A construção da performance de The Complete Piano Etudes de Philip Glass : The Complete Piano Etudes by Philip Glass: the creation of a performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fais, Letícia, 1992-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641379
Resumo: Orientador: Alexandre Zamith Almeida
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spelling A construção da performance de The Complete Piano Etudes de Philip Glass : The Complete Piano Etudes by Philip Glass: the creation of a performanceThe Complete Piano Etudes by Philip Glass : the creation of a performanceGlass, Philip, 1937-Piano - Instrução e estudoPiano - ExecuçãoEstratégias de aprendizagemGlass, PhilipPiano - Instruction and studyPiano - PerformanceLearning strategiesOrientador: Alexandre Zamith AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa aborda a construção da performance da obra The Complete Piano Etudes (TCPE) de Philip Glass, publicada em 2014. Os Etudes foram compostos em um período de 21 anos e são um retrato da maturidade composicional do compositor, que possui bastante apreço dentre públicos heterogêneos e de grandes instrumentistas. Contudo, ainda não havia material científico sobre o processo para apresentação da obra completa. O principal objetivo foi, com embasamentos teóricos e empíricos, solucionar questões técnicas, interpretativas e expressivas para criar a performance. Os contextos criativo e de vida musical do compositor foram estudados visando criar um cenário favorável à concepção artística. Os princípios metodológicos usados foram de pesquisa-ação, com a prática contribuindo ao seu aprimoramento ciclicamente, envolvendo planejamento da ação, execução, registro e análise, estabelecendo ciclos reiterativos. Procedimentos de estudo e recitais públicos foram considerados resultados parciais ou finais desta investigação por contribuírem à expansão do conhecimento na área de performance pianística e da música de Philip Glass. Fisicamente, destaca-se a importância verificada na sustentação do corpo do(a) pianista desde os calcanhares, passando pelos ísquios, baixo abdômen e escápulas, até o relaxamento de braços, antebraços, flexibilidade dos punhos, e firmeza dos dedos, levando a um melhor comando de timbres e intensidades sonoras. Grandes gestos, associados aos menores, aprimoraram fluência, repetições e fraseados. Foram detalhados procedimentos de estudo técnico de paralelismos entre mãos, escalas, arpejos, intervalos melódicos e harmônicos, sequências de acordes, notas presas, repetidas, trinados, saltos, pedalização, compassos assimétricos, polirritmias, polimetrias, e correlações entre forma e memorização. Com o respaldo de tais investigações, elaborou-se uma escala de complexidade de 1 a 9 para os Etudes, otimizando sua análise tanto para fins pedagógicos como de adequação a combinações com outros repertórios. Conceitos caros à idiomática de Glass, tais como a estrutura musical aqui denominada padrão-glass, o recurso da repetição, macroestruturas flexíveis, escrita bastante aberta à criatividade do performer, harmonia diatônica com encadeamentos pouco polarizados, polirritmia, polimetria audível e sensação de moto-contínuo, foram percebidos como próximos a elementos da filosofia budista tibetana, como o princípio da impermanência (realidade dos constantes movimentos e transformações), renúncia ao ego em favor da percepção da realidade da conexão de um ser com todos ao seu redor e processos meditativos. A meditação, desenvolvendo a capacidade de foco e percepção, leva ao estado de relaxamento alerta que, para mim, é muito próximo do estado mental ideal para o desenvolvimento técnico instrumental, pensando em usar exatamente os músculos que se sabe que levam ao som desejado, relaxando aqueles que não precisam agir e potencializando a consciência corporal e audição na percepção dos resultados obtidos. Por fim, para mim, TCPE vai além de habilidades pianísticas, abrindo a possibilidade de investigar conexões não apenas do pianista com o piano, mas também, da mente com o corpo, do som com o espaço, do artista com a coletividade. Os Etudes acontecem em meio a repetições, mas não são sobre elas. São sobre o que acontece enquanto elas são tocadas e ouvidas e sobre a constante transformação do ser humano e do universoAbstract: This research is about the creation of a performance for The Complete Piano Etudes (TCPE) by Philip Glass, published in 2014. The Etudes were composed over a period of 21 years and are a portrait of Glass's compositional maturity, which is highly appreciated among heterogeneous audiences and renown musicians. There was still no scientific material describing a process of development of a performance for TCPE. The main goal was, with theoretical and empirical bases, to solve technical, interpretive and expressive questions for the creation of a performance. The creative context and musical life of the composer were studied in order to create a favorable context for the conception of the performance. The methodological principles used were those of a performative-research, which means that the action contributed to its own improvement cyclically, according to steps of planning, execution, recording, and analysis. Both study procedures and public performances were considered results of this investigation for contributing to the expansion of knowledge in the area of pianistic performance and Philip Glass's music. Physically, the importance of supporting the pianist's body from the heels, passing through the ischia, lower abdomen and scapulae, as well as the relaxation of the arms, forearms, flexibility of the wrists, and firmness of the fingers, stands out, leading to a better command of tones and sound intensities. Large gestures, associated with smaller ones, improved fluency, repetitions and phrasing. Here, we detailed procedures for technical study of parallel intervals, scales, arpeggios, chord sequences, repeated notes, trills, jumps, pedaling, asymmetric bars, polyrhythms and polymetries, form and memorization. With the support of such investigations, a scale of complexity from 1 to 9 was elaborated for the Etudes, optimizing their analysis for both pedagogical purposes and suitability for combinations with other repertoires. Typical items from Glass’s idiomatism, such as the musical structure here called the glass-pattern, repetition, flexible macrostructures, openness to performer's creativity, diatonic harmony, little polarized chord sequences, polyrhythm, audible polimetry and a feeling of continuous motion, were perceived as close to elements of Tibetan Buddhist philosophy, such as the principle of impermanence (reality of constant movements and transformations), renouncing the ego in favor of perceiving the reality of collectivity and meditative processes. Meditation, as the development of the capacity for focus and perception, leads to a state of alert relaxation that, for me, is very close to the ideal mental state for instrumental technical development, thinking about using exactly the muscles that are known to lead to the desired sound, relaxing those who do not need to act and enhancing body awareness and hearing in the perception of the results obtained. Finally, for me, TCPE goes beyond pianistic skills, opening the possibility to investigate connections not only between the musician and the piano, but also, between mind and body, sound and space, the artist and the community. The Etudes happen among repetitions, but they are not about them. They are about what happens while they are played and heard and about the constant transformation of the human being and the universeMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestra em Música[s.n.]Almeida, Alexandre Zamith, 1972-Martin, Mauricy MatosDomenici, Catarina LeiteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFais, Letícia, 1992-20202020-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (263 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641379FAIS, Letícia. A construção da performance de The Complete Piano Etudes de Philip Glass: The Complete Piano Etudes by Philip Glass: the creation of a performance. 2020. 1 recurso online (263 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641379. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164637Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-19T16:48:14Zoai::1164637Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-19T16:48:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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