the context of relatively free play enabled the emergence of skills rarely described in interviews with the mothers and the descriptions of the diagnostic service. In analyzing the results, were described and discussed incentives and strategies of the researcher, in order to provide these games and to overcome identified obstacles to the interaction between children with visual impairment. The research provides grants to educational intervention, especially with regard to the situation of playing in groups, to highlight its role in the development processMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Batista, Cecilia Guarnieri, 1949-Amorim, Katia de SouzaGasparetto, Maria Elisabete Rodrigues FreireUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRuiz, Letícia Coelho, 1980-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf159 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616896RUIZ, Letícia Coelho. O brincar em grupos de crianças com alterações visuais. 2011. 159 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616896. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/842127porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:30:01Zoai::842127Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:30:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar em grupos de crianças com alterações visuais
Children with visual alterations at play
title O brincar em grupos de crianças com alterações visuais
spellingShingle O brincar em grupos de crianças com alterações visuais
Ruiz, Letícia Coelho, 1980-
Brincadeiras
Deficiência visual
Crianças - Desenvolvimento
Educação especial
Play
Visual impairments
Child development
Special education
title_short O brincar em grupos de crianças com alterações visuais
title_full O brincar em grupos de crianças com alterações visuais
title_fullStr O brincar em grupos de crianças com alterações visuais
title_full_unstemmed O brincar em grupos de crianças com alterações visuais
title_sort O brincar em grupos de crianças com alterações visuais
author Ruiz, Letícia Coelho, 1980-
author_facet Ruiz, Letícia Coelho, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Cecilia Guarnieri, 1949-
Amorim, Katia de Souza
Gasparetto, Maria Elisabete Rodrigues Freire
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Letícia Coelho, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras
Deficiência visual
Crianças - Desenvolvimento
Educação especial
Play
Visual impairments
Child development
Special education
topic Brincadeiras
Deficiência visual
Crianças - Desenvolvimento
Educação especial
Play
Visual impairments
Child development
Special education
description Orientador: Cecília Guarnieri Batista
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616896
RUIZ, Letícia Coelho. O brincar em grupos de crianças com alterações visuais. 2011. 159 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616896. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616896
identifier_str_mv RUIZ, Letícia Coelho. O brincar em grupos de crianças com alterações visuais. 2011. 159 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616896. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/842127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
159 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189068698812416